ÁFRICA CIAS AÉREAS EUROPA MARROCOS PORTUGAL

Como é voar Royal Air Maroc (aproveite a conexão gratuita!)

royal air maroc

Como é voar com a Royal Air Maroc:

Já faz um tempo que a Royal Air Maroc opera no Brasil, mas como ainda é uma cia aérea pouco conhecida dos brasileiros, é comum ter receio de voar com ela.

Só que a empresa marroquinha oferece preços imbatíveis nos voos pra Europa e fica difícil não fazer essa escolha. Com antecedência dá pra achar passagens pra Lisboa e Paris, com conexão no Marrocos, por menos de R$ 2.500,00. Além disso, é uma boa maneira de chegar no Marrocos sem escalas.

Decidi fazer uma experiência no voo Rio-Lisboa, que comprei por R$ 2.400,00 classe econômica para viajar em setembro, ainda considerado alta temporada. Veja aqui como é voar com a Royal Air Maroc.

+ Como planejar sua viagem para Portugal: vários roteiros!

como é voar royal air maroc

ROYAL AIR MAROC CHECK IN

O meu voo saiu do Galeão, no Rio de Janeiro. Eu já havia feito check in pela internet no site da Royal Air Maroc, já que é permitido pela empresa. Também consegui marcar assentos previamente. Sendo assim, era só chegar no balcão e despachar as bagagens.

A fila estava bem grandinha, não foi dos procedimentos mais rápidos, mas nada anormal também. No voo de volta em Lisboa a fila estava bem grande, mesmo pra quem fez o web check in, mas também correu tudo bem.

ROYAL AIR MAROC BAGAGEM

Uma das maiores vantagens de voar com Royal Air Maroc é que ainda é permitido viajar com duas malas despachadas de 23kg a partir do Brasil. Eles também não são muito rígidos quanto ao peso de cada mala, desde que as duas não somem mais de 46kg (não leve isso como regra, viu?). Além disso, pode levar a mala de bordo e uma bolsa de uso pessoal .

Esse corte de bagagem da maioria das cias aéreas é bem incnveniente. Viajar mais de uma semana com mala de mão ainda é um mistério pra mim e acho que nunca vou superar. Portanto, levo isso em consideração na hora de comprar a passagem. Não adianta eu comprar barato e pagar muito caro para adicionar bagagem.

Como eu ia para Lisboa, minha mala foi encaminhada direto pra lá e não precisei fazer check-in de novo no aeroporto de Casablanca. Existem tantos relatos de extravio de bagagem na internet que eu fiquei com medo do que poderia acontecer com a minha, mas parece que isso foi corrigido pela empresa.

Uma curiosidade é que eles embalam as malas com filme plástico quando ficam em longa conexão. Ao que parece, para proteger e dificultar furtos.

Está indo para o Marrocos? Confira o post do Mochilão Barato com tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Marrocos

AVIÃO DA ROYAL AIR MAROC

Rio de Janeiro

A Royal Air Maroc voa do Brasil ao Marrocos e vice-versa num Boeing 787-8 saindo do Rio de Janeiro. Não é um avião super antigo, mas também não é novidade. Na verdade, a decoração do avião é que faz ele parecer mais antigo do que é.

As poltronas da classe econômica são de couro e com espaço aceitável entre as fileiras. As Tvs são individuais e cada poltrona tem entrada USB pra carregar o celular.

royal air maroc

São Paulo

Quem sai de São Paulo tem mais sorte, já que agora a RAM opera com o novíssimo 787-9 Dreamliner. Não posso falar sobre detalhes do avião, porque não conheço, mas só de ser novinho já é vantagem. Se você vai sair de SP, fica a dica de ler um review específico.

ENTRETENIMENTO DA ROYAL AIR MAROC

Entretenimento não é o ponto forte da cia aérea. A tela era boa, mas quase nenhum filme tinha legendas em português. A maior parte dos títulos está disponível só em inglês e árabe (até tem uns filmes clássicos, mas muitos eu não conhecia).

Então, lembre de baixar muita coisa no netflix do seu celular antes de entrar no avião. Assim, evita morrer de tédio quando não conseguir dormir.

Já o plano de voo fica disponível em português, inglês, francês e árabe. A revista impressa da companhia, a RAM Magazine só não tem versão em português.

entretenimento royal air maroc

REFEIÇÕES

Os voos a partir do Rio de Janeiro são noturnos e servidos jantar e café da manhã. As opções de jantar eram foram frango ou carne. Eu fiquei com o frango e não posso dizer que estava gostoso. Por sorte, eu tinha jantado antes de embarcar.

Veio um pão, um iogurte grego, um chocolate e um quindim (esse sim, estava muito gostoso). De bebida, só vi água e refrigerante sendo servidos (dizem que tem vinho, mas ninguém me ofereceu).

No café da manhã eu consegui comer melhor. Serviram pão, um iogurte, uma barra de prestígio e um bolinho de chocolate. Bebidas eram café e chá, mas não tinha opção de suco.

royal air maroc comida

SERVIÇO

No geral, achei o serviço da RAM bem fraco. Os comissários não fizeram questão de ser simpáticos comigo e nem de me atender bem. Além de não ter nenhuma mulher trabalhando no voo Rio-Casablanca, o que me deixou um pouco incomodada (sabemos que o Marrocos ainda é um país machista). A tripulação da Royal Air Maroc fala em inglês, francês e árabe.

A parte legal é que, mesmo voando na classe econômica, ganhei uma mininécessaire de plástico com máscara para os olhos e meias. Em cada cadeira também tinham um cobertor e um travesseiro.

royal air maroc serviço

AEROPORTO DE CASABLANCA

O aeroporto de Casablanca é o Mohammed V. Importante saber que poucos funcionários da segurança inglês, então foque nas placas orientando por onde seguir. Tem wi-fi de graça por todo o aeroporto.

Ao entrar, quem vai ficar pelo aeroporto segue por um lado e quem vai desembarcar, para outro. Se a sua conexão é de até 8h, não recomendo sair do aeroporto, mais que isso, dá para conhecer um pouco da cidade (leia a dica abaixo).

CONEXÃO EM CASABLANCA

Havia uma conexão de 23h em Casablanca, até embarcar para Lisboa, meu destino final. Eu já sabia que há hospedagem gratuita em Casablanca nas conexões internacionais acima de 8 e abaixo de 24 horas, mas no site da RAM não tem praticamente nada que te alerte sobre isso (e nem como solicitar).

Saiba que não tem que fazer nenhuma solicitação prévia (inclusive se você fizer, eles não respondem). Claro que dá uma certa insegurança embarcar sem nenhuma confirmação da empresa sobre a conexão, mas deu certo pra mim e pra todas as pessoas que conheço.

Ao chegar no país, você vai fazer a imigração normalmente e caminhar para sair do aeroporto. Após passar pelo portão de desembarque, do lado de fora do tem um escritório da Royal Air Maroc no segundo andar. É aquela área depois da polícia, mas ainda dentro do aeroporto, antes da porta de saída final.

É só chegar nele e apresentar a sua passagem que eles vão fornecer o voucher para apresentar no hotel. As refeições e o transfer também estão inclusos.

Um transfer leva os passageiros aos hotéis parceiros da empresa, três-estrelas próximos ao aeroporto e um no centro da cidade, e depois traz de volta. Eu fiquei no hotel central, o que foi ótimo, pois eu queria explorar um pouco Casablanca (se for do seu interesse fazer isso também, dei as dicas em outro post).

LEIA: Conexão em Casablanca: o que fazer na cidade?

royal air maroc conexão casablanca

ROYAL AIR MAROC AVALIAÇÃO

Royal Air Maroc é boa?

Os maiores pontos fracos da empresa são o entretenimento e o serviço. Além disso, dificilmente você voa com uma conexão rápida. Já as aeronaves são boas e os preços melhores ainda. Eu diria que a Royal Air Maroc é boa opção, desde que se consiga obter a passagem com bons preços!

Este não é um publieditorial! A autora conheceu os serviços da cia aérea com seus próprios recursos. Nós avisamos aos leitores quando estamos viajando à convite.

 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

No Comments

Vamos trocar uma ideia? Comente!