ALGARVE EUROPA PORTUGAL

Algarve, Portugal: o MELHOR guia para uma viagem incrível

algarve portugal

Se tem uma parte de Portugal que eu queria muito conhecer era o Algarve. Imagine um destino que tem, ao mesmo tempo, praias azuis, grutas e falésias alaranjadas! Fantástico, não é?

Nesse post listei tudo que você precisa saber para fazer uma viagem incrível ao Algarve. Sendo assim, você vai encontrar, além de muitas fotos, dicas de como montar seu roteiro, restaurantes, aluguel de carro, como chegar, melhor época para ir, hotéis, quantos dias ficar e um roteiro detalhado de 4 dias no Algarve. Aproveite!

+ Roteiro Portugal: Como planejar sua viagem (guia completão)

algarve portugal

Onde fica o Algarve no mapa?

O Algarve fica no sul de Portugal, essa partezinha destacada em vermelho no mapa abaixo. E pode não parecer, mas é uma região bem grande, com mais de 5.000 km2, que compreende diversas cidades interessantes.

algarve portugal mapa
Imagem retirada do Google Maps

Como chegar no Algarve?

A cidade de Faro tem aeroporto e recebe voos de diversas cidades Europeias, mas saindo de Lisboa, a melhor opção é ir de carro. As estradas portuguesas são ótimas e as distâncias pequenas. Além disso, não precisa de PID para dirigir em Portugal, bastando a CNH.

Definitivamente, você precisa alugar um carro para conhecer o Algarve, porque são várias cidades e praias e não há um bom transporte público. Sempre alugo carro com a Rentcars. A empresa é brasileira, tem ótimos preços e cobra em real (sem IOF). Funciona muito bem pra mim e recomendo!

Como em Lisboa não precisa de carro para nada, deixe para pegar o carro no último dia na capital para seguir viagem. Ou devolva no primeiro dia, se o seu roteiro seguir a ordem contrária. O carro já veio com a tag de pedágio automático e eles foram cobrados no meu cartão de crédito.

como chegar no algarve

Distância entre Lisboa e Algarve

São mais ou menos 300 km entre o Algarve e a capital, percorridos em menos de 3 horas. Dá para tocar direto pela auto estrada A2, mas eu optei por descer pela costa do Alentejo fazendo paradas estratégicas. Foi uma ótima ideia aproveitar melhor a viagem e conhecer a badalada Praia da Comporta e a Vila de Odeceixe, bem menos exploradas por turistas.

Não deixe de seguir o Instagram @stheontheroad para ver
as fotos da viagem em tempo real, ou pela tag #sthePortugal

Quando ir para o Algarve?

melhor época para visitar o Algarve vai de junho a setembro, mas julho e agosto são altíssima temporada. Sendo assim, as coisas vão estar mais cheias e caras nesse período. Eu fui na segunda quinzena de setembro e foi um ótimo período, mas considero a primeira quinzena a melhor data.

Algarve no inverno, na minha opinião, não vale a pena!

quando ir algarve

Quantos dias ficar no Algarve?

Fiquei quatro dias inteiros, apesar de ter dormido cinco noites (porque cheguei à noite e fui embora muito cedo). Não deu tempo de zerar o Algarve, mas também não fiquei com sensação de viagem mal feita, sabe como?

Ou seja, quatro dias é um ótimo tempo de viagem, mas se você tiver mais um dia zinho no roteiro, não faltarão atrações para visitar. As distâncias são consideráveis e fica mais confortável quando você não precisa fazer muitas praias por dia.

algarve portugal quantos dias ficar

Seguro Viagem Internacional

Além de ser importante para se proteger, o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Portugal com cobertura mínima de 30.000 euros. Sempre faço o meu pela Seguros Promo, um site comparador onde encontro o melhor preço. 

Para essa viagem, escolhi o plano TA 40 Especial Internacional, que tem 40 mil dólares de cobertura, seguro contra bagagem extraviada e ótimo custo. Após compra online, a apólice chega por e-mail em minutos. Clique aqui ou abaixo para fazer cotação.

DICA: Economize 5% usando o código STHEONTHEROAD e mais 5% pagando no boleto!

Quais as cidades do Algarve?

Ao contrário do que muita gente pensa, Algarve não é só uma cidade, mas toda a região. As cidades que compõem o Algarve são: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Qual é a melhor cidade do Algarve?

Todas as cidades algarvias têm encantos, mas as principais são Lagos, Albufeira, Portimão (onde também fica o Alvor) e Lagoa (onde fica Carvoeiro). Nessas cidades encontramos as Praias de Falésia e a famosa Gruta do Benagil.

cidades do algarve

Onde ficar no Algarve?

O Algarve é grandinho, então faz diferença a localização do hotel que você escolher para estar mais perto das principais atrações. Sugiro se hospedar em Lagos, Alvor (Portimão) ou Carvoeiro (Lagoa).

Até 3 noites, sugiro fazer apenas uma base, de preferência em Lagos, mas tendo 5 noites ou mais tempo de viagem, acho que vale a pena dividir em duas hospedagens. Uma pro “lado esquerdo” do mapa (Lagos, Alvor, Carvoeiro) e outra mais pro “lado direito” (Albufeira, Vilamoura, Faro).

Eu fiquei 3 noites em Lagos e pretendia ficar as outras 2 em Albufeira, mas
percebi que era uma cidade bem baladeira e eu procurava um local mais romântico. Considerei Vilamoura, mas acabei optando por Estói, um distrito de Faro, por ter me encantado por um hotel de lá. A vila de Estói é uma deliciosa viagem no tempo rumo a um Algarve de outras épocas.

+ Onde ficar no Algarve: hotéis para todos os bolsos!

hotel no algarve
Hotel Palácio de Estói

Hotéis no Algarve

Se posso dar uma dica a vocês é: reserve hotel com o máximo de antecedência. Deixei chegar muito perto da viagem e não encontrei mais disponibilidade na maioria dos bons lugares.

Hotéis em Lagos: Casinha D’avó Guesthouse (barato, nota 9.8 e bem localizadíssimo), Dom Manuel (ótimo para casais, pois só aceita adultos), Carvi Beach (quase pé na areia na Praia Dona Ana). Hotel Casa Mãe (muito charmoso e bem localizado), Belmar Spa & Beach (apart para até 4 pessoas),

Hotéis em Carvoeiro: Tivoli Carvoeiro (totalmente dos sonhos, não tem erro), Carvoeiro Hotel (excelente custo-benefício).

Lua de Mel no Algarve: Vila Vita Parc (lindérrimo, fica perto da Praia da Marinha) Hotel Palácio de Estói (Small Luxuy Hotels em Faro, fiquei nele por duas noites) e Bela Vista Hotel e Spa (um Relais & Chateaux pé na areia em Portimão).

Um dos quartos do Casa Mãe – foto: Booking

O que fazer no Algarve

Sugestão de Roteiro para 4 dias inteiros de viagem no Algarve, com os melhores passeios, praias, onde comer e dicas extras para otimizar sua viagem.

1. Lagos Algarve

O primeiro dia é todo dedicado à Lagos, onde estão duas das mais famosas do Algarve, Camilo e Dona Ana. Todas as praias contam com estacionamento gratuito e não tive muita dificuldades de encontrar vaga em setembro, mas na altíssima temporada pode ser bem mais complicado. De toda forma, dá para fazer isso tudo a pé, já que a caminhada mais longa não passa de meia hora.

#DICA: a maioria das praias não possui guarda-sol ou cadeiras para alugar. Verifique se o seu hotel tem para emprestar ou considere comprar no supermercado, pois o sol é muito forte no Algarve.

Ponta da Piedade Algarve Portugal

Ponta da Piedade

É o legítimo cartão postal do Algarve. Não é uma praia, e sim um conjunto de falésias esculpidas pelo oceano e pelo vento. É lindo demais e eu recomendo que você passe lá em duas oportunidades, caso esteja hospedado em Lagos: uma pela manhã e uma no fim do dia.

Pela manhã com incidência de luz nas águas, para admirar o auge da beleza das falésias. Para ser perfeito, aproveite para fazer o passeio de barco à Ponta da Piedade ou o incrível passeio de caiaque pelas cavernas. Dois passeios incríveis que saem da marina de lagos e que precisam ser reservados antes.

Na segunda vez, vá para ver o sol se pôr. as falésias da Ponta da Piedade em si estarão na sombra, mas basta seguir um caminho de madeira à esquerda, para encontrar um ponto PERFEITO para assistir esse espetáculo da natureza. Passe no mercado antes e leve um vinho para acompanhar esse momento!

algarve portugal ponta da piedade pôr do sol

Praia do Camilo

É, pra mim, a praia mais linda de todo o Algarve. Impossível não pensar UAU ao chegar no topo da escadaria que leva até ela (aproveite para tirar fotos no meio). Foi a praia mais calma que visitamos, o mar estava bem paradinho mesmo. Lá em baixo, no canto esquerdo da praia existe um túnel que leva a outro pedacinho de praia com bem menos gente que a da escada.

https://www.instagram.com/p/B2uzNoPB3tP/

DICA: Não tem nenhum tipo de comércio lá em baixo na Praia do Camilo, mas antes da descida tem um restaurante, chamado O Camilo (só faz reserva pelo telefone). Nós almoçamos lá e os preços não são abusivos, mesmo sendo um restaurante de beira de praia. O ideal é fazer reserva, mas depois de passar um tempo aguardando na fila, conseguimos uma mesa.

37 euros a conta para duas pessoas

Dona Ana

A praia de Dona Ana foi considerada pela revista Condé Nast Traveller a melhor praia do mundo e “a mais bonita de Portugal” em 2013. É realmente muito bonita, mas eu ainda fico com a Praia do Camilo.

É uma praia bem maior e com mais conforto, já que é possível alugar espreguiçadeiras e ter o serviço de um bar. O mar estava bem tranquilo o dia da nossa visita.

Algarve Portugal Praia Dona Ana

Praia dos Estudantes e Praia da Batata

São as praias mais próximas do centro histórico e bem fáceis de chegar. As duas praias são coladas e bem pequenas. Dois túneis foram escavados nas rochas, um deles dá acesso à Praia dos Estudantes e o outro à Praia da Batata. Não são as praias mais lindas da cidade, mas valem uma parada rápida.

praia da batata algarve

Centro Histórico de Lagos

Como não é um passeio imperdível, você pode deixar para ir no centro histórico à noite, comprar umas lembrancinhas e jantar por lá. Se preferir, vá pela manhã e aproveite para almoçar. Os restaurantes que eu recomendo são: Tasca Jota e Mar D’estórias.

No entanto, o melhor restaurante que comi em Lagos não fica exatamente no centrinho, mas também não é longe, é o Alma Lusa (precisa reservar: [email protected]).

centro historico lagos algarve portugal
Centrinho de Lagos

2. Benagil e Praia da Marinha

Algar de Benagil

O Algar de Benagil é, provavelmente, a foto que te levou ao Algarve. É aquela praia dentro de uma gruta, com um buraco no teto. Certamente, um dos lugares mais lindos em que já estive na vida.

Você pode conhecer a gruta das seguintes maneiras:

  • Fazendo um passeio de barco a partir da cidade onde está hospedado.
  • Indo até a Praia do Benagil e alugando um caiaque ou Stand Up Paddle
  • Das duas maneiras – uma de cada vez
algarve portugal algar de benagil

Passeio de barco a Benagil saindo de Lagos, Portimão ou Albufeira

O passeio funciona como um tour panorâmico da costa algarvia. É fantástico ver as paredes rochosas nessa perspectiva do mar. É muito lindo e vale a pena, mas é contemplativo, já que não se pode descer no Algar. Como o passeio sai e retorna para a sua cidade de hospedagem, dá para encaixar no dia de viagem que você preferir. O ideal é comprar com antecedência:

algarve portugal barco benagil
Foto: Get Your Guide

Algar do Benagil indo até a praia

Depois de fazer o passeio de barco, certamente você vai querer pisar na gruta. E a única maneira de fazer isso é indo de caiaque, de stand-up paddle ou nadando, a partir da Praia de Benagil.

O legal de ir por sua conta é passar um tempo maior na gruta (o que não significa privacidade, já que o passeio é muito procurado). É lá na praia mesmo que aluga o equipamento (30 euros), mas o caiaque acaba MUITO cedo.

Eu cheguei por volta de 10:30h e não tinha mais caiaque e nem bolsa estanque para guardar as minhas coisas. Tive que deixar tudo meu no carro e ir só com a GoPro para o mar. Se puder, chegue mais cedo para tentar o caiaque!

Na Praia de Benagil também há oferta dos passeios de barco mais rapidinhos, que duram 30 minutos e passam pela Gruta de Benagil. Eu não acho que valha a pena, porque se for pra fazer um passeio de barco, que seja o completo que mencionei acima.

Ah, pouca gente fala, mas a praia do Benagil é muito boa para curtir o dia também, além da caverna. Na entrada dela há um bar e alguns restaurantes. Também não deixe de fazer a pequena trilha até a parte superior da caverna para ter uma perspectiva diferente de cima. É bem facinho e começa no canto do estacionamento.

Curiosidade: Algar é o nome dado a esses “buracos” que estão no teto dessas cavernas. Por isso a região é chamada de ALGARve.

algarve portugal praia do benagil

Praia da Marinha

A Praia da Marinha também é famosa, já que foi considerada como uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin. Também foi a praia preferida do meu marido em toda a viagem, mas eu acho que não estava no auge da sua beleza no dia que visitamos, porque o mar estava muito mexido.

O grande diferencial da Praia da Marinha é que ela tem umas formações rochosas que lembram a Ponta da Piedade no canto direito. É um mirante muito lindo de se visitar e uma praia gostosa para curtir.

A Praia da Marinha fica 2 km a oeste da praia de Benagil (de carro é bem pertinho). Existe uma trilha por entre as falésias ligando as duas praias, para quem quiser caminhar.

praia da marinha algarve portugal
algarve portugal praia da marinha

3. Três Irmãos, Prainha, Carvoeiro e Alvor Seco

Esse foi um dia que me surpreendeu muito, pois eu não esperava grandes coisas desses passeios. Tá vendo como nem tudo na vida é foto? Tem lugar que a gente não consegue transmitir o quão lindo é e impressiona.

Três Irmãos

A Praia Três Irmãos fica em Portimão. Ela é bem grandona e só tem falésias no seu canto esquerdo, mas o mar estava super azul e há uma excelente infraestrutura com aluguel de espreguiçadeiras, bares, restaurantes.

Alagrve Portugal Praia Três Irmãos

O pulo do gato é entrar nas falésias que estão no lado esquerdo da praia e chegar na Prainha do Alvor. Você vai se surpreender com uma sequência de mini praias e grutas. É bem legal dar uma explorada, entrar em algumas e tirar fotos. Se o mar tiver calmo, dá para procurar alvar na pedra também!

algarve portugal prainha

Ali no cantinho também fica o Restaurante Caniço, que é bem famoso. Nós passamos no fim da manhã e fizemos reserva para almoçar, pois é bem concorrido (reserve antes por email: [email protected]).

Foi a conta mais cara de toda a viagem, mas a comida estava ótima e a vista é incrível. Acho que um jantar por volta das 19h deve ser fantástico, já que o sol se põe mais tarde no Algarve.

algarve portugal restaurante o caniço

Carvoeiro

O vilarejo de Carvoeiro é diferente das outras praias por ter construções em volta. É uma praia bem central (e difícil de estacionar também), mas conta com a vantagem de ter serviço na praia, além de restaurantes bem em conta no entorno. Eu não peguei praia por ali, só dei uma passadinha mesmo.

carvoeiro algarve portugal

Algar Seco

Fica bem pertinho da praia do Carvoeiro, então dá pra ir andando entre os dois. Este local é lindo, parece saído de um filme. São formações rochosas à beira mar, como uma vista panorâmica. Vale muito a pena a visita, sendo que o auge é “a boneca”, uma gruta com “janelas” de pedra que dão vista para o mar.

Se ainda não tiver almoçado, tem um restaurante bem interessante no Algar Seco.

DICA: se você decidiu fazer duas bases de hospedagem, esse é o dia de sair com tudo no carro, fazer os passeios e depois seguir para o novo hotel.

algar seco carvoeiro alagrve portugal
algarve portugal boneca

4. Praias de Albufeira e Vilamoura OU Vilas históricas

Se você tiver hospedado num hotel legal, acho muito útil separar uma parte deste último dia para aproveitar as dependências e relaxar antes de seguir viagem, ou voltar para o Brasil!

Você pode usar esse quarto dia para conhecer as praias de Albufeira e Vilamoura. São praias mais parecidas com as nossas (planas), mas com vários beach clubs legais, ótimos para relaxar. Em Vilamoura tem também uma marina com dezenas de restaurantes para almoçar ou tomar uns drinks.

Mas se o dia não estiver tão bonito ou até mesmo se você estiver cansado de praia, aproveite para conhecer as vilas históricas do Algarve mais próximo à Espanha. Passeios interessantes são: Palácio de Estói, Olhão e Tavira.

Palácio de Estoi, é um complexo na localidade de Estói, parte do concelho de Faro. É um prédio histórico lindo de morrer no estilo rococó (único exemplar na região). Você pode passar para fazer uma visitinha nos jardins, ou ficar hospedado lá, já que é um hotel.

algarve portugal palacio de estoi

De lá, são apenas 10 minutinhos até Olhão. Até o início de setembro, Olhão fica decorada com guarda-chuvas coloridos, um cenário lindo para fotos. Na pequena orla, há uma série de restaurantes para almoçar e também é em Olhão que está Fuseta, uma praia bem diferente, com grandes bancadas de areia.

Mais 25 minutos está Tavira, que é uma cidadezinha encantadora e um passeio que pode dar uma renovada, depois de muitos dias no Algarve. Além disso, de você é fã de frutos do mar, Tavira é conhecida como a Capital do Polvo!

algarve portugal tavira
Imagem de ddzphoto por Pixabay

DICA: voltar para Lisboa passando pelo Alentejo é uma forma incrível de aproveitar a viagem de volta!

Invista em um chip internacional para se locomover com facilidade em Portugal

Para se locomover com facilidade em Portugal, recomendo adquirir um chip internacional para a Europa (que funciona em outros países também, caso precise). Comprar com antecedência significa receber o chip na sua casa e estar conectado assim que pousar no destino!

Eu comprei o meu chip no site Viaje Conectado e gostei bastante do atendimento. Usei durante toda a minha viagem, com internet 4G tempo todo! Clique aqui para conferir os pacotes de dados para a Europa.

algarve portugal dicas

Algarve Portugal Dicas Extras

Documentos: Brasileiros não precisam de visto, apenas passaporte (se você ainda não tem, confira nosso passo a passo para tirar passaporte) e seguro saúde com cobertura acima de 30 mil euros.

Idioma: Português! Apesar de ter um sotaque bem diferente, dá para se comunicar super bem em Portugal.

Câmbio e moeda: em Portugal é usado Euro e a melhor opção é já comprar a moeda no Brasil. Cartões de crédito são amplamente aceitos, mas lembre-se que será cobrado IOF.

Fuso horário: são 4 horas à frente do horário de Brasília.

Segurança: ótima. É muito seguro andar pelo país, mas recomendável cautelas contra batedores de carteira em pontos muito turísticos.

IVA: brasileiros tem direito à restituição do imposto pago sobre produtos em Portugal. Para isso, a compra precisa ter um valor mínimo de 61,35€ na mesma loja, apresentar o seu passaporte na hora da compra e pegar o documento que será apresentado no aeroporto quando sair do país.

Lua de Mel: é uma ótima opção para casais que procuram destinos que tem mais atividades. Eu passei minha lua de mel em Portugal. Vale combinar cidades com mais passeios e outras mais calmas para relaxar.

tomada-portugal

Tomada: A voltagem em Portugal é 220 volts e as tomadas são do padrão europeu, com dois pinos redondos ⇒

Pronto para embarcar para o Algarve? Tenho certeza que essas dicas deixaram você mais que preparado para a sua viagem! Se ficou qualquer dúvida, deixe nos comentários que tentarei ajudar!

Boa viagem!


CONTINUE LENDO SOBRE PORTUGAL:
Como planejar um roteiro de viagem para Portugal
O que fazer em Lisboa: 23 atrações imperdíveis
O que fazer em Sintra: guia super completo
Alentejo: roteiro e dicas da região mais autêntica de Portugal

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Tiago
    outubro 22, 2019 at 3:39 pm

    Lindas fotos, ótimo roteiro. Estive em Portugal a um tempo atrás e reservei uns dias no Algarve no fim da trip, mas chegando lá dei azar e só peguei chuva, daí nem fiquei… preciso voltar!

  • Reply
    Livia Melo
    outubro 24, 2019 at 2:04 pm

    Sou doida pra conhecer o Algarve! Você disse que prefere a primeira quinzena de setembro, o que não gostou na segunda? Estava mais frio? A primeira quinzena não seria ainda lotado?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      outubro 24, 2019 at 2:10 pm

      Sa segunda quinzena eu peguei uma chuvinha em dois dias da viagem. A primeira quinzena estará mais lotada sim, mas o risco de chuva é quase zero. Só por isso mesmo… . Agora em outubro ainda estou vendo muito turista lá pelo Instagram e o tempo ta lindo (só a a água que não dá mais depois de setembro, muito gelada!

  • Reply
    silviacocarvalho
    outubro 30, 2019 at 12:19 am

    Nossa! O seu post veio muito a calhar para mim! Estou programando uma viagem para Portugal para o próximo ano e como vou final de julho a região de Algarve é uma das minhas possibilidades! Fiquei um pouco receosa porque nos lugares em que pesquisei falavam bastante da acessibilidade de algumas praias e falta de infraestrutura. Como vou com meu filho (bebê) queria saber a sua opinião a respeito. Acha que vale a pena?

  • Reply
    Liany Garves
    outubro 30, 2019 at 8:15 am

    Excelente o seu guia de Algarve em Portugal. Realmente o que tinha mais dúvida era onde se hospedar, porque sei que a região é bem grandinha. Acho que Lagos é realmente legal e você gostou de Estói então? Vou pensar nisso então quando for organizar minha viagem, que espero ser em breve!!!

  • Reply
    Ígor Augusto
    outubro 30, 2019 at 10:43 am

    Pesquisando aqui sobre Portugal, afinal, deve ser nosso próximo destino nas zoropas… Achei teu post e achei magnífico! Era tudo o que precisava! Que praias lindas, falésias fenomenais! O que me impressiona em Portugal é que dá pra intercalar natureza com civilização. Confere? Obrigado!

  • Reply
    Carla Macedo
    outubro 30, 2019 at 8:06 pm

    Esse POST foi feito pra mim..kkkkkkk. Acredita que fui pra Portugal, mas não consegui ir em Algarve? Realmente é um local incrível, quero brevemente conhecer. As fotos estão lindas, muitas dicas bacanas. Ameiiiiiii ❤️

  • Reply
    Roteiro Portugal: como planejar sua viagem (guia completo)
    agosto 15, 2020 at 6:33 pm

    […] ALGARVE (Sul de Portugal) […]

Leave a Reply

5 pousadas incríveis na Bahia Safári na África do Sul: o que você precisa saber 5 castelos dos sonhos para se hospedar na Europa Curiosidades sobre o Catar que você talvez não saiba 5 hotéis para lua de mel em Alagoas