CROÁCIA EUROPA

O paraíso tem nome: Plitvice

Os Lagos Plitvice são a principal atração turística da Croácia. Não é pra menos: 16 maravilhosos lagos formam uma série de cachoeiras em tom esmeralda. Coisa de cinema.

Foi quando eu vi uma foto parecida com essa aqui em cima que desejei a Croácia pela primeira vez. Não parece meio surreal?

Acredite… consegue ser ainda mais bonito pessoalmente. Isso porque a foto não consegue transmitir a grandeza desse paraíso natural. A cor das águas é de cair o queixo, numa variação entre diversos tons de azul e verde. Esses lagos são verdadeiramente enormes, tanto que chega a ser difícil de enquadrar nas fotos.

 

→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!

 

COMO CHEGAR

Nós estávamos em carro alugado e vindo do norte, então fizemos Zagreb como base e saímos bem cedo em direção à Plitvice (160km = 2 horas de viagem). Depois seguimos em direção a Zadar para assistir o famoso pôr do sol (mais 120 km). A intenção era chegar até Split, mas não aguentei dirigir mais 160km e dormimos em Zadar mesmo. Quem estiver vindo do sul basta fazer o caminho inverso.

Existe ônibus para o Parque Nacional saindo de Zagreb, Zadar e Split. Também vale a pena dar uma olhada em tours fechados, que fazem um bate-volta a partir de Zagreb.

Se tiver com tempo e quiser fazer com muita calma, aproveite para dormir por lá. Encontre seu hotel aqui!

→ SE LIGA: O GPS não nos levou para o lugar certo. Não foi nada fácil pedir informação para pessoas que só falam Croata, mas acabamos conseguindo achar. Não se esqueça também que as placas vão dizer Plitvicka Jezera, e não Plitvice.

plitvice

COMO ESCOLHER A SUA ROTA

Simples. Quanto de disposição você tem para andar? Com essa resposta basta para olhar o mapa e escolher a trilha que melhor se encaixa ao seu perfil. Veja que são oito opções dispostas entre A e K, sendo a primeira percorrida de 2 a 3 horas e a mais longa de 6 a 8. Algumas rotas são mais pesadas, mas, na verdade, essa previsão é bastante generosa. Qualquer pessoa caminhando numa velocidade normal faz em menos tempo que o previsto, mesmo que parando para tirar muitas fotos.

A rota que eu escolhi era a H (de 4 a 6h). Me parecia uma das mais interessantes, já que  rodava quase o parque todo e da pra ver os lagos superiores e os inferiores.

→ Você sabia que é proibido o mergulho? É uma tortura em nome da preservação ambiental

Esse mapa da entrada tem todas as rotas detalhadas.

A trilha H começa na Entrada 2 e a vista do começo é uma das mais bonitas do percurso com belíssimas vistas panorâmicas. O próprio ingresso vem com um mapa com todos os percursos marcados para seguir. Em alguns pontos está destacado P1, P2 e P3 e essas são as “marinas” para um barco elétrico que te ajuda a atravessar o lago principal de ponta a ponta. Ele encurta muito a visita e você vai precisar pegá-lo (pelo menos nessa rota).

Há algumas lanchonetes, mas só vendem junk food e os preços não são muito convidativos. É melhor levar água e lanche e comprar apenas complementos.

Entrada: 110 ou 180 kn (baixa/alta temporada)
Estacionamento: 42kn
Água: 15kn
*1 real = 2kn
Detalhes no site oficial 

IMG_7619IMG_7662

Veja todas as fotos no Instagram @stheontheroad
ou pela tag #sthecroácia

DCIM113GOPRO

O QUE DEU ERRADO

Parece piada, mas a gente se perdeu dentro do parque. Num determinado ponto não vimos mais placas e pegamos uma bifurcação errada. Ficamos um tempão andando no meio do mato até perceber que tinha algo errado. Deu até um certo desespero! Depois de uma vida perdidas de um certo tempo conseguimos voltar para o caminho certo. Tenha atenção, viu?

Meu caminho fora da rota

Olha esse verde!

Mesmo com essa derrapada no percurso, nós fizemos tudo em 5h e 20m. Estacionamos, entramos, fizemos uma rota longa, lanchamos e ainda demos uma cochilada no carro na saída antes de ir embora. Ou seja, realmente a previsão de tempo deles é calculada com muita sobra.

É incrível como quando um lugar consegue corresponder às expectativas e ainda surpreender. Fiquei literalmente apaixonada por esse lugar.

Ouso dizer que Plitvice é um dos lugares mais lindos que vi no mundo.

 

LEIA TAMBÉM: 

Como planejar sua viagem: Croácia
Hvar, a ilha mais incrível da Croácia
Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia

*A autora visitou esse ponto da Croácia com o apoio do NACIONAL PARK PLITVIČKA JEZERA, mas a opinião aqui exposta é pessoal.


imagesCONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO

RESERVE SEU HOTEL ||  ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM  || CHIP INTERNACIONAL

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Como planejar sua viagem: Croácia - Sthe On The Road
    setembro 5, 2016 at 6:34 pm

    […] LEIA TAMBÉM: O paraíso tem nome: Plitvice […]

  • Reply
    Zagreb: vale a pena conhecer a capital da Croácia? - Sthe On The Road
    setembro 7, 2016 at 5:16 pm

    […] LEIA TAMBÉM: Como planejar sua viagem: Croácia O paraíso tem nome: Plitvice […]

  • Reply
    O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas - Sthe On The Road
    novembro 2, 2016 at 7:17 pm

    […] total da viagem foram 9 dias pela Croácia, começando por Zagreb, passando pelos Lagos Plitvice, Zadar, Split, Hvar e encerrando aqui em […]

  • Reply
    Primeira Eurotrip - roteiro e dicas - Sthe On The Road
    junho 21, 2017 at 1:51 am

    […] cidade não tem lá esses atrativos todos, mas é válido e serve de base para Plitvice). D) PLITVICE: 1 dia (um dos lugares mais esperados da viagem. O plano era passar o dia e seguir para dormir em […]

  • Leave a Reply