BRASIL ILHA GRANDE RIO DE JANEIRO

O que fazer em Ilha Grande, RJ: melhores passeios e dicas

O destino é tão grande quanto o nome pode sugerir, por isso, o que fazer em Ilha Grande é uma lista que inclui muitos passeios,. Além disso, dificilmente uma primeira viagem será tempo suficiente para fazer todos, então é importante conhecer as opções e escolher aqueles que serão prioridade para você.

Com 4 dias inteiros em Ilha Grande é possível conhecer o melhor da Ilha, mas se você tiver apenas 3 também é possível curtir bastante. Agora vamos falar um pouquinho sobre as opções de roteiro?

LEIA TAMBÉM: Ilha Grande (RJ), tudo que você precisa saber para viajar

O QUE FAZER EM ILHA GRANDE

Todos os passeios em Ilha Grande giram em torno de ecoturismo, mas a maioria não exige muito esforço físico. É um destino que funciona tanto para quem quer só ficar na praia curtindo sombra e água fresca, quanto pra quem quer fazer uma trilha com vários km de distância.

Vila do Abraão

A Vila do Abraão é um bairro e a mais importante vila da Ilha Grande. Tudo acontece por ali, sabe? Restaurantes, lojinhas, agências de passeios e a maior parte das pousadas. A vila é pequena e com meia horinha você já viu tudo. Mas isso não significa que você não vá querer dar essa mesma voltinha várias vezes.

Um ponto fofo para tirar fotos é essa casinha, que foi construída em frente ao com essa finalidade mesmo. Fica bem em frente à igrejinha da praça, quase do lado do píer de onde saem todos os passeios de barco e lancha.

Outra coisa possível de se fazer a partir das Praias do Abraão é conhecer as praias acessíveis por trilha. Falarei sobre elas no próximo tópico.

Praia do Abraãozinho e Praia da Crena

Seguindo pelo canto direito da Praia do Abraão, há uma trilha de mais ou menos 1km que dá acesso à outras praias belíssimas da Ilha. A primeira é a pequenina Praia da Júlia, a segunda a Praia da Crena, onde há um restaurante com estrutura (mesas, cadeiras, comida). E seguindo um pouco mais, chega-se na Praia de Abraãozinho, que é linda e boa para descansar.

Uma manhã ou tarde é tempo suficiente para conhecer essas praias, por isso, é uma ótima opção de passeio no dia de chegada à ilha, quando normalmente só temos o período da tarde.

Dica: abriu recentemente um barzinho descolado na Praia da Julia, bem legal para tomar uns drinks na volta do passeio. Se você quiser ir em outro horário é bem pertinho também, bem no começo da trilha.

Passeios de barco/lancha

Na minha opinião, pelo menos um passeio de barco ou lancha você precisa fazer, pois é a melhor maneira de conhecer a Ilha. A água das praias no entorno da Ilha Grande é muito bonita, mas existem algumas ilhotas e pontos no meio do mar que são surreais.

Existem centenas de agências vendendo passeios pelas ruas da Vila do Abraão. Há passeios de escuna, com preço mais em conta, porém com navegação mais lenta e mais passageiros. E também os passeios de lancha, mais rápidos, mais vazios e os que eu recomendo fazer.

Os passeios de lancha variam entre R$ 100,00 e R$ 250,00 por pessoa, a depender do roteiro e da época do ano (deu uma aumentada por conta da pandemia também). Estando em grupo, vale consultar preços de passeios privativos, assim você aluga a lancha pelo dia todo e não fica obrigado a fazer as mesmas paradas dos passeios.

Ilhas Paradisíacas

É um dos roteiros mais lindos de Ilha Grande, na minha opinião. São 4 paradas em pontos incríveis: Ilhas Botina, Cataguases, Praia do Dentista e Piedade. Ao final, há uma parada numa praia com restaurante para almoçar, pago à parte e se quiser. Se eu tivesse que escolher um único passeio de lancha para fazer, escolheria esse.

Ilha de Cataguases
Ilhas Botinas

Meia volta

Esse passeio contempla duas das principais atrações da Ilha Grande: a Lagoa Verde a Lagoa Azul. Apesar do nome, não são lagoas, mas partes do oceano onde a água fica calminha e cristalina, parecendo uma Lagoa, realmente.

Além disso, o passeio faz paradas na Praia do Amor, na Praia da Feiticeira e, por fim, para almoçar, normalmente no Saco do Céu. Essa parada de almoço é muito linda, no meio de um mangue, com vegetação preservada.

Volta à ilha

É o passeio mais completo da ilha, já que explora a costa sul, de mar aberto, onde estão as praias mais preservadas e pouco povoadas, além de ser mais difícil de chegar. Uma das paradas é a Praia do Aventureiro, onde há aquele coqueiro tombado lindo e famoso. Além disso ainda faz paradas em Parnaioca, Caxadaço (panorâmico), Praia dos Meros e a do almoço.

É muito interessante, por conta da variedade de paisagens. A praia dos Meros é uma das mais lindas da região, e o coqueiro de Aventureiro é tem um coqueiro fotogênico. Por outro lado, é o passeio mais dependente de condições climáticas e só acontece se o mar estiver tranquilo. Ruim também para quem costuma enjoar muito, porque balança demais.

Praia do Aventureiro

Super Sul

Outro roteiro muito interessante, pois visita vários locais de difícil acesso, em Mar aberto. No roteiro Super Sul está a Ilha de Jorge Grego, um lugar ótimo para mergulho. As demais paradas são Dois Rios, Caxadaço e a famosa Lopes Mendes. Esse eu nunca fiz!

Praia de Lopes Mendes

Lopes Mendes é uma praia deserta, que já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo e do Brasil. Não precisa incluir em nenhum passeio de lancha, pois dá para chegar de taxi-boat (barco para ir e voltar). É um passeio para quem quer passar mais tempo numa praia só ao invés de ficar se deslocando.

Me julguem, mas não acho a praia isso tudo. Pode ter sido falta de sorte minha quando lá estive, pois o tempo também não estava tão bonito. O legal é que é passeio um com custo baixo, o que acaba tornando ele ainda mais interessante, pois é possível conhecer três praias da Ilha Grande em um único dia: Praia de Pouso, Lopes Mendes e Santo Antônio. 

Foto: oglobo.globo.com

Trilhas

Trilha é o que não falta em Ilha Grande, tanto para iniciantes, quanto para trekkings avançados. Caso tenha interesse, vale a pena conferir esse link do site oficial da ilha, com todas as informações de distâncias, rotas e níveis de dificuldade:

Trilha é o que não falta em Ilha Grande, tanto para iniciantes, quanto para trekkings avançados. Caso tenha interesse, vale a pena conferir esse link do site oficial da ilha, com todas as informações de distâncias, rotas e níveis de dificuldade: ilhagrande.org/trilhas-da-ilha-grande.

Cachoeiras

Não bastasse ser agraciada com praias perfeitas, a Ilha Grande ainda tem cachoeiras. A Cachoeira da Feiticeira é a mais famosa e também mais simples de chegar. Mas não é tão fácil, pois são 1h30 de trilha a partir do Abraão. Dica esperta: dá para economizar meia hora pegando um táxi-boat até a Praia da Feiticeira, de onde andará mais 1 horinha.

Mergulho

Depois de tudo que contei, dá para imaginar que águas de Ilha Grande são super propícias para mergulho, não é? Pois transparência e diversidade marinha são coisas que não faltam. Várias empresas oferecem o serviço na Vila do Abraão.

Sugestão de roteiro

3 dias em Ilha Grande: é pouco tempo, já que o primeiro e o último dia provavelmente serão pela metade, mas dá para fazer um passeio de lancha nesse dia do meio e curtir as proximidades do Abraão na metade do dia de chegada e no dia de ir embora.

4 dias em Ilha Grande: no dia da chegada almoço e praias da Vila do Abraão. No segundo algum passeio de lancha. No terceiro passar o dia em Lopes Mendes e no quarto uma trilha pequena para o outro lado do Abraão pela manhã, antes de ir embora.

5 dias em Ilha Grande: com esse tempo você pode fazer a programação acima e escolher mais um passeio para conhecer mais da região.

Gostou das dicas? Espero que sua viagem seja incrível e que esse post tenha ajudado no seu roteiro. Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que responderemos o mais breve possível!


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

Gostou das dicas? Espero que sua viagem seja incrível e que esse post tenha ajudado no seu roteiro. Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo que responderemos o mais breve possível!

You Might Also Like

1 Comment

Vamos trocar uma ideia? Comente!

%d blogueiros gostam disto: