O Rio tem taaaaaanta coisa para fazer, que todo dia a gente descobre uma coisinha nova.
Meu amor pela cidade só cresce, então selecionei as coisas mais legais que faço em ares cariocas, sem ordem, sem roteiro, despretensiosamente mesmo. Escolha o que fazer no Rio de Janeiro. E também se apaixone!
1. Sente na mureta do Bar Urca para ver o pôr do sol acompanhado de uma cerveja gelada e um pastelzinho. A versão mais baratinha (e ainda mais carioca) é a “pobreta”, que fica quase do lado da outra e tem uma vista até mais bonita.
2. Aposte na dobradinha biscoito Globo + mate com limão de barril nas praias da Zona Sul. Se não falar “bixxxcoito Globo” com sotaque, não vale.
3. Alugue uma bicicleta do Itaú para circular a Lagoa Rodrigo de Freitas. Tome um coco geladinho no fim do passeio. Aproveite para perceber as pessoas se exercitando e passeando com seus animais de estimação. LEIA TAMBÉM: Como usar o novo Itaú Bike Rio
4. Ou pedale do Leme ao Leblon, admirando o trajeto por Copacabana, Arpoador e Ipanema. É um clássico incansável do Rio.
5. Faça a trilha do Morro da Urca. Ela começa em um ponto da pista Cláudio Coutinho, que fica à esquerda na Praia Vermelha, é super tranquila e te dá a vista do Pão de Açúcar sem ter que pagar nada. Quando descer, almoce no Terra Brasilis, um restaurante com comida ótima do outro lado da praia, mas que valeria a ida só pela vista.
6. Se não estiver a fim de trilha ou quiser andar no bondinho, compre o ingresso! É o passeio turístico mais tem-que-ir do Rio de Janeiro. E um ícone, né?
7. Falando em vista, minha favorita é a do mirante Dona Marta. Lá de cima se vê o Pão de Açúcar, a baía de Guanabara e o Cristo. Ele fica na Estrada das Paineiras, a mesma que vai para o Corcovado. Vá de carro, de preferência bem cedinho, quando a luz está mais bonita.
8. Visite o Cristo Redentor!
+ Dicas do que fazer no Rio de Janeiro
9. Curta um show no Circo Voador e um na Fundição Progresso. Os dois lugares têm uma vibe incrível e uma agenda cultural inigualável. Chegue cedo para a Lapa, sente no Booze Bar e peça a coxinha sem massa. Depois é só ir andando para o show.
10. Passe um dia incrível em Santa Teresa. Comece subindo a Escadaria Selarón na Lapa, emendando o passeio no belíssimo Parque das Ruínas e caindo em algum dos tradicionais restaurantes de Santa. Confira aqui um roteiro mastigadinho de Santa Teresa!
11. Encontre uma celebridade na rua e finja que é a coisa mais normal do mundo, porque no Rio é mesmo.
12 Aposte nas praias da Zona Oeste: Pepê, Barra da Tijuca, Praia da Reserva, Recreio, Pontal, Macumba, Secreto, Prainha, Abricó (de nudismo!) e Grumari. São um tesouro carioca e ainda não tão lotadas quanto as outras. Não fique achando que chegar lá é bicho de sete cabeças, basta estar de carro e usar jogar o nome das praias nos mapas do Waze ou Google Maps. (clique AQUI e veja o Guia das Praias da Zona Oeste)
O que fazer no Rio de Janeiro
13. Se encante pelo Jardim Botânico e depois tome um café La Byciclette, que fica lá dentro (ou no Empório Jardim do lado de fora).
14. Faça um piquenique no Parque Lage. É público, gratuito, lindo e é nosso.
A Luciana do blog Lets Fly Away tem um post ótimo para quem está vindo para o Rio de Janeiro com crianças. Não deixe de conferir!
15. Tome café da manhã numa padaria tradicional ou com uma vista incrível. Falo delas aqui.
16. Gaste tempo em alguma Livraria da Travessa.
17. Cante num karaokê da Feira de São Cristóvão (o nome real é Centro Luiz Gongaza de Tradições Nordestinas). Se jogue nas delícias nordestinas e tome uma cachacinha de banana.
18. Vá à feirinha da Rua do Lavradio, todo primeiro sábado do mês na Lapa. Compre artesanato, namore antiguidades e conheça os bares.
19. Dê um pulo em Niterói para ver o Rio por outro ângulo. Visite o Museu de Arte Contemporânea, suba até o Parque da Cidade e pegue uma Praia em Itacaoatiara.
20 . Tome um banho de cachoeira na maior floresta urbana do mundo, a da Tijuca. Você pode almoçar no Esquilos, um restaurante de 1945 e emendar com o visual da Vista Chinesa.
21. Vá dançar em uma festa da moda. É preciso conhecer algum carioca para saber quais são as boas. No momento, adoro a Tardezinha e a Fica Comigo.
22. Faça stand up paddle colado no Forte de Copacabana. As barraquinhas de aluguel de prancha estão sempre disponíveis e ainda guardam seus pertences.
23.Passe pelo menos um réveillon em Copacabana. A queima de fogos é realmente de outro mundo.
24. Tome um chope no Pavão Azul. Um boteco boêmio com mais de 50 anos de tradição que serve pataniscas de bacalhau e pastéis a preço de banana. ou encontre o seu boteco preferido. O meu fica fora do eixo turístico, o Bar da Amendoeira.
+ Dicas do fazer no Rio de Janeiro
25. Visite Paquetá e encontre um Rio de Janeiro do tempo do Império. O embarque para a ilha é feito no cais da histórica Praça XV, no Centro da cidade.
26. Conheça o combo Museu do Amanhã + AquaRio. O aquário é muito mais legal que se pode imaginar e o Museu é de uma fotogenia impressionante. A revitalização da Praça Mauá deu vida nova ao centro e criou um ambiente super legal. Aproveite para fotografar o mural Etnias, o maior grafite do mundo. Ele feito pelo brasileiro Eduardo Kobra.
27. Aproveite a boemia maravilhosa de Botafogo. São tantos bares incríveis que qualquer seleção seria injusta, mas não posso deixar de indicar meus favoritos. Para sentar, bater papo, beber e comer: Meza. Para ficar em pé e curtir música boa: Coordenadas e Bukowski.
28. Aproveite o famoso Carnaval do Rio. Tem bloco pra quem é de bloco e festa pra quem é de festa. E não fuja do clichê, pelo menos uma vez na vida, assista aos desfiles na Sapucaí.
29. Ande de chinelo o dia todo. É libertador!
30. Nunca pense que sabe tudo sobre o Rio de Janeiro. Ele sempre surpreende!
E você? O que gosta de fazer no Rio de Janeiro?
+ RIO DE JANEIRO NO BLOG:
Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis
Praia do Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende
Cristo Redentor: ingresso com acesso exclusivo e café da manhã inclusos
Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA
Quando você faz suas reservas pelos dos links parceiros do blog, ganhamos uma pequena comissão e você não tem custo adicional. Incentive o conteúdo gratuito!
36 Comments
Luisa Galiza
março 20, 2018 at 8:05 pmQue dicas maravilhosas! Realmente é muito complicado escolher algo certinho pra fazer na cidade maravilhosa. tantas opções, tantas alternativas…. Amei as 30 que deu e amei mais ainda saber que boa parte delas já fiz!
Sthefania Memelli
março 26, 2018 at 6:08 pmRio de Janeiro tem para todos os gostos, sempre!
Manuela
março 21, 2018 at 2:48 pmArrasou das dicas!!! Posso dizer que já fiz uns 60% da sua lista, mais ainda tem muita coisa pra conhecer! O que quero muito visitar é a trilha da Urca (só fui na mureta) e explorar Santa Teresa. Se tudo der certo será em breve!!
Sthefania Memelli
março 26, 2018 at 6:08 pmMorro da Urca é uma trilha deliciosa! Vá que será sucesso
Makenna N. Correia Figueiredo
março 22, 2018 at 2:41 amSão tantas dicas maravilhosas que dá vontade de ir ao Rio amanhã mesmo.
Confesso que os últimos acontecimentos tem me deixado aflita em ir na Cidade Maravilhosa, mas sem sombra de dúvidas foi esse foi o melhor roteiro que li nos últimos tempos!
Sthefania Memelli
março 26, 2018 at 6:09 pmNão dá para descuidar da segurança no Rio mesmo, mas eu continuo amando a cidade e fazendo muita coisa boa!
Liany Garves
março 24, 2018 at 4:07 amAh que legal. Consegui identificar várias coisas que já fiz. Sentar na mureta da Urca com uma cervejinha gelada, os clássicos como pão de açúcar e Cristo, mate com biscoito globo (que eu simplesmente adooooorrro), escadaria selarón e Santa Tereza, arcos da lapa, botequinhos e o meu preferido, Parque Laje! Acho ele demais e super bem conservado. O Rio realmente com coisas incríveis pra ver e fazer! Ainda falta muita coisa nessa lista aí pra eu conhecer e aproveitar. Marcando viagem pro Rio em 3, 2, 1…
Sthefania Memelli
março 26, 2018 at 6:10 pmO bom do Rio é sempre ter novidades e dar vontade de voltar! Obrigada pela visita!
N. Netto
março 24, 2018 at 4:25 amPuxa que bacana esse post. Já fui algumas vezes pro Rio e gostei bastante. O que eu mais curto são as trilhas com certeza. Essa do Morro da Urca ainda mão fiz, mas quero fazer e ficar na praia tomando mate e comendo biscoito globo também está na minha lista de favoritos. Precisando voltar lá até completar essa listinha, a última vez que fui nem existia o Museu do Amanhã ainda. Ah também gosto muito de Santa Teresa e da parte histórica!
Sthefania Memelli
abril 1, 2018 at 2:57 pmA área do museu ficou super linda! Tenho certeza que você vai amar. Santa Teresa mora no meu coração (mesmo com tanta violência lá). Espero ter ajudado com dicas para o seu retorno!
Anna Claudia Rodrigues
março 26, 2018 at 5:26 pmO RJ sempre me surpreende, e deve ser por isso que não me canso da cidade maravilhosa. Meus gostos são bem parecidos, mas sua lista está maior que a minha. Vou pra lá agora no feriado e dessa vez quero incluir o Parque Laje e o Museu do Amanhã… Se der tempo de fazer uma trilha tb seria maraaa! Bjs
Sthefania Memelli
abril 1, 2018 at 2:58 pmAhh, que bom saber que nosso gosto bate! Como eu to sempre pelo Rio, acabo fazendo muita coisa, mas com o tempo você mata tudo e ainda vem aqui nos dar mais dicas!
Thiago Carvalho
março 27, 2018 at 5:30 pmComo carioca, posso ratificar que não poderia estar melhor escrito esse post. Simplesmente excelentes as dicas e super atualizadas. Parabéns! As fotos ficaram ótimas e super representativas.
Na minha opinião uma dica totalmente negligenciada pelos turistas e muito bem exaltada é “aproveitar as praias da Zona Oeste” – muito mais bonitas, limpas, vazias e seguras do que Copacabana, Leblon e Ipanema.
Sthefania Memelli
abril 1, 2018 at 2:59 pmQue bom receber a aprovação de um carioca nato! Eu também amo as praias da Zona Oeste. Fico até na dúvida se deveria incentivar o povo a ir mesmo. HAHAHHA
Igor Augusto
março 28, 2018 at 12:44 amPrimeira coisa, que negócio é esse de tirar aquela foto no Cristo Redentor SEM NINGUÉM? Aí sim, hein! Olha, já visitei o Rio de Janeiro várias vezes, mas, infelizmente, ainda não deu tempo de aproveitar tudo que você citou nesse post. É realmente uma cidade de belezas, que você conseguiu captar e capturar muito bem. As dicas foram ótimas e já tenho um novo objetivo: zerar tudo isso aí! Valeu!
Sthefania Memelli
abril 1, 2018 at 3:00 pmMeninooo, essa parada do Cristo é MUITO legal, pena que no momento está suspenso o passeio exclusivo.
Jaqueline Caixeta
março 30, 2018 at 2:38 amComo eu amo essa cidade maravilhosa! Muito gostoso ler esse post, faltam poucos pra completar os seus 30, e ainda da pra colocar um monte de coisa mesmo! Achei legal a ideia do karaoke e já favoritei seu post, espero voltar em breve ao rio <3
Sthefania Memelli
abril 1, 2018 at 3:01 pmOba!! Se tiver mais ideias coloque aqui nos coments que vou adorar fazer e aumentar a lista!
Rayane Azevedo
abril 1, 2018 at 9:22 pmSthefania, compartilho da mesma sensação que você sobre o Rio. Sempre tem alguma coisa nova pra fazer (ou repetir as mais legais. Das 30, já fiz todas! hahaha E não me canso de fazer!
Amei demais esse post! O Rio sempre, sempre, sempre será uma boa pedida!
Beijão!
Como usar o novo Itaú Bike Rio de Janeiro?
abril 17, 2018 at 7:25 pm[…] RIO DE JANEIRO NO BLOG: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 […]
Onde comer em Paraty: restaurantes e bares ótimos pra ir a dois! - Sthe On The Road
junho 5, 2018 at 6:39 pm[…] + PARATY E RIO DE JANEIRO NO BLOG: O que fazer em Paraty, uma das cidades mais charmosas do Rio de Janeiro Trindade: o lado roots de Paraty Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Praia do Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende Cristo Redentor: ingresso com acesso exclusivo e café da manhã inclusos Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) […]
7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
junho 10, 2018 at 8:12 pm[…] TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia […]
Como é se ficar no famoso Hotel Santa Teresa, um dos melhores do Rio
outubro 16, 2018 at 6:15 pm[…] TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste 7 Lugares incríveis para tomar café da […]
Arraial do Cabo: O que fazer, Onde ficar e Onde comer
janeiro 20, 2019 at 3:50 pm[…] 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro! […]
Para onde viajar em Março? Os melhores destinos do mês
janeiro 29, 2019 at 6:49 pm[…] 30 Dicas do que fazer no Rio de JaneiroMelhores praias do Rio de Janeiro: um guia da zona oeste7 lugares incríveis para tomar café da […]
Hotel próximo Rock in Rio 2019: onde ainda dá pra reservar?
julho 22, 2019 at 6:39 pm[…] 30 dicas para curtir no Rio | Melhores praias da Zona Oeste […]
Hotel próximo ao Rock in Rio 2019: onde ainda dá pra reservar?
julho 22, 2019 at 6:54 pm[…] 30 dicas para curtir no Rio | Melhores praias da Zona Oeste […]
25 frases sobre mar, praia, sol e sereia para usar nas suas legendas
julho 24, 2019 at 3:03 pm[…] TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro!Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste7 Lugares incríveis para tomar café da […]
Trilha do Morro da Urca: fácil, gratuita e com vista do Rio de Janeiro
outubro 27, 2019 at 3:28 pm[…] + 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro+ Costão de Itacoatiara: uma das vistas mais bonitas de Niterói […]
Paulo Gaspar
dezembro 5, 2019 at 11:01 amOlá. Vim de Braga, norte de Portugal e estou adorando esta cidade monumental e surpreendente. Apreciei muito as suas sugestões. Gostaria de acrescentar mais uma, que acho absolutamente obrigatória e não tenho visto tão divulgada quanto penso que merece. A Casa Villarino – http://www.villarino.com.br/, não tanto pela comida (que ainda não provei) mas pelo facto de ser um lugar icónico pelo que representa da história da bossa nova. Fica a dica 🙂
Sthefania Memelli
dezembro 9, 2019 at 5:28 pmEi Paulo, não conheço o local recomendado, mas adorei a sugestão. Já vou providenciar uma ida para conhecer. Obrigada demais pela dica e por nos prestigiar!
Ilha da Gigoia: como chegar, restaurantes e pousadas!
agosto 4, 2020 at 5:03 pm[…] deixe de conferir outras dicas do site para saber o que fazer no Rio de Janeiro, essa cidade que tanto amo […]
7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
agosto 5, 2020 at 3:30 pm[…] TAMBÉM:30 dicas do que fazer no Rio de JaneiroOnde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveisMelhores praias do Rio de Janeiro: um guia da […]
O que fazer no Jardim Botânico RJ: 5 passeios imperdíveis
outubro 12, 2020 at 9:47 pm[…] deixe de ler mais posts aqui no blog para saber o que fazer no Rio de Janeiro, essa cidade que tanto amo […]
Luciana Freitas
outubro 15, 2020 at 1:02 pmAmei as dicas de o que fazer no Rio de Janeiro! Tanta coisa boa, não é? Do que você relacionou andar por Santa Teresa é um dos meus passeios preferidos!
Roger Alves
dezembro 26, 2021 at 8:00 pmAmei tudo! Em janeiro retorno ao Rio cheio de boas dicas, obrigado.