ESLOVÊNIA EUROPA

Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo

Postojna Cave

A Eslovênia é mesmo um país surpreendente. Como imaginar que existe um mundo subterrâneo?

O país tem mais de nove mil cavernas. Só 26 podem ser visitadas e a mais famosa é a Caverna de Postojna. Postoina, como se pronuncia, é o mais visitado complexo de grutas da Europa. Todos os anos, os visitantes vêm de mais de 150 países de todo o mundo se encantar com essa misteriosa obra da natureza. A explicação para o surgimento dessas esculturas naturais em rochas calcárias é a extinção de lençóis freáticos há mais de 3 milhões de anos.

Se já não fosse motivo suficiente para conhecer, alegre-se, pois parte da visita é feita num incrível trenzinho muito incrível. Apesar dos 24km de cavernas, a visita normal percorre apenas 5, dos quais 3,7 desses são percorridos pelo trem. O restante é caminhar lentamente a admirar bem de perto os salões surreais.

caverna de postojna

Ao percorrer as vias,  percebe-se que são variadas formações: ‘Salão dos Tubos’, devido às finas formações penduradas no teto, o ‘Brilhante’, uma estalagmite cintilante e o ‘Salão Vermelho’ com rochas de tons avermelhados. A mais curiosa é o Salão dos Concertos, já que são realizados concertos de verdade. Imagine que máximo?

Alguns lugares do mundo, como Postojna, não podem ser explicados ou traduzidos em fotos, é necessário ver com os próprios olhos.

postojna

Eu fiz um tour particular em espanhol com guia o Juan. Foi excelente! Se você adquirir um tour normal (em grupo), há opções em Esloveno, Inglês, Alemão ou Italiano. E, para auxiliar, há áudio guias à disposição em 15 línguas – mas não tem em português. Tem em Esloveno, Inglês, Croata, Alemão, Italiano, Espanhol, Polonês, Francês, Húngaro, Tcheco, Russo, Hebraico, Japonês, Koreano e Chinês/Mandarim.Postojna Cave_004 Iztok Medja for Postojnska jama

caverna esloveniaSABIA QUE:
– a gruta abrange 24 km de passagens subterrâneas, galerias e câmaras magníficas
– a assinatura mais antiga na caverna tem mais de 800 anos de idade
– os trens das Grutas de Postojna foram colocados há mais de 140 anos, em 1872
– foi instalada iluminação elétrica pela primeira vez na gruta em 1884, muito antes de muitas capitais europeias
– o fundador da Thomas Cook a agência de viagens, visitou as Grutas de Postojna, em 1868, com um grupo na primeira viagem organizada à volta do mundo
– foram filmados vários filmes e documentários nas grutas (Winnetou, National Geographic, Animal Planet, produções nacionais de televisão de países europeus, bem como da China, Japão, etc)
– a temperatura interna da caverna é muito fria e varia de 07 a 10 graus, mas se não levar casaco, não se preocupe, você pode alugar um sobretudo pelo valor de aproximadamente U$ 7,00
– os eslovenos são muito apegados à dragões e acreditavam que o proteus, um anfíbio que vive em águas subterrâneas, fosse um filhote deles. Há alguns exemplares do bichano expostos numa redoma de vidro na caverna.

Postojna Cave_058 Iztok Medja for Postojnska jama

COMO CHEGAR

Postojna fica a uns 50 km de Ljubljana.
De carro alugado não há mistério, as estradas são muito bem sinalizadas.
De ônibus: em frente a estação de trem de Ljubljana saem os ônibus. Você pode comprar o ticket na máquina, guichê ou pagar para o motorista. €7
Descendo na estação de Postojna você vai a pé até a entrada da gruta, são 15min de caminhada e é bem fácil chegar, na própria estação tem um mapa indicativo.
Obs: para quem deseja combinar a ida ao castelo, só há ônibus ligando as atrações nos meses de julho e agosto, fora isso tem que ir de carro independente ou pagar um taxi com valor salgado.

DICA: COMPRE O TICKET QUE TAMBÉM DÁ ACESSO AO LINDO
CASTELO DE PREDJAMA E VISITE-O NA PARTE DA TARDE


Cavernas de Postojna
Site oficial: http://www.postojnska-jama.eu/en/
Horário: aberto 365 dias do ano, tour de horário marcado. Veja tabela.
Preço: veja aqui.
Tel: +386 5 7000 100
E-mail: info@postojnska-jama.eu

*A autora visitou Postojna com o apoio da Postojnska jama d.d., mas a opinião aqui exposta é pessoal.
* As fotos foram cedidas pela empresa, já que não se pode fotografar no interior das cavernas.


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO

RESERVE SEU HOTEL || FAÇA SEU SEGURO COM A REAL 

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua recebendo nosso conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Eslovênia: um país compacto e surpreendente - Sthe On The Road
    agosto 24, 2016 at 5:34 pm

    […] Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo […]

  • Reply
    O que fazer na Eslovênia: um país compacto e surpreendente - Sthe On The Road
    abril 6, 2017 at 9:19 pm

    […] Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo […]

  • Leave a Reply