ALAGOAS BRASIL MACEIÓ SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Roteiro de 5 dias em Alagoas: Maceió e arredores

roteiro maceió

Quando decidi conhecer Alagoas fiquei muito indecisa sobre as cidades que iria visitar, pois o Estado tem muitos atrativos, mas com distância considerável entre eles.

Uma coisa é certa, 5 dias é muito pouco para conhecer o litoral todo e será necessário fazer escolhas.

Foi assim que eu decidi não conhecer Maragogi nesta oportunidade. Explico: a capital, Maceió, tem praias lindas nas redondezas e também piscinas naturais. Como a viagem até Maragogi leva umas duas horas e meia e eu ainda teria que retornar a Maceió para pegar o voo de volta ao Rio, achei que seria muito tempo na estrada. Mas isso é uma escolha bem pessoal, viu?

Uma das missões deste site é tentar ajudar o leitor a viajar melhor. Se você está com a ideia de fazer uma viagem bem completa, tenha em mente que precisa de pelo menos uma semana (vou sugerir um roteiro para quem tem esse tempo, ou mais).

Confira a seguir como foi meu roteiro Alagoas em 5 dias de viagem, com dicas de onde ficar, quando ir, o que fazer por lá:

5 dias de roteiro Maceió e arredores

dicas são miguel dos milagres

São Miguel dos Milagres (2 noites)

♦ Dia 1: Chegada em Maceió – viagem de carro para São Miguel dos Milagres. Hospedagem: Pousada Côté Sud

♦ Dia 2: Praia do Patacho, Porto da Rua, Passeio das piscinas naturais. Hospedagem: Pousada Côté Sud

Maceió (3 noites)

♦ Dia 3: Viagem para Maceió curtindo o dia com paradas pelo caminho: Praia do Marceneiro, Ipioca, Hibiscus Beach Club. Hospedagem: Hotel Ponta Verde

♦ Dia 4: Praias Urbanas de Maceió: Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Garça Torta. Hospedagem: Hotel Ponta Verde

♦ Dia 5: Praias do Litoral Sul: Praia e Mirante do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês e Lagoa 

*Dia 6: retorno 7h para o Rio

* Você pode ir a Maragogi ao invés de São Miguel dos Milagres, se preferir.

** Também pode fazer na ordem inversa, começando por Maceió. É que que eu prefiro fazer a parte mais puxada no início da viagem e estar mais perto do local de retorno ao fim.

No blog Família sem Fronteiras você encontra ótimas dicas: São Miguel dos Milagres, entre praias e pousadas dos sonhos

onde ficar em maceió

7 dias de roteiro Maceió e arredores

Sugestão de roteiro para quem tem mais dois dias de viagem:

Maceió (2 noites)

♦ Dia 1: Chegada e hospedagem em Maceió

♦ Dia 2: Praias Urbanas de Maceió: Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Garça Torta, Serreia. Hospedagem em Maceió

Barra de São Miguel (2 noites)

♦ Dia 3: Praias do Litoral Sul: Praia e Mirante do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês. Hospedagem em Barra de São Miguel

♦ Dia 4: Praias do Litoral Sul e/ou passeio à Foz do Rio São Francisco. Hospedagem em Barra de São Miguel

barra de são miguel alagoas

Litoral Norte (2 noites em Milagres, Japaratinga ou Maragogi)

♦ Dia 5: Viagem para o Litoral Norte, Praia do Patacho, Porto da Rua, Passeio das piscinas naturais. Hospedagem na região.

♦ Dia 6: Praias e Piscinas Naturais de Maragogi

*Dia 7: Praias e retorno a Maceió.

roteiro maceió 5 dias

ALUGAR CARRO OU NÃO?

Nesse tipo de roteiro, não há maneira melhor de se locomover em Alagoas do que carro. São muitos pontos de parada e o carro te dá autonomia até para refazer os planos (aconteceu comigo diversas vezes).

Agora, se a sua viagem for para um único lugar específico, pode ser que seja dispensável. Por exemplo: a pousada que fiquei em Milagres tinha transfer a partir do aeroporto e era possível contratar passeios de buggy pela região, de forma que o carro se tornava dispensável se eu estivesse indo apenas a Maceió e Milagres.

Pesquise na RentalCars

 

QUANDO IR A MACEIÓ: MELHOR ÉPOCA

A melhor época para ir a Alagoas é no verão, de dezembro a março, pois o mar fica com um tom azul incrível. A parte ruim é pegar os lugares mais cheios e com preços mais altos. Vale apostar nos meses de outubro e novembro, quando o inverno já acabou, mas não chove com frequência e ainda é baixa temporada.

De abril a agosto as chuvas são mais frequentes e podem atrapalhar os planos. Eu fui no mês de abril e peguei dias de muita chuva, com o tempo completamente fechado e o mar turvo. Como não é um destino que tem muita coisa para fazer além de praia, eu sugiro que você viaje numa data mais certeira.

DICAS DE PASSEIOS

passeios em maceió

Piscinas Naturais

Quase uma marca registrada do estado, não é mesmo? As piscinas são realmente lindas e você pode ver tanto em Pajuçara, em Maceió, quanto em Milagres e Maragogi. Dizem que a de Maragogi é a mais linda. O mais importante em alagoas é consultar a tábua das marés no site da Marinha do BrasilPara conhecer as piscinas naturais, é preciso que a maré esteja baixa, até no máximo 0.4, em um horário que ainda seja dia.

Day use em Beach Club

Além das tradicionais barracas de praia, você encontra alguns clubes com mais estrutura, espreguiçadeiras, redes e música. Eu conheci o  Hibiscus, na Praia de Ipioca (R$ 30,00 por pessoa) e o  Praerô em Barra de São Miguel (R$ 25,00 por pessoa). Ambos muito legais, mas, naturalmente, os drinks e comidinhas têm o preço bem mais alto que nos outros lugares.

Passeio de Buggy ou Quadricículo

Disponível em muitas praias, mas o da Praia do Gunga é bem interessante, pois ainda garante uma bela vista na visita às falésias. Confesso que não fiz por falta de tempo.

Curtir as praias

Além de dar um mergulho, comer um peixinho e tomar muita água de coco, você pode caminhar ou fazer um passeio de bike (veja a disponibilidade na sua pousada).

 

E lembre-se: reserve um tempinho para não fazer nada. É revigorante!

 

LEIA TAMBÉM:
Pousada Côté Sud: um refúgio em São Miguel dos Milagres, Alagoas
Hotel Ponta Verde, hospedagem de frente pro mar em Maceió
Porto de Galinhas de Ponta a Ponta
Miniguia de Trancoso: o destino de praia mais desejado dos últimos tempos


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓

 

Fazendo suas reservas através dos links parceiros do blog, você nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente sem ter qualquer custo adicional.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    O que fazer em Maceió: melhores praias e passeios
    julho 23, 2018 at 10:29 pm

    […] → PRECISA DE UM ROTEIRO DE 5 DIAS EM ALAGOAS? LEIA ESSE POST ←  […]

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: