DICAS ORGANIZANDO VIAGEM

Organizando Viagem: Vacinas

 

Quem está de viagem marcada para o exterior fica pensando mil coisas, mala, roupas, passeios, câmera, passaporte, visto, câmbio, e muitas vezes não se atenta para as vacinas obrigatórias.

Percebi isso quando vi no instagram uma blogueira famosa dizendo que chegou no Galeão para embarcar rumo às Bahamas sem saber que era necessária a vacina de febre amarela. Deu sorte, passou direto, mas você quer mesmo correr esse risco?

Já imaginou voltar pra casa do aeroporto por causa disso? Jamais… Leitor meu não passa aperto!

Definido o destino da viagem, SEMPRE consulte o site da ANVISA, que tem um setor próprio para viajantes e é bem completão. Nele você encontra todas as informações que precisa, mas vou dar uma resumida:

1) Verifique as orientações para o país de destino. 

No site há um campo para essa pesquisa, onde você escolhe o país e ele diz todas as recomendações/exigências relacionadas à saúde. Por exemplo: Estados Unidos não requer nenhum cuidado e Bolívia exige vacina de febre amarela.

Nesse link aqui está a lista com todos os países com risco de contaminação de febre amarela e onde é obrigatória a vacinação, mas é melhor consultar o site, pois podem haver profilaxias contra outras doenças. 


2) Caso existam recomendações

Não basta vacinar em qualquer posto, precisa emitir Certificado Internacional, então procure um Centro de Orientação ao Viajante mais próximo da sua residência: lista dos centros dividida por Estados.

Obs: aqui no RJ Campos é a única Cidade do Interior que faz a certificação gratuita.

Obs: atente para o fato de existirem autorizados privados para a vacinação em certas localidades, mas será pago.

3) Chegando no Centro de Orientação ao Viajante

Se você já tiver tomado a vacina necessária, basta levar o cartão comprovando e o Certificado Internacional será emitido.  Se não tiver tomado, apresente um documento de identidade oficial com foto e será vacinado e certificado.

ATENÇÃO:

– Geralmente as vacinas tem um tempo para atingir a proteção esperada e o Certificado só vale após esse período (costuma ser 10 dias). Não deixe para a última hora.


– Muitos países exigem a vacinação mesmo para passageiros em conexão.– Cuide bem do seu certificado, de preferência tirando uma cópia, porque não pode tomar a vacina de novo.


– Existem vacinas que não são exigidas, mas recomendadas, a decisão de tomar será do viajante. Melhor evitar problemas.– Para viajar para certos lugares Brasil também existem algumas recomendações. Verifique na página do Ministério da Saúde.

 

Tudo certo agora? Boa viagem!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply