CROÁCIA EUROPA

Zadar, a cidade do incrível painel solar e do órgão tocado pelas ondas do mar

foto de capa: Tim Platt

Imagine um órgão gigante que emite som à medida que é tocado pelas ondas do mar. Agora imagine um painel solar que vibra em diferentes cores. Melhor ainda: os dois juntos e de graça!

O resultado foi uma atração que transformou Zadar, na Croácia, em uma cidade única. Todos os dias muita gente se reúne para assistir ao pôr do sol, que ficou conhecido como um dos mais lindos do mundo. O pôr do sol é lindo sim, mas o verdadeiro espetáculo está na orla.

O ÓRGÃO TOCADO PELAS ONDAS DO MAR

O órgão marítimo (Sea Organ) é um instrumento musical mega curioso feito em degraus de mármore branco e tubos que ficam abaixo da água. Assim o conjunto ondas do mar  + vento produz sons que fazem lembrar um órgão. É mesmo impressionante!

sea-organ

Veja todas as fotos no Instagram @stheontheroad
ou pela tag #sthecroácia

O PAINEL SOLAR

Ao lado do órgão marítimo está o painel solar, conhecido como Saudação ao Sol (The Greeting to the sun). São centenas de placas de vidro dispostas em círculo, envolvendo células solares que absorvem a luz solar durante o dia e a noite produzem uma luz brilhante alimentada pela energia acumulada durante o dia.

Essa fantástica combinação de som e luz, apesar de criada pelo homem, é comandada pela natureza. Quando o mar está calmo, a melodia do órgão é mais tranquila e o movimento das luzes mais lento. Quando alguma agitação acontece, o som aumenta e o brilho se torna um constante pisca-pisca.

sun salutation

As duas obras foram projetadas pelo arquiteto Nikola Basic, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas. Deu mais do que certo, com um plus: Zadar, ao contrário das demais cidades croatas, não é superlotada, possui belíssimas ruínas romanas e arquitetura medieval.

Achei esse vídeo incrível, assistam e vejam como essas atrações são sensacionais:

LEIA TAMBÉM:
Como planejar sua viagem: Croácia
O paraíso tem nome: Plitvice
Hvar, a ilha mais incrível da Croácia
Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia
+ Dicas sobre a Croácia


images

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO

RESERVE SEU HOTEL ||  ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM  || CHIP INTERNACIONAL

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas - Sthe On The Road
    novembro 2, 2016 at 7:26 pm

    […] total da viagem foram 9 dias pela Croácia, começando por Zagreb, passando pelos Lagos Plitvice, Zadar, Split, Hvar e encerrando aqui em […]

  • Leave a Reply