AMÉRICAS PERU

Roteiro de Viagem Peru (machu picchu e região)

Meus posts não costumam ser roteiros, mas tanta gente me pediu que achei legal organizar as idéias que já temos publicadas sobre Cusco na forma de um roteiro de Machu Picchu. Não deixe de clicar em cada link para saber os detalhes do que fazer cada dia na sua viagem !

Essa não é uma viagem para ser feita de qualquer maneira. Requer pesquisa e dedicação, para que você não perca nada super importante. Antes de tudo, para saber quanto tempo ficar, melhor época, como comprar os ingressos e os preços, leia o post Dicas Antes de Visitar Machu Picchu, mas volta pra cá gente para terminar a conversa, tá?!

Leu? Leu mesmo, né? rs

Então, aquele post eu escrevi antes de ir, agora eu já passei pela experiência e tenho uma noção melhor de como fazer – e também do que eu não teria feito. Lembrando que esse roteiro é para quem pretende fazer de trem, não tive experiência com a trilha Inca.

Primeiro de tudo: independente de quantos dias você tiver disponíveis, deixe Machu Picchu para o final da viagem, senão mais nada vai ter graça, sério mesmo! O tour que eu fiz no dia seguinte de Machu Picchu me deu a maior preguiça, porque é menos incrível, sabe?

viagem peru

Uma das minhas fotos preferidas

VIAGEM PERU: MACHU PICCHU

A duração que eu considero ideal para essa viagem é de 6 a 7 dias e faria assim:

  1. Ambientando – sempre acho que o dia da chegada é pouco aproveitado devido ao cansaço do vôo, mas no Peru – e em qualquer país com muita altitude – isso deve ser levado muito a sério. Há o risco de você não se sentir bem devido ao ar rarefeito. Se não sentir nada é melhor ainda por ganhar mais um dia para aproveitar, mas conte com isso.
  2. Conhecendo a Cidade e Museus (veja aqui)  Já adaptado ao clima, eu gostaria de comprar o boleto turístico e ir conhecer a cidade por conta própria. O roteiro do post ficou bem redondinho!
  3. Maras e Moray (aqui) – é bem diferente e fora do circuito básico de turismo. A maioria dos roteiros nem menciona, mas foi o passeio que eu mais gostei fora as ruínas de Machu Picchu.
  4. Vale Sagrado + Trem para águas Calientes (aqui) – nada de bate e volta, faz o negócio direito! rs. No post explico porque eu acho essa combinação a mais inteligente, porque pegar o trem de Ollanta e não de Poroy e tem indicação de hotel bom e barato para pernoitar lá em Águas Calientes.
  5. Machu Picchu (finalmente, tudo aqui) – se você confiou em todas as nossas dicas, vai estar em Águas Calientes bem cedinho nesse dia tão especial. Pegue o último ônibus, visite o santuário pelo tempo que você julgar necessário (fiquei o dia todo) e retorne para Cusco nesse dia.
  6. Alguma opção pessoal/Fim da Viagem.

Se você tiver 6 dias pela região (ou mais), o roteiro vai ficar redondinho e não precisa fazer nada correndo. Caso a sua viagem seja muito corrida (de 3 a 4 dias), eu considero imperdíveis os itens 3, 4 e 5, que devem ser adaptados da melhor maneira possível.

QUANTO CUSTA?

Custo de viagem é sempre muito relativo, tudo depende do padrão e das escolhas de cada viajante, mas é possível ter uma noção média. Minha viagem foi econômica e com amigas e esses foram os meus gastos:

gastos machu picchu

Obs: a planilha original também continha os gastos da Bolívia, já que eu conheci os dois países em uma única vez. Separei para disponibilizar aqui, mas o aéreo foi um só. 😉

Obs: a parte de lembranças deu uma encarecida porque eu trouxe um tapete para decorar a sala da minha casa que custou R$ 200. Ou seja, dá para economizar ainda mais.

Ajudei? Se ficar com dúvidas não deixe de enviar sua pergunta nos comentários!

images

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO

RESERVE SEU HOTEL ||  ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM  || CHIP INTERNACIONAL

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Aliny Matos
    dezembro 22, 2015 at 10:24 pm

    Excelente post! Amei essa ideia de post índice, ajuda muito na hora de se organizar. Vou adotar para a vida

  • Reply
    Antonio Romulo Jr.
    dezembro 23, 2015 at 12:22 am

    Que bacana que ficou esse post Sthe! Bem organizado e fez de uma maneira mais descontraída e próxima do leitor! Curti muito Sucesso!!!!

  • Reply
    Fernanda Barreto
    dezembro 28, 2015 at 2:47 am

    Oi! Estou adorando suas dicas! Comecei a planejar minha ida pro Peru. Pela sua experiencia, o ideal seria Cusco, Águas Calientes, Machu Picchu, mas como fazer quanto a hospedagem, porque chegando em Cusco, vou continuar com metade da bagagem e a mala principal ficaria em Cusco e na ainda tem mais uma noite no retorno. O hotel guarda a mala nesse caso? Como vc fez?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      dezembro 28, 2015 at 1:27 pm

      Oi Fernanda! Primeiramente, obrigada pela visita!
      Sobre a sua dúvida: o Hotel de Cusco guardou a minha mala gratuitamente sim, acho que todos os hotéis estão acostumados como isso lá, pois tinha até uma salinha própria com as malas dos hóspedes etiquetadas (me deram um comprovante para retirar depois). Aí fiz check out, fui pra Águas Calientes e check in de novo quando voltei. Na dúvida, manda um e-mail para o hotel que você escolher perguntando certinho. Lá em Águas Calientes foi a mesma coisa, fiz check out bem cedinho para ir para as ruínas e o Hotel que eu fiquei guardou a malinha que levei durante todo o dia. Meu trem de retorno era final da tarde!

      Se quiser consultar todos os posts do Peru, estão aqui: http://stheontheroad.com/peru

      Espero ter ajudado, qualquer coisa só perguntar!
      Grande Beijo e faça uma linda viagem!

      • Reply
        Fernanda Barreto
        dezembro 28, 2015 at 5:29 pm

        Ahhhh! Muito obrigada por responder! Vi todos os seus posts 2x e amei todas as dicas valiosas! Montei muita coisa do meu roteiro baseado na sua postagem! Valeu mesmo e quando estiver pelo Rio pode me contactar por e-mail (nandabarreto@gmail.com) ou pelo IG (@fenanzinha) que terei prazer em te ciceronear! bjs

        • Reply
          http://www./
          dezembro 25, 2016 at 2:14 am

          So…your challenge is your own husband when it comes to NOT COLD and COLD. Well then, I consider myself lucky indeed my wife and I are on the same page and can present a united two-person front against those that would dare conspire to put “chicken on top of bananas!”).

  • Reply
    mari
    fevereiro 2, 2016 at 8:34 pm

    Oi ,amei a sua botinha pode me dizer a marca e onde comprou.

    • Reply
      Sthefania Memelli
      fevereiro 3, 2016 at 1:51 pm

      Oi Mari!
      Comprei no centro de Buenos Aires, mas não me lembro o nome da loja. Infelizmente.

      Beijos

  • Reply
    América do Sul: países que não precisam de passaporte - Sthe On The Road
    abril 25, 2017 at 2:12 pm

    […] TAMBÉM: Como tirar passaporte – passo a passo Roteiro de Viagem Peru (machu picchu e região) Bora conhecer o famoso mar de 7 cores de San Andrés, na Colômbia? Tudo Sobre o Salar de Uyuni |O […]

  • Leave a Reply