HVAR ISLAND é a referência quando se fala em badalação na Croácia, mas a ilha está longe de se resumir a isso.
Culinária de primeira, centro histórico e praias paradisíacas mostram um destino completo para qualquer perfil de viajante. Há alguns verões Hvar despontou como um dos destinos favoritos das celebridades para curtir o verão Europeu e até o príncipe Harry deu pinta por lá quando era solteiro. Agora, mais popular, mas ainda super exclusivo, Hvar recebe turistas do mundo inteiro. Se você nunca ouviu falar, bora ficar antenado!
LEIA TAMBÉM: COMO PLANEJAR SUA VIAGEM PARA A CROÁCIA
ROTEIRO EM HVAR
Sabe quando você sonha com alguma coisa e quando ela acontece consegue ser mil vezes melhor? Foi assim com Hvar. Por mais que eu tivesse pesquisado, visto muita foto e anotado dicas, não consegui dimensionar tanta magia!
A ideia era passar 4 dias e 3 noites por lá, mas gostei tanto, mas tanto, que estiquei – e não me arrependi. Como não amar um lugar cheio de praias com água cristalina e um sol que nasce às 5 e só vai embora umas 21h? Mas se você tem pouco tempo na Croácia, em três dias dá, sim, para conhecer bastante coisa na cidade.
Apesar de Hvar ser o nome da ilha toda, na verdade ela é dividida em vários municípios bem pequenos. A parte de cidade mesmo é Hvar Town (se hospede lá) e o restante pode ser visitado em passeios de bate e volta.
Também não há necessidade de carro, já que os hotéis e restaurantes ficam concentrados próximos ao centro. Andar a pé é fácil e seguro. Se você preferir, pode alugar bicicletas ou scooters. Como tínhamos alugado carro para cruzar toda a Croácia e ele estava conosco, poupamos as pernas algumas vezes para conhecer praias mais distantes, mas nem sempre tem acesso para veículos e estacionar é perrengue.
COMO CHEGAR
Você pode voar para alguma capital Europeia, pegar um voo para Split e, de lá, um ferry para Hvar. Também pode vir de carro desde Zagreb, ou de ferry a partir de Dubrovnik.
Como ir de Split para Hvar?
Inevitavelmente o acesso se dá por balsa/ferry com a empresa Jadrolinija. Confira os horários no site deles, mas as passagens não são vendidas antecipadamente. A rota é diferente para quem está com ou sem carro.
Sem carro: Basta pegar o ferry da rota Split – Hvar, que você chegará bem no centro de Hvar (de 55 a 90kn por pessoa a depender do horário).
Com carro: na região central de Hvar só se anda a pé e não tem como descer o carro, então é necessário fazer a rota Split – Stari Grad e percorrer mais 30 minutos de carro até Hvar Town. A estrada é boa e bem sinalizada, mas fazer essa travessia de carro dá uma encarecida. Como iríamos para Dubrovnik com o carro depois, valeu a pena (78kn por pessoa + 265kn do carro).
Como ir de Dubrovnik para Hvar?
Sem carro: Basta pegar o ferry da rota Dubrovnik – Hvar. Você chegará bem no centro de Hvar (esse trajeto é feito por outra empresa: www.krilo.hr).
Com carro: é necessário dirigir até Drvenik (125km) e pegar a balsa lá. (32 kn por pessoa + 108kn do carro).
QUANDO IR?
Se a ideia é curtir o verão europeu, os meses perfeitos são Julho e Agosto, na alta temporada, mas saiba que estará lotado. Já com calor e movimento, mas com preços mais justos, estão os meses de Junho e Setembro. No inverno a cidade fica menos atrativa e você pode não encontrar o comércio todo aberto de outubro a abril.
→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!
PRAIAS E ILHAS EM HVAR
Hvar tem as melhores praias da Croácia, tanto na própria ilha quanto nas ilhas Pakleni que ficam bem próximas. As praias croatas são diferentes das praias que conhecemos aqui no Brasil. já que elas não têm areia, mas uma série de pedrinhas um tanto inconvenientes na beira-mar. Ideal é comprar um colchãozinho ou, pelo menos, uma toalha mais grossa para sentar com conforto, porque as nossas cangas são meio fininhas. Também é possível comprar umas sapatilhas para proteger os pés, mas encaramos de havaianas mesmo!
Outra coisa que chama a atenção é que a galera estende as toalhas nos lugares mais inusitados, qualquer pedra beirando o mar tem gente tomando sol. E uma coisa legal é que existem umas escadinhas iguais às de piscina na beira-mar pra subir de volta depois dos mergulhos.
Vizinho a Hvar está o arquipélago Pakleni. São 20 ilhotas com paisagens de tirar o fôlego e mar em vários tons de azul, algumas com ótimos restaurantes e beach clubs. Impossível não fazer pelo menos um passeio de barco para conhecer. No centrinho de Hvar existem taxi-boat que levam para aproveitar o dia e depois buscam no horário combinado. Outra alternativa é contratar um passeio com roteiro definido. A Hvar Tours tem diversos trajetos, mas eu experimentei o Vis, Blue and Green Cave Adventure e foi maravilhoso. Os mais corajosos ainda podem alugar um barquinho e sair desbravando as ilhas por conta própria, porque na Croácia não precisa de licença pra pilotar barcos de pequeno porte.
BALADAS EM HVAR
Se balada é o que você procura, Hvar é “O” lugar! Entre as mais famosas:
Carpe Diem Beach: O diferencial é por ser em uma ilha exclusiva e acessar de barco. Funciona tanto de dia quanto à noite com propostas diferentes. De dia é um beach club e a noite uma balada mesmo. Como balada abre 00:30 e só bomba depois das 2h, então ideal é fazer o esquenta em algum barzinho antes de ir.
A entrada custa 100 kunas (+- R$60) e o translado de barco (7min) já está incluído. O caro fica por conta das bebidas alcoólica, mas quem sair do RJ ou SP nem vai estranhar muito os preços. O ambiente é aberto e lindo, tem uma estrutura boa, inclusive uma curiosa piscina de água do mar. É divertido e vale a conferida, porque é a balada mais famosa de Hvar.
Hula Hula Beach Club: melhor lugar para curtir o pôr do sol em Hvar. Música de bom gosto, comida e bebida boa, além de um atendimento excelente. Em um dos dias aproveitamos para curtir a “praia” e tomar banho de mar. Não tem custo de entrada, mas cobra-se 60kn pelo uso da espreguiçadeira.
Pink Champagne: Para quem gosta de música eletrônica mais pesada, está balada é uma opção. Ela fica no subsolo de um prédio no centrinho da cidade. Não cobram entrada, em regra, mas o grande problema das baladas fechadas é que é permitido fumar. Não cheguei a conhecer, mas ouvi boas recomendações.
GASTRONOMIA
Se tem uma coisa que é levada à sério na Croácia é a cozinha. A comida é realmente deliciosa e os restaurantes super simpáticos.
A culinária é rica em peixes e frutos do mar, sendo o pescado do dia, com certeza, um dos pratos mais populares servidos em restaurantes da região. É bem comum que uma bandeja de peixes frescos seja trazida até o cliente para fazer a opção antes do preparo. Se pescado não fizer muito a sua cabeça, não deixe de experimentar a carne de cordeiro.
Há uma série de restaurantes pela cidade, principalmente nos arredores da praça principal. Recomendo fortemente o Giaxa para almoço e o Luna para jantar. Foram os restaurantes em Hvar que eu escolhi para me deliciar com as iguarias típicas. Fui extremamente bem recebida e todos os pratos estavam divinos. Não deixe de experimentar os vinhos e o azeite!
TURISMO
Andar sem rumo pelas ruelas de Hvar é o que há de melhor. Descobrir por sua conta cantinhos gostosos e inesperados da cidade a partir da praça principal (trg Svetog Stjepana), que mantém suas características medievais e reúne cafés, bares e restaurantes gracinhas. A catedral de Santo Estéfano é do século XVI e ainda tem missas todos os dias.
A orla é relativamente pequena e será caminho para passeio todos os dias. Ali também atracam iates super luxuosos para uma voltinha em terra.
Outro ponto imperdível é o passeio pelos fortes e muralhas de Hvar, a fortaleza Fortica (Španjola). Do alto, você tem a vista panorâmica mais linda da cidade. A fortaleza é imponente na paisagem, vale a pena subir e ver a vista do cais e as ilhas que ficam de frente, mas por dentro não tem nada de extraordinário. A caminhada é um tanto puxada, se tiver outro meio de subir, prefira, porque nós fomos de carro.
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 3 DIAS
Dia 1: Turismo e culinária local
Dia 2: Praias de Hvar e Hula-Hula
Dia 3: Passeio de Barco e Balada
ONDE FICAR EM HVAR
A cadeia Suncani é, de longe, a maior do setor de hotéis de luxo de Hvar. Não há muitas opções econômicas e satisfatórias, o forte da hospedagem nesse setor ainda está no aluguel de casas e apartamentos por temporada. Hostels ganham espaço entre os jovens em busca de interação e agito. Conheci o Vila Skanzi, que oferece tanto quartos compartilhados como privativos. O clima do hostel é de festa, mas dava pra dormir tranquilamente.
Custos: Um dólar vale mais ou menos 6,8 Kuna, sendo assim segue uma listinha dos preços que você vai ver na ilha.
Cerveja: 20kn
Medica (cachaça): 20kn
Água: 15kn
Pizza fatia: 15kn
Hambúrguer: 40kn
*para ter uma ideia em reais basta dividir por dois
DICAS DE HVAR
Não deixe de conversar com os croatas, a maioria das pessoas fala inglês (com o sotaque característico) e são pessoas muito simpáticas.
Uma das coisas mais legais para comprar são produtos à base de lavanda! A ilha é grande produtora e no centro tem várias barraquinhas, mas foi na subida do forte que eu encontrei melhor qualidade e preço. Sachês, essências, sabonetes, lip balm, chás e até óleos curativos são ótimas opções como lembrança dessa viagem.
Azeite também é um produto muito legal pra presentear ou trazer de lembrança.
Hvar foi meu lugar favorito nesta viagem, espero ter encantado vocês também! ♥
Se tiverem qualquer dúvida, não deixem de usar a caixa de comentários.
+ CROÁCIA NO BLOG:
- Como planejar sua viagem: Croácia
- Croácia: 2 restaurantes em Hvar para comer (muito) bem
- O paraíso tem nome: Plitvice
- Zagreb: vale a pena conhecer a capital da Croácia?
- Zadar, a cidade do incrível painel solar e do órgão tocado pelas ondas do mar
- O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas
CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO
RESERVE SEU HOTEL || ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM || CHIP INTERNACIONAL
Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.
22 Comments
Lívia
julho 26, 2016 at 1:51 amParaíso na Terra!
Joanna
julho 27, 2016 at 3:20 pmQue sonho! Hvar está na minha lista, espero realizar logo!
Mariana
julho 27, 2016 at 3:24 pmVocê poderia dizer qual foi o total de gastos nesses dias em Hvar? Obrigada
Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia - Sthe On The Road
agosto 1, 2016 at 10:20 pm[…] LEIA TAMBÉM: Hvar, a ilha mais incrível da Croácia […]
O paraíso tem nome: Plitvice - Sthe On The Road
setembro 1, 2016 at 6:55 pm[…] planejar sua viagem: Croácia Hvar, a ilha mais incrível da Croácia Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da […]
Como planejar sua viagem: Croácia - Sthe On The Road
setembro 5, 2016 at 9:41 pm[…] LEIA TAMBÉM: Hvar, a ilha mais incrível da Croácia […]
O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas - Sthe On The Road
novembro 2, 2016 at 7:26 pm[…] foram 9 dias pela Croácia, começando por Zagreb, passando pelos Lagos Plitvice, Zadar, Split, Hvar e encerrando aqui em […]
Alice
maio 29, 2018 at 11:10 pmOi Sthe,
Amamos a Crocia mas ainda não fomos para Hvar. Em qual epoca foi ? Voces se hospedaram principalmente em hostel ? Quanto custou mais ou menos a estadia na Croacia ?
Sthefania Memelli
junho 10, 2018 at 7:08 pmFui em junho! Ficamos em hostel sim, mas não me lembro o preço, infelizmente!
Liany Garves
maio 30, 2018 at 4:00 amSthe!! Preciso confessar que não conhecia esse lugar. Acho que nunca li muito sobre a Croácia! Mas to boba aqui com essa praia e com essas cores. Quero muito conhecer!! Os passeios de barco são caros?? Vou aproveitar e ler os outros posts da Croácia e quem sabe começar a organizar alguma coisa pra lá!! 🙂
Sthefania Memelli
junho 10, 2018 at 7:09 pmOs passeios de barco são bem carinhos sim! Mas alimentação e hospedagem não foi, então deu uma equilibrada! Amei a Croácia, é um país incrível!
CAMILA CONTE
junho 11, 2018 at 8:26 pmola querida tudo bem? chego em Hvar dia 26/jun. farei com a empresa Krilo o trecho Dubrovnick – Hvar.
Vc saberia me informar como funciona as malas nessas balsas? podemos embarcar com as malas (nossas malas vindas do Brasil sabe bem ne….)
Sthefania Memelli
junho 12, 2018 at 4:12 pmEi Camila!! Eu fui com outra empresa, mas acredito que seja tudo o mesmo esquema.Podia levar as malas normalmente!
Wagner Nogueira
maio 30, 2018 at 4:10 amNossa eu já conheci Hvar há muito tempo atrás, mas infelizmente fiz bate e volta e não curti de verdade o lugar! Adorei seu post e eu, que já tinha vontade de voltar, agora quero ainda mais!!
Jaqueline
maio 30, 2018 at 6:05 pmTá aí um lugar que não conhecia e que me encantou!!! Gostei muito do seu relato com as opções de restaurantes e baladas!! Um lugarzinho pra minha wishlist ❤️
Igor Augusto
junho 2, 2018 at 1:26 amTudo o que ouvi sobre a Croácia até hoje foram apenas coisas boas. De Hvar, na verdade, não sabia nada, e gostei do que vi. Essas águas cristalinas.. Passaria um bom tempo mergulhando nelas! E o sol de verão que se estende pelo dia, aí da pra aproveitar bem! Muito belo!! E belo post, também!
Mari Zoghbi
junho 3, 2018 at 7:17 pmSimplesmente me apaixonei por essa ilha!! Coloquei na minha Wish list! Adorei o post, está mega completo. Me fala uma coisa, como é o tempo lá em novembro? Você sabe?
Silvia Carvalho
junho 7, 2018 at 5:25 pmQue sonho que deve ser Hvar! Sempre quis conhecer a Croácia, mas nunca tive a oportunidade de organizar uma viagem na melhor época para visitar! As suas fotos estão maravilhosas! Adorei as dicas do post! Parabéns!
Tiago
junho 8, 2018 at 3:46 pmUau! Sou apaixonado por ilhas, basta ver que tem uma ilha perto de um destino que vou e logo dou um jeito de esticar até lá rs. Só de ver as fotos já estou aqui sonhando com um lugar assim hahahahaha. Seu post ficou muito bom e vc disse q esticou a viagem lá (eu entendo e faria o mesmo rs), mas super curti sua sugestão de roteiro de 3 dias 😉
Aninha Lima
junho 10, 2018 at 3:12 pmAiiii que sonho!!! Meu maior desejo é visitar Todas essas Lindas praias pelo Mundo e a Croácia tá no topo!!!
Qual a melhor época? Como é a temperatura ?
Livia Zanon
junho 10, 2018 at 7:07 pmTo sem palavras para esse post da Croácia, meu sonho conhecer!! Adorei as dicas de HVAR, o que que é essa cor de mar?? Qual melhor época pra ir?? =D
Anna Claudia Rodrigues
junho 10, 2018 at 10:37 pmPra ser sincera nunca tinha pensado na Croácia como um dos próximos destinos, mas depois de conhecer Hvar, estou simplesmente encantada. Que lugar maravilhoso, água clarinha, boa culinária, pessoas simpáticas… Adorei a dica e já via pra wishlist!