CROÁCIA EUROPA

Descubra a Caverna Azul e as melhores praias da Croácia de barco!

A natureza foi generosa com a Croácia,

pediu pra ser bonita e deu eco.

Com centenas de ilhas, a Croácia tem algumas das mais belas praias da Europa. Estando em Hvar, que é o point, pelo menos um dia deve ser reservado para um passeio de barco. Entre tantas opções oferecidas, Vis, Blue and Green Cave chama a atenção. Impossível não ficar curioso ao ver uma caverna azul, uma verde e praias em lindas ilhotas no mesmo pacote.

Por mais que eu fale e escreva, nem a fotos conseguem traduzir a beleza dos locais.

Uma vez embarcado, é fácil entender a fama do passeio! Quem nos levou foi a Hvar Tours, empresa já consolidada no ramo e estrategicamente instalada ao lado da praça principal. O embarque acontece às 9h na riva (a orla croata). São lanchas rápidas para 12 pessoas. Por sorte, era um dia de muito sol e pouco vento. O sucesso do tour depende bastante muito desses .

green cave

O Passeio

A primeira parada é na Caverna Verde, na ilha de Vis. Ela tem esse nome pela coloração que se enxerga de dentro dela, um tanto quanto esverdeada. Do lado de fora é possível ter uma bela visão da gruta e barcos de porte maiores também conseguem entrar. É permitido mergulhar e ainda há quem resolva dar um salto do alto da gruta (corajosos, a água estava bem gelada).

A gruta verde é linda, mas a azul é fora de série! Então, a ordem das paradas faz toda a diferença para uma crescente no encantamento. A blue cave fica em Bisevo, mais uma das ilhas de Vis. Entre cada parada dessas tem que encarar uns 40 minutos de navegação e passeio frio nesses trechos de mar aberto, mesmo com muito sol. Não deixe de levar um casaco ou uma toalha grossa.

A gruta azul causa uma certa claustrofobia, é preciso abaixar de tão estreita a entrada. Somente pequenos botes podem ingressar, por causa disso, há uma paradinha para troca de barco e pagamento de uma taxa ambiental (50kn). A vista desse ponto de troca é linda! O mar parece misturado em tons de azul e verde sensacionais. Outra questão interessante é acertar o horário de ingresso na gruta azul. Somente entre 11 e 14h a iluminação se alinha e a água fica nesse tom fluorescente das fotos. Fora desse intervalo não tem graça!

 

Dá uma super vontade de mergulhar nessa água iluminada, mas infelizmente não é permitido!

komiza

Ainda há um tempinho para passear na ilha de Komiza, uma vila de pescadores muito gracinha. A arquitetura medieval faz de Komiza quase uma mini Hvar Town, mas sem o agitoEsse é o único ponto  do passeio em que há comércio e foi onde eu comprei uma toalha pra me salvar do vento na lancha (preços normais comparados a Hvar).

Na sequência, a encantadora praia de Stiniva. É remota e pequenina, está entre rochas e tem lindas águas cristalinas em tom verde esmeralda. O acesso se dá somente pelo mar ou por trilhas. Essa maravilha que arrebatou meu coração foi eleita pela European Best Destinations como melhor praia da Europa em 2016. #ficaadica

 

→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!

praias da Croácia

Verde esmeralnda de Stiniva

stiniva

E fechando com chave de ouro, a última e mais longa parada é Palmizana. A praia possui mais estrutura que as demais com bons restaurantes e um astral muito legal. Entre as opções, o estrelado restaurante Zori é o mais sofisticado e romântico. O Laganini tem um ar mais jovem, som ambiente animado e lounge com espreguiçadeiras (60 kn, fora o consumo). O melhor custo benefício fica por conta do Bacchus, que está instalado entre os dois anteriores. Foi onde almocei o risoto de camarão e aproveitei para tomar mais umas taças do excelente vinho croata.

palmizana

LEIA TAMBÉM: Hvar, a ilha mais incrível da Croácia

Depois da refeição curta o restante da tarde por ali. Se você estiver podendo gastar, pague pelas espreguiçadeiras, vale o conforto. Se não puder, essa é uma das poucas praias que tem alguma areia para estender a toalha, é bem estreitinha, mas dá pra se jogar!

Por volta das 17h o  aparece no pier para retornar a Hvar Town. E a gente fica como? Com aquela expressão de “que pena que acabou”. Mas passeio bom é passeio que deixa saudades! 😉

palmizana


QUEM LEVA:
Hvar Tours
Trg sv. Stjepana 7, 21 450 Hvar. Croácia.
Fone: +385 21 741 824
Email: info@hvartours.com
Green and Blue Caves – 500 kn (66 EUR) por pessoa (consulte para outros passeios e não esqueça de falar que viu a dica aqui no blog)
www.hvartours.com

*A autora realizou o passeio com assistência da Hvar Tours, mas a opinião aqui exposta é estritamente pessoal. 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Hvar, a ilha mais incrível da Croácia - Sthe On The Road
    agosto 25, 2016 at 7:49 pm

    […] LEIA TAMBÉM: Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia […]

  • Reply
    O paraíso tem nome: Plitvice - Sthe On The Road
    setembro 7, 2016 at 8:30 pm

    […] Como planejar sua viagem: Croácia Hvar, a ilha mais incrível da Croácia Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia […]

  • Leave a Reply