PETRÓPOLIS

Petrópolis: roteiro completinho de um dia na cidade imperial

Faz tempo que eu queria conhecer Petrópolis, a cidade imperial, fundada pelo próprio imperador Dom Pedro II. Tive umas mini-férias e aproveitei para dar um pulo rápido, combinando uma aventura por lá. A cidade é uma graça, com um clima de montanha agradável e arquitetura de forte influência alemã. Gostei tanto que fiquei com gostinho de quero mais, pretendo voltar e conhecer Itaipava.

Do Rio de Janeiro são apenas 65km serra acima, sendo possível fazer um bate-volta, mas a cidade tem mais a oferecer, se puder, fique dois dias para poder fazer as coisas no clima que a montanha pede, com calma.

E o que fazer em Petrópolis?

CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico é bem sinalizado e quase todos os pontos abaixo são próximos (exceto o quitandinha), dá para fazer tudo em sequência, rapidinho.

Palácio Quitandinha

Originalmente construído em 1944 para ser o maior cassino hotel da América Latina, atualmente pertence ao SESC-RIO que promove atrações culturais no local. Logo na entrada da cidade é possível avistá-lo, lindão, luxuoso e imponente (foto acima). Não tive o prazer de conhecer por dentro, porque estava fechado no dia, mas dizem que é lindo. Na área externa um gramadão e um lago enorme, onde é possível andar de pedalinho nos dias quentes.

Horários e preços: Site Oficial

Casa de Santos Dumont e Relógio de Flores

Na verdade era a casa de verão do pai da aviação, virando um museu com curiosidades sobre a vida do inventor. Por lá acervo de cartas, objetos e mobiliário.

Horários e preços: Site Oficial

O relógio de flores fica bem do lado da casa, marcando as horas de forma ininterrupta. Ele foi construído em 1972.

o que fazer em petrópolis - relógio de flores

Museu Imperial

Me senti até meio burra, porque nesses anos todos eu não sabia que o museu imperial possuía um acervo tão rico. A antiga casa de verão abriga peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. Destaque para as jóias, incluindo a coroa (maravilhosa) de Dom Pedro II, que está exibida por lá.

Impossível parar de olhar para maravilhoso teto, todo trabalhado. Fico devendo imagens, porque não pode fotografar no interior do museu. Bom para incentivar a ida.

Vale a pena dar uma volta pelos jardins do palácio também, que abrigam espécies de mais de 15 regiões do mundo.

pontos turísticos petrópolis - museu imperial

Visitação à Cervejaria Bohemia

Esse foi um programa que me surpreendeu, de verdade. A Bohemia foi a primeira cervejaria do Brasil e a visitação é coisa de primeiro mundo. Bem interativa e numa pegada moderninha, fala sobre a história da cerveja de forma interativa, mostrando um pouco do processo produtivo e por fim há degustação de duas cervejas da casa.

Horários e preços: Site Oficial

lugares pra conhecer em petrópolis - bohemia

Ao lado fica o bar da Bohemia, que costuma ter música ao vivo e tem vários petiscos. Eu acabei esticando por lá e fazendo a degustação completa das cervejas por R$ 35,00. Adorei!

Palácio de Cristal

É uma estrutura de vidro montada para receber exposições e eventos. Se estiver rolando alguma programação cultural a visita se torna mais interessante. Por lá acontecem diversos eventos que valem a pena, como a a Bauernfest (do colono alemão, em julho), e o Bunka Sai (Festival de Cultura do Japão, em agosto).

Catedral e Trono de Fátima

Válido para os devotos, a catedral tem um sarcófago com os restos do Imperador e sua esposa em túmulos esculpidos de mármore carrara. O trono de Fátima tem vista privilegiada para a cidade, mas com total conotação religiosa.

INDICAÇÃO DE RESTAURANTE e BAR

  • BORDEUX

O Bordeux Vinhos e Cia reúne comida e bebida de qualidade num espaço inusitado, ao lado da Casa dos Sete Erros (o seu apelido decorre de pequenas diferenças entre os telhados e as janelas dos lados esquerdo e direito). Existem outras filiais, mas a que visitei fica no Ipiranga, bem próximo do Centro Histórico, preço justo e ambiente tão agradável que não dá vontade de ir embora. Endereço e horário de funcionamento no Site Oficial.

viagem para petrópolis

restaurantes em petrópolis

  • LUIGI

Restaurante italiano tradicional, aconchegante e com massas frescas. Os pratos são bem servidos, sendo até muito para uma pessoa só (no caso das lasanhas e dos gratinados). O  local é de fácil acesso pois fica bem no centro da cidade e numa esquina no entorno da Praça da Liberdade. É uma casa antiga bem linda e tem bom custo benefício.

  • BOTECO BOHEMIA

Cervejaria com cervejas boas, comidinhas deliciosas, ambiente bom, mas às vezes o serviço é um pouco demorado. Local ótimo!

BE A LOCAL

Assistir o pôr do sol é um programa que me agrada em qualquer lugar do mundo e em petrópolis tem um mirante super adequado chamado Nas Nuvens. Confesso que não é muito fácil de achar não, tem que pedir informação nos arredores do Quitandinha, mas vale super a pena. Astral elevado e vista privilegiada!

Desfrute!

o que fazer em petrópolis

O que faltou?

♦ Casa do Alemão: famoso pelos produtos artesanais (em especial o croquete), o que era apenas uma lanchonete já virou uma rede que dizem ser imperdível. (Já voltei lá em outras oportunidades e amo, principalmente o pão com linguiça).

♦ Museu de Cera: dizem que é legal, mas não me deu vontade e acho que não daria tempo.

♦ Não tenho dicas de hospedagem, fiquei na casa de uma amiga que mora lá.


Quando for reservar seu Hotel, não deixe de fazer aqui pelo Blog, ganhamos uma pequena comissão e você não paga nadinha a mais por isso!

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Milena Azeredo
    agosto 11, 2015 at 6:00 pm

    Adoreeeei! Já fui quando criança e fiquei com vontade de voltar!

  • Reply
    Kamila
    agosto 12, 2015 at 12:55 am

    Show!

  • Reply
    Maria Clara
    agosto 12, 2015 at 1:20 am

    Gracinha de post! Amarra todos os pontos turísticos de Petrópolis!

  • Reply
    Everton Cunha
    novembro 5, 2015 at 11:55 pm

    Curti muito o post, muito orgulho de ser petropolitano.
    Só adicionando/corrigindo, o Palácio de Cristal foi presente de um Conde (francês ?) para a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro. Inclusive, o prédio do lado do Palácio de Cristal no mesmo estilo do Museu era a antiga casa de verão dela.
    Uma outra sugestão na rua Ipiranga, mais ou menos de frente ao Bordeaux tem um Parque Ecologico. Eu mesmo nunca fui, mas pra quem gosta acho que vale a visita.

    Mais uma vez, muito legal o post!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      novembro 9, 2015 at 12:34 pm

      Obrigada pelas contribuições Everton! As vezes é difícil se aprofundar em todos os lugares que a gente visita, por isso adoro conversar com pessoas locais!
      Muito feliz com a visita e pelo coment, espero voltar a Petrópolis em breve.
      Bjs

      • Reply
        http://www./
        novembro 2, 2016 at 2:39 pm

        ,The latest innovations when it comes to hereditary homework, according to him, have revealed that will “the lots of genes necessary for regular human intelligence and skills may well be incredibly large” ( space ) around Two,000 along with 5 various,000 you’ll need for extensive intellectual along with emotional perform.

      • Reply
        http://www./
        dezembro 30, 2016 at 6:26 pm

        Thanks for spending time on the computer (writing) so others don’t have to.

  • Reply
    Canto dos Tangarás: pousada romântica em Araras
    outubro 10, 2017 at 5:30 pm

    […] – Esqueça o Wi-Fi. Internet só na recepção. – No centrinho de Araras tem um armazém chamado Maria Comprida que vende vinho e uns frios maravilhosos pra vc trazer e curtir o romance na pousada (experimente o rosbife e o pastrami). Eles também tem mesinhas para servir lá, mas fecha 22h. – Se tiver tempo, emende o check out de domingo com um passeio por Petrópolis. Dá tempo de visitar o museu imperial e depois almoçar. Pegue as dicas AQUI. […]

  • Leave a Reply