AVENTURA BRASIL NITERÓI RIO DE JANEIRO

Costão de Itacoatiara: uma das vistas mais bonitas de Niterói

costão de itacoatiara

Dia de sol no Rio de Janeiro é sinônimo de atividade ao ar livre. Dessa vez, nosso destino foi Niterói!

Já que somos “caça-paraíso”, a ideia era fazer uma trilha com visual e depois curtir praia. Pra quem ainda não conhece a região oceânica da cidade, há praias lindonas como Camboinhas, Piratininga e Itacoatiara. Essa última é muito frequentada por surfistas, tem um astral leve e a trilha do Costão de Itacoatiara. =]

Há anos eu pensava em subir, mas pensava que era difícil. Não é nada! A trilha do Costão tem fácil acesso: é na rua das Rosas (só margear o canto esquerdo da orla da praia). A entrada é bem sinalizada, com uma guarita do INEA. Ali, há o controle de visitação, pois aos fins de semana tem tido uma procura grande e acaba formando fila, encarei meia hora de espera. Rs

Não deixe de me seguir no instagram @stheontheroad
para acompanhar as viagens em tempo real e pegar dicas.

costão de itacoatiara

A TRILHA DO COSTÃO DE ITACOATIARA

Há um pequeno trecho de trilha íngreme dentro da mata. Depois uma bifurcação onde você opta pelas trilhas que vão até a Pedra do Elefante, Enseada do Bananal e Costão, para aí então começar a subida na rocha do costão.

Daqui em diante não tem mais sombra nenhuma e a subida parece um pouco mais difícil. É aqui que muita gente empaca, mas com calma vai ser tranquilo (particularmente, acho que se eles colocassem uma corda ajudaria muito).

Mesmo antes de terminar de subir já se tem um visual super bonito, como esse que dá pra Pedra do Elefante. Mas não desista, viu? A vista do alto do costão é incomparável!

costão itacoatiara

Chegando ao topo a vista é recompensadora, um visual incrível, que jus a toda sua fama! Hipnotizante o tom vivo do azul do mar, vale passar um tempinho apreciando a vista e tirando fotos.

E pode respirar aliviado porque a descida é bem mais tranquila que a subida. Se bater medo, coloque o bumbum no chão e vá escorregando devagar pela pedra que vai dar tudo certo.

costão de itacoatiara

LEIA TAMBÉM: 7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
Praia do Secreto: o Rio de Janeiro ainda surpreende
Arraial do Cabo: O que fazer, Onde ficar e Onde comer
25 Frases de viagem para usar nas suas legendas

praia de itacoatiara

itacoatiara niteroi

E quanto tempo leva a trilha do costão de Itacoatiara? No total, levamos 2 horas entre subir, tirar fotos e descer, mas foi bem sem pressa, pois daria pra fazer em menos tempo. Também não chegamos tãaao cedinho, começamos a trilha já era mais de meio dia e esse horário o sol castiga.

DEPOIS PRAIA

Ao descer, a melhor pedida é matar a fome com um dos famosos sanduíches naturais e aproveitar o restante do dia na areia. O sanduba que a gente comeu é num quiosque da orla e tava super gostoso! (vou ficar devendo o nome, mas é o primeiro vindo do costão).

Também não precisa se preocupar se não tiver levado cadeira e guarda-sol, pois tem como alugar.

praia de itacoatiara

Eu adoro a praia de Itacoatiara, me sinto bem mais segura lá que nas praias da zona sul e é uma das mais bonitas do estado!

DICAS

  • Vá com um tênis adequado, pois a pedra escorrega (mas leve um chinelinho pra colocar depois)
  • Leve água e protetor solar
  • No verão fica super lotado, melhor chegar cedo ou no fim do dia.
  • Estacionar em Itacoatiara é complicadinho, se for de carro, vá com a paciência redobrada.

COMO CHEGAR EM ITACOATIARA

Saindo do Rio de Janeiro:

  • Carro: na minha opinião é a melhor opção. Só colocar no waze salvador que ele vai te levar até lá. Pegar a Ponte Rio-Niterói e sempre seguir as placas de Região Oceânica. Do centro de Niterói a Itacoatiara, sem trânsito, dá uma meia hora.
  • Ônibus: Você pode pegar o 770D e descer na entrada de Itacoatiara, no ponto quase em frente a uma cabine de polícia. Dali pra praia é pertinho.
  • Barcas + Ônibus: Pegar uma barca sentido Niterói e lá pegar o ônibus 38.

imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
ALUGUE SEU CARRO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você não é taxado por isso e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Suh
    setembro 1, 2017 at 11:28 pm

    Sempre tive vontade de fazer essa trilha….
    Depois desse post, pode ter certeza que vou !

    • Reply
      Sthefania Memelli
      setembro 4, 2017 at 9:55 pm

      Ah, que linda!
      Vale muito a pena, viu? Eu adorei.. tava na listinha faz algum tempo tb! :*

    Leave a Reply