ESLOVÊNIA EUROPA ROTEIROS

O que fazer na Eslovênia: um país compacto e surpreendente

lago bled Slovenia

A Eslovênia ainda não foi descoberta pelos brasileiros…

A maioria não sabe aonde fica, confunde com a Eslováquia e nem sonha o que existe para fazer por lá. E olha que ela está bem ali colada na Itália, em baixo da Áustria e coladinha no novo hit da Europa, a Croácia. Não bastasse isso, pode ser aproveitada de ponta a ponta em pouquíssimos dias. Mas… o que fazer na Eslovênia?

Atrativos não faltam: castelos medievais, cidades históricas, parques nacionais abertos à prática de esportes ao ar livre e um litoral adriático.
Minha missão hoje é convencer você a incluir a Eslovênia no seu roteiro!

→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!

 

CURIOSIDADES, LÍNGUA E MOEDA

A Eslovênia foi a primeira a cair fora da extinta Iuguslávia, em 1991, fazendo parte da União Européia desde 2004. A população é muito simpática, mas a identidade do país ainda me parece ainda estar em construção. A natureza está por toda parte, conservando mais de 50% de suas terras em forma de vegetação. Paisagens deslumbrantes são uma constante!
A moeda atualmente adotada é o Euro. O idioma oficial do país é o esloveno, IMPOSSÍVEL de ser compreendido por nós. Dá para se virar com inglês, mas apenas as pessoas mais jovens dominam o idioma. Não desanime, a boa vontade dos eslovenos em se comunicar por mímica é grande. 🙂

eslovenia
Os eslovenos amam dragões! A paixão é tanta que quatro dragões verdes, dois de cada lado, estão orgulhosamente a guardar uma ponte da capital. O dragão simboliza a força e coragem e reza a lenda que ele está a dormir profundamente e a sonhar, mas um dia vai acordar e fazer companhia às pessoas de Ljubljana (fala-se Liubliana).

ljubljana Eslovênia

COMO CIRCULAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Eslovênia. Cheguei no país de ônibus, vindo de Veneza, com uma parada em Trieste (4h de viagem). Depois segui para a Croácia.
Já pelo país é super tranquilo se virar a pé e com transporte público, que funciona muito bem. Bicicletas estão por toda parte, diria que são a maioria. Caso esteja procurando por conforto, vale alugar um carro para otimizar o tempo e facilitar os passeios às cidades vizinhas, mas não é imprescindível e abrir mão te faz economizar uma boa grana.

O QUE FAZER NA ESLOVÊNIA

Por ser um país muito pequeno, em três ou quatro dias dá para conhecer todos os atrativos. Eu fiquei três e fiz Ljubljana, a capital, como base para os outros passeios.

Na Capitalliubliana

Ljubljana me surpreendeu MUITO. Confesso que não esperava muito da cidade e talvez por isso tenha me encantado tanto. A cidade tem apenas 250.000 habitantes, e, apesar de pequena, tem sofisticação. Por lá um grande número de museus e teatros (45 galerias de arte e com mais de 800 espaços com exposições permanentes ou temporárias), mas eu não estava nessa pegada. A ideia era simplesmente… flanar! Isso mesmo, queria caminhar sem rumo, descobrir os cantinhos interessantes e saber como se vive por lá.

Vive-se bem, diga-se de passagem, mas com um ar meio bucólico. Seria perfeição demais? Rs

Uma coisa ficou muito clara, a sensação de segurança. A qualquer hora do dia e da noite transitamos a pé sem a sensação de que nos aconteceria algo. Polícia nem me lembro de ter visto, mendigo muito menos!

O que fazer na Eslovênia

Dona de um charme inigualável, há bares espalhados dos dois lados do rio Ljubljanica, que corta toda a região central. Por sinal, achei a vida noturna bem animada para uma cidade desse porte. Não tão noturna, já que os bares começam a encher desde às 18h, mas as baladas vão até o amanhecer. Não espere por grandes clubs, mas não decepcionam.

Em um dia com ritmo light você pode conhecer toda a cidade. Preseren é a praça central e melhor ponto para começar o passeio pelo centro histórico. Tudo está concentrado em volta do Rio Ljubljanica e a noção de localização se dá pelas pontes: Dragon, Triple, Cobbler’s e Butcher’s, essa última muito curiosa, porque abriga no mesmo lugar cadeados de amor e estátuas bizarras. Não deixe de dar uma passada sem pressa na Stari Trg, uma rua só de cafés, barzinhos e lojinhas fofas. Fiquei apaixonada!!!

sorvete vigo

→ Perto da Catedral comi uma das melhores fatias de pizza da vida ( € 2), era tão simples que nem me lembro o nome do lugar, mas voltei três vezes (de tanto vício na pizza). Outra guloseima imperdível é o sorvete da Vigo, pertinho da Triple Bridge.

eslovenia

→ Como já era final de maio, os eslovenos estavam em peso nas ruas aproveitando o sol. A cerveja (que por lá se chama Pivo) mais famosa da Eslovênia é a Union, nada de mais e nem de menos, mas eu não perco de provar as cervejas locais. 😉

verao eslovenia

burburinho pelas ruas de Ljubljana

Fora do centrinho, mas ainda perto, a atração é o Castelo de Ljubljana. Não me apaixonei por ser um castelo modificado demais, mas ele proporciona a melhor vista da cidade.
Uma das coisas mais legais da cidade, na minha opinião, é que não é lotada de turistas, você se sente parte do lugar mesmo, sabe? Ljubljana é, com certeza, a capital mais verde da Europa. Todo o centro da cidade é dedicado somente a pedestres e ciclistas, o que dá um ar de cidade pequena, quando na verdade, tem quase 300 mil habitantes. Um encanto!

Cavernas de Postoja + Castelo de Predjama

Postojna fica a uns 50 km de Ljubljana e é fácílimo de chegar, tanto de carro quanto de ônibus.
A dobradinha que não pode faltar no seu roteiro traz duas atrações distintas e surpreendentes.: as cavernas de Postojna são visitadas a bordo de um trenzinho que cruza os impressionantes salões com formações calcárias. O quilômetro final é percorrido a pé e é incrível. Há 10km de distância, está o supreeendente castelo de Predjama. Construções medievais já costumam encantar viajantes de todos os estilos, mas um castelo construído na rocha não tem erro!

LEIA TAMBÉM:

predjama castelo Eslovenia

Um pulo em Bled

Uma das pérolas da Eslovênia, Bled é passeio imperdível para quem gosta de natureza e cenários paradisíacos. O lago que dá nome à cidade é vizinho de um castelo posicionado de forma a de dar inveja a qualquer Cinderela.

ONDE FICAR

As duas noites que dormimos na Eslovênia foram em Ljubljana e no Hotel Meksiko, um excelente 3 estrelas de ótimo custo-benefício (em média R$325 – duplo).
O hotel é todo novo, ao lado de um supermercado, farmácia, barzinho e conta com 50 quartos. O quarto é moderninho e espaçoso, cama muito confortável, banheiro extremamente limpo e ducha excelente. Wi-fi de boa qualidade e gratuito. Café da manhã servido até as 10h no restaurante ao lado do hotel (não precisa acordar cedo). 🙂
1_Hotel_Meksiko

A localização também é um fator positivo Hotel Meksiko. Não é dentro da old town, mas está a menos de 15 minutos andando do centrinho onde tudo acontece. Da estação de trem ou de ônibus, são cerca de 10 minutinhos andando, mas achei bem tranquilo, afinal, praticamente não há criminalidade na cidade.
O staff é muito prestativo e me ajudou muito com informações sobre ônibus e trens que eu precisaria pegar para outras cidades. Além disso, como eu iria embora apenas a noite e precisava fazer o check out após o almoço, guardaram as minhas malas com segurança para eu passear mais pela cidade sem esse transtorno.

21_Hotel_Meksiko_Soba

Não é um hotel para você curtir pois não há área de lazer nem piscina, mas isso até facilita a vida de quem vai ficar na rua (visitando a cidade) o dia todo.
O único ponto negativo é que o hotel fica ao lado de um hospital, mas isso não foi um incômodo pra mim em momento nenhum.

O QUE ME MARCOU NA ESLOVÊNIA

O ar de conto de fadas… a Eslovênia toda é tão perfeitinha, tão linda e tão segura que nem parece de verdade!


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
ALUGUE SEU CARRO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Lívia
    agosto 26, 2016 at 11:20 am

    To que nem uma tonta lendo o post e rindo pra tela do celular…nunca ia pensar em ir a Ljubljana, mas definitivamente surpreendeu! Voltaria total!

  • Reply
    Lago Bled: pedacinho da Europa que parece contos de fadas na Eslovênia - Sthe On The Road
    abril 6, 2017 at 9:01 pm

    […] TAMBÉM Eslovênia: um país compacto e surpreendente Castelo na rocha torna a Eslovênia ainda […]

  • Leave a Reply