AMAZONAS BRASIL FLORESTA AMAZÔNICA MANAUS

O que fazer em Manaus – roteiro completo para 4 ou 5 dias na Amazônia

roteiro de viagem manaus

Quando vamos para a Amazônia, apesar de não sairmos do Brasil, parece que estamos em outro país, de tão diferente que algumas coisas são. Paisagens, costumes, comidas e até as frutas são novidade!

Manaus ficou bastante conhecida na época áurea da borracha, sendo uma das cidades brasileiras mais famosas mundialmente, principalmente pelo potencial turístico (que o brasileiro pouco conhece) e por ser o centro da maior e mais cobiçada floresta tropical do planeta.

Nessa época, a cidade foi comparada a Paris e batizada carinhosamente como Paris das Américas ou Paris dos Trópicos. Com o sonho de enriquecer, milhares de imigrantes brasileiros instalaram-se nos seringais, principalmente nordestinos que fugiam das secas.

Hoje, a capital do Amazonas já não tem esse charme todo, mas mantém seus atrativos históricos. A pérola mesmo é ser o ponto de partida para os passeios na Floresta Amazônica. É um destino para quem gosta de viagens exóticas, contato com a natureza e culinária impressionante.

Recomendo dividir a viagem entre Manaus e a selva. Dessa forma, dá para ter a experiência natural e a urbana. Pode ter certeza que os programas não se repetirão!

Não deixe de seguir o Instagram @stheontheroad para ver todas as fotos das
minhas viagens em tempo real ou procure pela Tag 
#sthenaAmazonia

 o que fazer em manaus


#Dicas Rápidas de Manaus

Como chegar: voando até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Como se locomover: Uber é a melhor opção, o serviço funciona bem e tem preço em conta.

Vacinas: não há obrigatoriedade, mas recomendada vacina de febre amarela.

Mosquitos: em Manaus não vi nada fora do normal. Na selva, depende da região escolhida. A que fui, no Rio Juma, quase não tinha mosquitos, por conta da acidez da água.

Seguro Viagem: Nunca viaje sem seguro de saúde. Sempre faço o meu pela Seguros Promo. Clique aqui para fazer cotação e use o cupom STHEONTHEROAD5 para ganhar 5% de desconto

Clima: MEGA QUENTE O ANO TODO. O período de chuvas vai de dezembro a maio e o resto do ano é considerado seco. Eu fui no início de fevereiro e peguei dias chuvosos, mas aproveitei bastante. LEIA: Quando ir a Manaus: melhor época para viajar

Lua de Mel: um bom hotel de selva pode ser ótima ideia para casais amantes da natureza

Voltagem em Manaus: 110v


 o que fazer em manaus

≡ O QUE FAZER EM MANAUS ≡

As atividades se dividem entre as feitas na cidade e as que partem da cidade para a Floresta Amazônica. O miolo turístico de Manaus está no centro histórico, tudo ao redor da Praça São Sebastião. Lá está o imponente Teatro Amazonas, os restaurantes típicos e as casas de época. Fora isso, tudo está para os lados da selva.

O meu roteiro foi da seguinte forma:

1 dia inteiro para fazer todos os passeios dentro de Manaus:

  • Mercado Municipal
  • Teatro Amazonas
  • Praça São Sebastião e seus arredores

o que fazer em manaus

1 dia inteiro para fazer o passeio de barco com as seguintes paradas:

  • Encontro das águas
  • Pescaria de Pirarucu
  • Árvore Gigante
  • Almoço no restaurante flutuante
  • Nado com botos
  • Visita a aldeia indígena

Falei sobre cada passeio nesse outro post aqui: 10 passeios em Manaus para curtir o melhor da Amazônia

roteiro manaus e amazonia

visita tribo indígena manaus

3 dias e 2 noites no Hotel de Selva Juma Lodge:

  • Translado, hospedagem e refeiçoes inclusos
  • Atividades: Canoagem, caminhada na floresta, pescaria de piranhas e focagem de jacarés
  • Dormir em um hotel no meio da Floresta Amazônica (leia aqui)

hotel de selva manaus

Se você tiver um dia extra, não deixe de aproveitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Você pode alugar carro e ir por conta própria, ou contratar um passeio com a empresa Iguana Turismo (+55 92 3633-6507 – Instagram @iguanatur)


O QUE VESTIR EM MANAUS

Leve looks confortáveis e levinhos. Não se preocupe em levar salto alto, mesmo se for a restaurantes mais formaizinhos. Para passeios de barco, uma roupa de banho, chinelos e algo leve por cima são suficientes.

Já para os passeios na mata é importante estar de calça e tênis. Se você tiver aquelas botinhas de trekking, pode levar. Se não tiver, qualquer tênis de academia vai resolver. Fica tranquilo. LEIA TAMBÉM: O que levar na mala para Manaus e Amazônia?

o que vestir em Manaus

O QUE EXPERIMENTAR EM MANAUS

  • Açaí
  • Peixes Tambaqui, Pirarucu e Tambaré
  • As frutas incríveis
  • Refrigerante Baré
  • Tacacá
  • Balas de Cupuaçu e Castanha
  • X Caboquinho
  • Tapioca
  • Sorveteria Glacial

Tem muito restaurante legal em Manaus. Os meus restaurantes preferidos foram o Amazônico Peixaria Regional e Tambaqui de Banda. Esse assunto merecia mais detalhes, então escrevi os restaurantes mais legais da viagem detalhadinhos em outro post. Clique AQUI pra conferir.

restaurantes em manaus

O maravilhoso Pirarucu do rest. Amazônico

HOTÉIS EM MANAUS

Os melhores bairros para ficar hospedado em Manaus são Centro/Praça de São Sebastião e Adrianópolis.

O centro histórico é a área mais interessante da cidade para fins turísticos. Além de ser o entorno do Teatro, é de lá que saem os passeios de barco pelos rios Negro e Solimões. Por ali, os mais econômicos sãoo Go Inn Manaus e o Seringal Hotel. Lindérrimo, mas com o preço bem mais alto, temos o boutique Hotel Villa Amazônia. Para reservar um hostel, o melhor é o Local Hostel Manaus. Fica a uma quadra da Praça São Sebastião, tem ótimo custo benefício e muito bem avaliado (também conta com quartos privativos).

Meu quarto no Blue Tree. Preferi um hotel de rede, pois sabia o que ia encontrar.

Eu fiquei em Adrianópolis, um bairro um pouco mais animado a noite e com hotéis novos. De lá para o centro histórico custa uns R$12 de Uber. O escolhido foi o hotel Blue Tree Premium (R$260 a diária – reserve AQUI). Também estão presentes algumas unidades das grandes redes de hotéis, como o Quality Hotel Manaus e o Mercure Manaus.

Ponta Negra é o bairro onde tem a praia de rio. Fica lá do outro lado da cidade e a orla foi revitalizada desde a Copa do Mundo de 2014. É a opção de muita gente, mas não considero uma boa por ser longe de quase tudo que envolve o turista.

HOTEL DE SELVA EM MANAUS

A experiência de dormir bem no meio da selva amazônica é incomparável. É aí que você entende a imensidão da floresta, os igapós, igarapés e um pouco da vida dos ribeirinhos. Além disso, no hotel você terá diversas atividades de contato com a natureza.

Não é preciso passar perrengue, o Juma Amazon Lodge oferece uma estrutura espetacular e tudo incluso: alimentação, passeios e translado desde Manaus. Passei duas noites por lá e recomendo demais. Leia AQUI sobre a experiência incrível.

hotel de selva manaus

CRUZEIRO FLUVIAL

Se você procura uma experiência ainda mais exótica, é possível conhecer a Amazônia à bordo de um barco, acredita?Eu imagino que seja tão incrível que voltaria na Amazônia apenas para viver isso. Deixo aqui duas experiências de inspiração para vocês: a da Renata, em um barco simples, bacana e muito autêntico (leia aqui) e a do metre Ricardo Freire no Iberostar Grand Amazon (leia aqui).

É COMPLICADO ORGANIZAR A VIAGEM?

Muito simples e pode ser feito de forma independente. Se você tiver 4 ou 5 noites, sugiro dormir duas em Manaus e duas ou três no hotel de selva. Se tiver 1 dia extra, durma mais um dia em Manaus e visite as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

RESERVAS

SUGESTÃO DE ROTEIRO 5 DIAS

  1. CENTRO HISTÓRICO + BARZINHOS LARGO DE SÃO SEBASTIÃO
  2. PASSEIO DE BARCO DIA TODO (PESCARIA, NADO COM OS BOTOS, TRIBO INDÍGENA) + JANTAR TÍPICO
  3. HOTEL DE SELVA + PASSEIOS INCLUSOS
  4. HOTEL DE SELVA + PASSEIOS INCLUSOS
  5. RETORNO À MANAUS + ALGUM PASSEIO PELA CIDADE
  6. * DIA EXTRA: CACHOEIRAS DE PRESIDENTE FIGUEIREDO

 

E aí, vamos para a Amazônia?

 


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓

 

Fazendo suas reservas através dos links parceiros do blog, você nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente sem ter qualquer custo adicional.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    O que levar na mala para Manaus e Amazônia?
    junho 5, 2018 at 12:10 am

    […] Juma Amazon Lodge: como é se hospedar num Hotel de Selva na Amazônia Delícias da culinária Amazônica: onde comer em Manaus (e o que experimentar) Quando ir à Amazônia: melhor época para viajar para Manaus e região O que fazer em Manaus: roteiro completo para 4 ou 5 dias na Amazônia […]

  • Reply
    10 passeios em Manaus para curtir o melhor da Amazônia
    junho 12, 2018 at 6:47 pm

    […] TAMBÉM: Roteiro completo pela Amazônia | Melhor época para viajar para […]

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: