CURITIBA

Cinco programas gratuitos (e maravilhosos) em Curitiba

No último feriado tive a oportunidade de participar do V Curitiblogando, um encontro de blogueiros de viagens para trocar experiências e explorar a cidade. Nossa programação foi toda organizada por quem mais entende de Curitiba, os blogueiros locais, mas a cidade tem tanto a oferecer que não deu para conhecer tudo e fiquei com gostinho de quero mais.

Indiscutivelmente Curitiba é linda, com muito verde e super organizada, mas o que mais me chamou a atenção foi a grande oferta cultural e lugares gratuitos à disposição da população e dos visitantes.

Não é preciso gastar muito para se divertir em Curitiba! Sente só:

1) Piquenique no Jardim Botânico

Todo mundo sabe que o Jardim Botânico é o maior cartão postal curitibano, mas alguém já pensou em fazer um piquenique por lá?

 
Pois eu recomendo demais! É uma forma de conhecer um lugar convencional de uma forma diferente. Ainda que lotado nos fins de semana, o cenário não perde o seu charme e encanto.

Leve sua cesta, um tecido bonito para forrar o chão, todo seu amor e desfrute uma tarde com a calma que o local merece.

*Quem não tiver ânimo pra fazer piquenique, vale o passeio mesmo assim, porque lá é lindo de viver.

2)  Free Walking Tour no Centro Histórico

O método já famoso em vários lugares do mundo está presente em Curitiba. Funciona assim: tem um ponto de encontro, forma-se um grupo para explorar o centro histórico a pé acompanhado de guias voluntários. Você só paga no final, se e quanto quiser, mas você vai querer pagar e o fará com gosto, certeza!

Vale a pena porque são pessoas (maravilhosas) que moram lá, sabem as curiosidades que você não descobriria sozinho e explicam história sem ser blasé. E mais, o roteiro não é amarrado e a galera costuma se entrosar e fazer pausas em bares e cafés pelo caminho.

Pizzaria deliciosa apresentada pela nossa guia, Carol Moreno

Horários:  Quarta e sexta 10am/Sábados 11am – tem que confirmar presença.

Infos: curitibafreewalking.com.br

3) Assistir o pôr do sol no Parque Tanguá


Curitiba é rico em parques e este é amplo, aberto e tem posição estratégica sendo palco de um lindo entardecer.

Há lagos, lanchonete, pista de Cooper, ciclovia, cascata, mirante, torres para observação, jardim com canteiros e espelhos d’água. Tem um túnel que atravessa uma rocha ligando dois lagos. O espaço possui ainda dez quiosques com churrasqueiras de concreto gratuitas, que podem ser ocupadas por ordem de chegada.

Rua Dr. Bemben, s/n., Bairro Pilarzinho

Foto: Jr. Caimi

Foto: Jr. Caimi

4) Fotografar o MON e relaxar no ParCão

Infos: museuoscarniemeyer.org.br

O Museu Oscar Niemeyer é um complexo de dois prédios e um tem um design muito intrigante, lembrando um olho. Não conheci seu interior porque estava fechado, mas fiquei curiosa.

Atrás do museu fica o parcão, onde os curitibanos costumam levar seus pets para passear, como o nome do parque sugere. Por lá muita gente jovem tocando violão, conversando, deitada na grama, daquele tipo “se joga”, sabe? Amei!

5) Visitar a Ópera de Arame

Uma obra linda para uma cidade fantástica, mais que para simples contemplação, foi concebida para ser um teatro de fato. De terça a domingo, das 8h às 22h, fica aberto à visitação gratuita. Cenário para boas fotos!

Onde mais?

  • Memorial Ucraniano:  localizado no Parque Tingüi, é um pouco distante demandando mais tempo para a visitação.
  • Parque Barigui: terceiro maior parque da cidade, ampla área verde, há 25 quiosques cobertos com churrasqueiras de concreto que podem ser ocupados gratuitamente por ordem de chegada e em qualquer dia. Por lá as famosas capivaras, atuais símbolos da cidade.
  • Feira do Lago da Ordem: todo domingo no centro histórico, centenas de barraquinhas com artesanatos, antiguidades e comidinhas locais.

E aí, gostou? Vários desses programinhas podem ser feitos em um único dia, basta se organizar! Salve no pinterest para ler mais tarde!

Dicas de passeios gratuitos em Curitiba. Curitiba é uma cidade linda no verão e no inverno!


CuritiblogandoBlogueiros da Rede Curitiba: Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Leidinara Batista (Férias Now), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Carol Moreno (Mochilão Trips)

Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde ), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora), Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (The Way Travel), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios), Sthefania Memelli (Sthe On The Road).

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    jr caimi
    setembro 14, 2015 at 6:30 pm

    Ótimas dicas de Curitiba. Adorei! 🙂

  • Reply
    Amanda Fernandes
    setembro 14, 2015 at 7:07 pm

    Adorei o Post Sthe!! Ah que vontade de voltar, de curtir tudo outra vez, e ainda conhecer lugares que não conhecemos. Rs

  • Reply
    Rafaella
    setembro 14, 2015 at 7:10 pm

    Ótimas dicas e adorei te conhecer!!
    =) Nos encontramos por ae.

  • Reply
    Milena Azeredo
    setembro 14, 2015 at 8:09 pm

    Adoreii! Fiquei com vontade de conhecer!

  • Reply
    Angie
    setembro 15, 2015 at 11:32 pm

    Ahhhh saudades do free walking tour e aquela pizza mara!!!! saudades do por do sol, saudades da galera, saudades curitiblogandooooo

  • Reply
    Júlia Venâncio
    setembro 23, 2015 at 7:21 pm

    Visitei Curitiba e amei o Jardim Botânico!! Muito lindo!! A cidade é realmente maravilhosa!

    http://www.sonhodemargarida.blogspot.com

  • Reply
    Juju
    outubro 5, 2015 at 12:40 am

    dicas ótimas guria…… muito bom passear por Curitiba com todos vocês…..

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: