AMÉRICAS PERU

Dicas antes de fazer viagem para Machu Picchu

viagem para machu picchu

O lugar que despertou essa minha vontade de viajar foi Machu Picchu, mas apesar desse desejo, acabei não indo rapidamente e agora consegui tirar do papel e organizar a viagem.

Já organizei outras viagens e adoro esse planejamento (estranho seria se eu dissesse o contrário), mas preciso confessar que dessa vez não foi fácil. São muitos detalhes, quem não tem tempo, paciência e pode gastar um pouco mais, considere contratar uma agência.

Viagem para Machu Picchu:

 

Peru não é só Machu Picchu

Se eu pudesse acho que passaria um mês por lá. Organizando a viagem descobri tanta coisa incrível: a capital, linhas de Nazca, Laguna 69, Huacachina, Arequipa, Puno, a própria região de Cusco, muitos e muitos outros.

Eu optei por conhecer a Bolívia antes e depois seguir só para Cusco e Machu Picchu, porque estava apaixonada pelo Salar de Uyuni. Acho que eu não sairia do Brasil para conhecer só a Bolívia e não quis perder essa oportunidade.

Planeje com antecedência

Não é uma viagem para se fazer num bate-volta sem pensar, pelo menos se você for como eu, que não gosta de perder nada. Há uma série de complicações com a compra do ingresso e do trem, além disso hospedagens legais esgotam, estamos falando de um destino procurado pelo mundo todo. Sugiro, no mínimo, 2 meses de antecedência, mas dá para ajeitar com menos tempo.

Quanto tempo e quando ir a Machu Picchu

Para desfrutar a região o ideal é ter pelo menos 5 dias livres. Já para passear pelo restante do Peru, mais uns 10.

De maio a setembro é o período perfeito, pois a probabilidade de chuva é menor. Conheço gente que foi em outras datas e deu certo, mas eu não arriscaria. Imagina fazer esse esforço todo e não poder ver as ruínas?

Como chegar em Machu Picchu

O destino final de quem vai a Machu Picchu é Cusco. De Cusco ainda tem que pegar um trem para Águas Calientes e de lá, finalmente, um ônibus para Machu Picchu. É possível chegar a pé também, em trilhas que duram de 4 a 5 dias (morri só de pensar).

Nessa parte que complica um pouco, porque tudo tem que ser pensado ANTES. Para tentar resumir vou pôr os links dos blogs que me ajudaram nessa empreitada ao longo do texto, só clicar.Tem vários tipos de ingressos para Machu Picchu: só entrada em Machu Picchu, entrada + Huayna Picchu ou entrada + Montanha. Entenda a diferença.

Decidi Machu Picchu + Huayna Picchu. Esse ingresso é mais concorrido que os outros e tinha acabado para o dia que queríamos (isso 80 dias antes). Então, trocamos o dia e na hora de finalizar a compra cartão de crédito nenhum passava. Foram várias tentativas, mas só o último aprovou (só serve se for Verified by Visa).

Se não der certo, você pode tentar por uma agência peruana ou por Visa Travel Money.

O trem deve ser comprado no site da Perurail. É preciso decidir a estação e o horário. Há vários tipos de trens também e eu escolhi com o intermediário Vistadome, que tinha um horário mais compatível com a minha programação.

Depois de muito pesquisar cheguei à conclusão que valia mais a pena combinar o passeio do Vale Sagrado e pegar o trem no final da tarde para Água Calientes em Ollantaytambo. Assim já ficava mais perto de Machu Picchu e não precisava voltar a Cusco. Dessa maneira dá para acordar descansado e ver o amanhecer já nas ruínas.

Quanto custou

Machu Picchu + Huayna Picchu: 152 nuevo sol (com IOF R$185,00 – março/15)

Trem Vistadome: U$$ 143 (com IOF R$ 506 –  Março/15)

Isso se comprado diretamente pelo viajante nos sites oficiais.

OBS: caso aconteça uma viagem de última hora, é possível comprar os ingressos todos em Cusco, mas vai ter que se sujeitar ao que tiver disponível, o que não costuma ser bom.

Faço sozinho isso tudo?

Parece um pouco complicado, mas é possível fazer por conta própria. Tendo todas as infos dá pra pensar melhor sobre encarar todo esse procedimento burocrático. Vale o esforço para conhecer essa maravilha do mundo moderno!

 


imagens

RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço Saia do Brasil com Chip 4G Compre ingresso online em até 6x

Fazendo sua reserva através dos links parceiros do blog, eu ganho comissão, continuo  publicando conteúdo gratuito e você não paga a mais por isso!

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Roteiro Machu Picchu | Post Índice - Sthe On The Road
    dezembro 22, 2015 at 9:31 pm

    […] para saber quanto tempo ficar, melhor época, como comprar os ingressos e os preços, leia o post Dicas Antes de Visitar Machu Picchu, mas volta pra cá gente terminar a conversa, […]

  • Reply
    Thiago HD
    fevereiro 20, 2016 at 3:47 pm

    Machu Picchu ainda é um sonho que será realizado! Dicas anotadas! 😉

  • Reply
    Niara
    abril 13, 2016 at 2:32 pm

    Olá Sthefania!
    Sensacional suas dicas!!
    Também sou sagitariana e minha melhor amiga de vida e viagens também é! Acredito que está no sangue do signo. rss…

    Estamos fechando nosso roteiro de viagem e estamos com uma dúvida, o dia que planejamos ir para Machu Picchu não tem mais entrada incluindo Huayna Picchu, mas temos a opção de mudar todo o roteiro para uma data que no site ainda possui algumas entradas por Huayna.

    Queria saber a sua opinião sobre o quanto vale ou acrescenta fazermos Huayna. Você pode nos ajudar?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 18, 2016 at 4:15 pm

      Oi Niara!
      Em relação a Machu Picchu não muda nada, você terá acesso à todo o sítio arqueológico naquela visão tradicional que você vê nas fotos.
      Huayna é uma atração a mais, um outro ângulo, sabe?
      Eu gostei muito de ter ido lá, mas não acho que seja essencial, não.
      Fora que a trilha é puxadinha, então tem que ser bem pensado para não deixar de ser prazeroso e se tornar uma tortura. Rs
      Beijos

  • Reply
    O que fazer em Cusco: Vale Sagrado + Trem para Águas Callientes - Sthe On The Road
    agosto 25, 2016 at 8:26 pm

    […] Dicas antes de fazer viagem para Machu Picchu […]

  • Reply
    freddy
    outubro 17, 2016 at 3:56 pm

    Olá gente!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.
    http://machupicchupacotes.com.br/

  • Reply
    Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu (mês a mês)
    abril 5, 2018 at 6:55 pm

    […] PERU NO BLOG: Dicas antes de fazer viagem para Machu Picchu Roteiro de Viagem Peru (machu picchu e região) O que fazer em Cusco: Maras Moray O que Fazer em […]

  • Reply
    Inca Rail ou Peru Rail? Qual o melhor trem para conhecer Machu Picchu?
    setembro 5, 2018 at 5:25 pm

    […] post sobre dicas antes de ir a Machu Picchu, eu falo um pouco sobre as duas maneiras de chegar à cidade perdida dos Incas, que são a pé ou […]

Leave a Reply

5 pousadas incríveis na Bahia Safári na África do Sul: o que você precisa saber 5 castelos dos sonhos para se hospedar na Europa Curiosidades sobre o Catar que você talvez não saiba 5 hotéis para lua de mel em Alagoas