AMÉRICAS PERU

Inca Rail ou Peru Rail? Qual o melhor trem para conhecer Machu Picchu?

trem primeira classe Inca Rail

Inca Rail X Peru Rail, qual escolher?

No post sobre dicas antes de ir a Machu Picchu, eu falo um pouco sobre as duas maneiras de chegar à cidade perdida dos Incas, que são a pé ou de trem. Se você chegou até aqui, provavelmente já decidiu que caminhar durante vários dias não é para você, certo?

Atualmente, existem duas companhias ferroviárias que operam o trajeto para Águas Calientes, a cidade base para explorar as ruínas de Machu Picchu: a Inca Rail e a Peru Rail. Pessoalmente só conheço a Peru Rail, que foi a que viajei, mas listei aqui a diferença entre as empresas para ajudar vocês na hora de decidir.

inca rail ou peru rail

Inca Rail

A Inca Rail é uma empresa mais recente, que, segundo o site oficial, opera com 4 opções de vagões.

  1. Voyager
  2. 360°
  3. FirstClass
  4. Private

O trem Voyager é o mais econômico. Os assentos parecem confortáveis, com mesa compartilhada, música ambiente, janelas, bebidas frias e quentes, além de snacks.

trem econômico Inra Rail

Dizem que o ecnômico mudou para um melhor que esse, mas não consegui confirmar essa info.

O trem 360 é uma categoria acima, com janelas maiores e amplas, assentos com mesas em frente e delícias gourmet. O diferencial são as janelas panorâmicas e o vagão observatório ao ar livre.

trem inca rail machu picchu

Quem viaja no trem First Class encontra, claro, poltronas mais confortáveis, welcome drink um almoço gourmet com ingredientes orgânicos. Fazendo uma comparação singela, é como se fosse viajar de primeira classe no avião (foto de capa).

O Private, como a gente pode imaginar, é um trem para poucos. Todos os vagões exclusivamente para você e seus acompanhantes. Inclui champanhe de boas-vindas e menu de degustação com os melhores vinhos da região, além de um bar com bebidas à sua disposição. Funciona sob reserva, porque não é todo dia que alguém aluga um trem inteiro não é mesmo?

Preços da Inca Rail

Fiz uma simulação online para uma viagem em outubro desse ano e os preços na classe Voyager variavam entre 65 e 116 dólares. Enquanto isso, o 360º varia entre 90 e 113 dólares, dependendo do horário. Já o First Class custava 199 doletas o trecho.

inca rail ou peru rail

Peru Rail

A Peru Rail é a empresa mais antiga, que acaba tendo mais mais opções de horários. Eles tem saída e retorno de Poroy, Ollantaytambo, Urubamba e Pachar. Essa empresa opera com 4 opções de vagões.

  1. Expedition
  2. Vistadome
  3. Sacred Valley
  4. Belmond Hiram Bingham

Expedition é o econômico da Peru Rail. Ele tem janelas laterais e janelas panorâmicas. Lanches modestos estão incluídos na compra do bilhete e as mesinhas são como as da classe econômica nos aviões. É servido chá, café e alguns itens de confeitaria.

trem Perurail Para Machu Picchu

Este é o Expedition, mas não viajei com ele

O belo trem Vistadome recebe ainda mais luz de janelas maiores, além de mais espaço para as pernas e uma grande mesa em frente. Também é servido um lanchinho, mais ou menos nos mesmos moldes, mas o diferencial desse trem para o expedition está no espaço e amplitude das janelas. A nossa experiência foi ótima!

trem vistadome Machu Picchu

Vistadome foi o trem que viajamos

A nova rota da PeruRail é a Sacred Valley. Esse trem que viaja a Machu Picchu fazendo uma pequena parada no Hotel Belmond Río Sagrado, permitindo a seus passageiros embarcar ou desembarcar na estação. Há um vagão observatório, almoço gourmet e ceia gastronômica que incluem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, que poderá ser acompanhada por uma taça de vinho no Vagão Comedor. Achei lindo, mas tem seu custo.

perurail machu picchu

E o Hiram Bingham é o trem de luxo da Peru Rail. Pode acreditar num serviço extremamente exclusivo, porque além de ser decorado no estilo dos vagões Pullman da década de 1920, cada um foi mobiliado em madeira polida e latão com grandes poltronas confortáveis. Se um dia você for, por favor me contem como é!

Preços da Peru Rail

Fiz uma simulação online para uma viagem saindo de Poroy (Cusco) em outubro desse ano e o preço na classe Expedition era 70 dólares, enquanto o Vistadome ficava entre 115 e 130 dólares, a depender do horário. Já o Hiran, sai por 500 dólares o trecho, porque super exclusivo, como contei acima. Não aparece o Sacred Valley como disponível.

Já saindo de Ollantaytambo, que considero a melhor opção, os trens saem a 70 dólares o Expedition, 85 o Vistadome e 175 o Sacred Valley.

qual melhor trem para machu picchu

Qual trem escolher? Opinião pessoal:

Importa mais o horário do trem que vai encaixar no seu roteiro que a empresa em si, porque ambas tem um serviço mais ou menos equivalente, em todas as categorias. O dólar está altíssimo e, mesmo a passagem mais barata, não sairá tão barata se você fizer as contas, porque os trechos são curtos.

A minha experiência foi no Vistodame, da Peru Rail, porque era o horário mais conveniente. Também achei que valia a pena pagar um pouco mais pelas janelas. Como fui de dia, as janelas realmente foram úteis para apreciar a paisagem, mas como voltei à noite, foi bobagem. Poderia ter pago o mais barato nesse trecho e voltado de Expedition. Com dinheiro sobrando, vale investir num trem mais confortável pela experiência, mas se o orçamento estiver apertado, a sua viagem não será ruim por conta disso.

Na minha opinião, o melhor trajeto é combinar o passeio do Vale Sagrado e pegar o trem lá na estação Ollantaytambo no final da tarde do mesmo dia. Na volta de Águas Calientes, pode-se ir de trem direto à estação Poroy ou voltar para Ollanta e seguir viagem de van (mais barato).

Dicas extras:

  1. Consulte as duas empresas para comparar na sua data;
  2. Quanto maior a antecedência, maior oferta de horários e alguns ficam em promoção;
  3. Se você fizer o passeio do Valle Sagrado, embarque em Ollantaytambo num trem no fim da tarde;
  4. Se você retornar por Ollantaytambo, na saída da estação você encontrará diversas vans que o levará de volta á Cusco por 10 soles.
  5. Se preferir, retorne para Poroy e pegue um táxi até Cusco.

Você tem algum relato, informação ou depoimento sobre os trens? Recomenda algum em especial? Diz aí como foi sua viagem!

 

+ POSTS SOBRE O PERU:

Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? (mês a mês)
Roteiro de Viagem Peru (machu picchu e região)
O que Fazer em Cusco: Museus, Mercado e Feirinhas de Enlouquecer


imagens

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Faça sua cotação aqui Compre o chip e receba em casa Compre ingresso online em até 6x

Fazendo sua reserva através dos links parceiros do blog, eu ganho comissão, continuo  publicando conteúdo gratuito e você não paga a mais por isso!

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply
    Juliana Bonotti
    setembro 8, 2018 at 3:31 am

    Legal saber das opções dos trens, quero ver se vou pra lá com minha irmã, então preciso gastar pouco porque vou pagar por duas!! Penso em pegar a opção mais econômica que tiver, você acha que a vista faz tanta diferença assim? Quanto tempo dura a viagem do trem de Ollataytambo até Macchu Picchu?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      setembro 11, 2018 at 4:15 pm

      Dura 1 hora e meia saindo de Ollanta. Se você vai fazer uma viagem econômica, tenta pegar só os trens mais baratos. Podendo pagar os melhores, acho legal a experiência, mas não vai atrapalhar sua viagem esse trecho no mais em conta, porque imperdível mesmo são os sítios arqueológicos.

  • Reply
    Tiago
    setembro 10, 2018 at 4:18 pm

    Na época em que fui peguei em Ollantaytambo, conforme vc indicou conectando ao tour do Vale Sagrado e ficou ótimo mesmo! Meu critério de escolha na época foi o mais barato rsrsrs, mas achei interessante essa info da parada do Sacred Valley no Hotel Belmond Río Sagrado, fiquei curioso…

    • Reply
      Sthefania Memelli
      setembro 11, 2018 at 4:16 pm

      Eu também fiquei super curiosa! Imagina um trem luxuoso desses? Agrega muito valor à viagem! hahaha

  • Reply
    Glaucia
    setembro 11, 2018 at 11:21 am

    Super válido saber das opções que existem. Estou planejando essa viagem pro próximo ano. O valor da janela pro corredor tem muita diferença? Também amo ir vendo a paisagem…

    • Reply
      Sthefania Memelli
      setembro 11, 2018 at 4:16 pm

      A viagem que eu fiz não tinha assento marcado, então custa o mesmo a janela e o corredor. Nos trens mais amplos, mesmo no meio você tem uma ótima visão!

  • Reply
    Suzy Freitas
    setembro 12, 2018 at 2:01 pm

    Machu Picchu está na minha lista top 10 de destinos para conhecer e vi que você tem muitos posts de lá! Vou devorar todos. Com o dólar nas alturas, acho que optaria pelo trem mais econômico, pois, como você bem disse, a grande atração são os sítios arqueológicos. Mas é bom saber sobre as outras opções, se o orçamento melhorar, pode sempre rolar um upgrade, né?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      setembro 16, 2018 at 4:20 pm

      Claro! Se eu voltar com o orçamento bem folgado, adoraria conhecer o trem de luxo!

  • Reply
    lygarves
    setembro 13, 2018 at 4:24 am

    Adorei o comparativo entre os trens! Eu trabalho em uma agência de viagens e comecei agora a trabalhar com o Peru também! Esse post me ajudou muito pra ajudar os clientes a escolher o melhor trem!! Até com os preços! Imagina uma viagem nesse Hiram Bingham! Deve ser demais!

  • Reply
    Mirela Ferraz
    setembro 13, 2018 at 1:03 pm

    Eu também viajei pela Peru Rail e gostei. Só não achei barato, mas até que a viagem é legal e o trem é bom. Fui na janela e amei as paisagens, acho que vale a pena!! Que saudade bateu do Peru!

  • Reply
    Leandra
    setembro 16, 2018 at 5:02 am

    Que ótimo este post. Não sabia das 2 opções para conhecer Machu Picchu. E que luxo hein… melhor do que imaginei. Adorei aa dicas. Agora me deu até mais vontade de ir.

  • Reply
    Ígor Augusto
    setembro 16, 2018 at 6:46 pm

    Peru é uma das viagens que quero fazer… Só não é a próxima porque quero viajar em janeiro/fevereiro, e a época é ruim por lá, muita chuva. Mas não sabia que existiam duas empresas de trem para Machu Picchu. Para mim era só uma mesmo haha.

    Acho que ficaria com o Peru Rail por conta do horário também. Isso é muito importante. Obrigado pelo post, bem esclarecedor.

  • Reply
    Mari Zoghbi
    setembro 17, 2018 at 2:15 am

    Uma dúvida que sempre tive era sobre qual trem escolher para ir para Machu Picchu e esse seu post está muito legal e esclarecedor! Está me ajudando muito a definir cada detalhe da viagem!! Obrigada pela ajuda 🙂

  • Reply
    silmendesblog
    setembro 17, 2018 at 7:43 pm

    Adoro viajar de trem, me faz lembrar minha infância quando viajei várias vezes para uma cidade do interior do Ceará. Ainda não fiz essa viagem mas está na minha lista já faz um bom tempo. Já vou começar a juntar grana p quem sabe conseguir fazer esse do Sacred Valley no Hotel Belmond Río Sagrado.

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: