O que fazer em Cusco?
Preferi conhecer a cidade por minha conta mesmo. Já são tantos passeios com hora marcada que se sentir livre para ir e vir um diazinho faz bem à sua viagem. Além disso, a cidade é grandinha, mas os pontos turísticos estão todos concentrados na mesma região, o centro histórico.
Saiba que o City Tour que é vendido por lá não tem a mínima conexão com esse roteiro. Apesar de ter esse nome, ele vai para uns sítios arqueológicos fora da cidade
Lembrando que são apenas idéias, você pode acrescentar ou cortar algo e sempre fazer do seu jeitinho. E como eu fiz?
1- PLAZA DE ARMAS
É o ponto central, por onde você vai passar muitas e muitas vezes. A praça é bem bonita, e ao seu redor tem todo tipo de comércio, casas de câmbio, restaurantes, casas noturnas e a igrejas, inclusive a Catedral de Cusco, que é aberta á visitação.
Curiosidade: como era a praça principal do império inca, foi aqui que os espanhóis declararam a conquista sobre a civilização. Também construíram as igrejas para marcar a presença do cristianismo.
2- MUSEUS
O já mencionado boleto turístico dá direito a visitar 4 museus pertinho uns dos outros, 2 são legais, mas não vá imaginando suuuuper museus, ok? É fácil de achar porque tem um mapinha prático na parte de trás do boleto com os museus marcados.
Museu de Arte Popular
Uma sala só e beeeem sem graça. Não ficamos nem 5 minutos.
Museu do Sítio Arqueológico de Qorikancha
É meio escondido, mas é interessante. Há vários objetos da era pré-inca e também múmias. Os vários crânios contém explicações sobre como eles realizavam cirurgias. Podia fotografar? Não! Se eu fotografei? Claro!
No alto à direita, o templo Qorikancha, que também tem visita guiada.
Obs: bem em frente tem o Centro Qosqo de Arte Nativo, também incluso no Boleto. Por lá rolam apresentações de danças locais às 18:00
Museu Histórico Regional
Interessante visitar no primeiro dia porque esse museu ensina muita coisa sobre a cultura inca e a colonização espanhola. Vai ajudar a entender os outros passeios e é o museu mais avançado que encontrei na região aliando tecnologia à informação. Possui objetos, fósseis, telas e o legal é que ele foi dividido temporalmente. Se você não tiver tempo, é o único que considero indispensável.
Museu de Arte Contemporânea
Também pequeno, abriga poucas obras, mas tem uma estrutura física bonita, tipicamente peruana.
3 – Mercado e Centro Artesanal de Cusco
Para tudo! Quem gosta de artesanado vai en-lou-que-cer no Peru!!! É tudo lindo de viver, tem preço excelente e da vontade de comprar tudo!
Mas não se afobe, ok? Porque é muito comum haver uma variação grande de preços. Eu comprei bastante coisa em Cusco, mas a maioria estava com preços melhores nos vilarejos vizinhos e na feira de águas calientes (a melhor de todas).
É tanta, mas tanta coisa, que você não sabe nem o que comprar. Meus favoritos: mochilinhas, mantas, tapetes, jogos de xadrez e chaveiros de lhama trazer para todos os seus conhecidos.
Há dois lugares em Cusco com concentração de artesanato: o Mercado Artesanal e o Mercado de São Pedro. O primeiro é mais específico, e o segundo pode ser não tão agradável porque também vende verduras, carnes e muitas frutas cristalizadas. Se você quiser se aventurar a ingerir algum alimento por lá, beleza, mas a higiene é muito duvidosa.
4 – Cafeterias
Quer uma sugestão para encerrar o passeio de forma relaxante?
Aproveite uma das cafeterias da cidade. Como estávamos hospedadas perto, fomos de Capuccino Café, que tem varandinhas super charmosas para a Plaza de Armas e não nos arrependemos.
Se for da sua preferência, experimente a Cusquena, a cerveja local! 😉
LEIA TAMBÉM:
- Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? (mês a mês)
- Dicas Antes de Visitar Machu Picchu
- O que fazer em Cusco: Moray e Maras
- Machu Picchu – Enigmática, Grandiosa, Sensacional
- Roteiro Cusco Peru | Post Índice
CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO
RESERVE SEU HOTEL || ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM || CHIP INTERNACIONAL
Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.
4 Comments
Roteiro Machu Picchu | Post Índice - Sthe On The Road
dezembro 22, 2015 at 9:45 pm[…] Conhecendo a Cidade e Museus (veja aqui) – Já adaptado ao clima, eu gostaria de comprar o boleto turístico e ir conhecer a cidade por conta própria. O roteiro do post ficou bem redondinho! […]
Camila
abril 30, 2016 at 9:24 pmOLá Sthe!!! Parabéns pelo blog, achei seu roteiro fantástico. Estou indo em junho e vou seguir tudinho haha Gostaria de saber qual hotel que vc ficou em Cusco e se vc recomenda. Obrigada! Bjss.
O que fazer em Cusco: Vale Sagrado + Trem para Águas Callientes - Sthe On The Road
setembro 7, 2016 at 2:37 pm[…] O que Fazer em Cusco: Museus, Mercado e Feirinhas de Enlouquecer […]
Passeio imperdível em Cusco: Salineira de Maras e Moray
maio 11, 2018 at 6:51 pm[…] O que fazer em Cusco: museu e feirinhas de enlouquecer […]