Sempre fui louca para conhecer os Lençóis Maranhenses, mas demorei um pouco a tirar essa viagem do papel. Isso porque eu queria que fosse tudo perfeito e vou te dizer com toda a certeza: foi um dos lugares mais lindos que eu já fui NO MUNDO! Entenda o que fazer nos Lençois Maranhenses e tudo mais para organizar a viagem.
Os Lençóis Maranhenses ocupam uma área gigante de aproximadamente 1.500 quilômetros quadrados. Dentro desse espaço está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o maior parque de dunas da América do Sul, com mais 7 mil lagoas e rios formados pelas águas da chuva.
É até difícil explicar o quanto eu gostei dos Lençóis. As pessoas são muito receptivas, o clima ajuda e a natureza foi generosa. É perfeito e incomparável! Por isso vou dividir com vocês todo o necessário para planejar essa viagem: como chegar, quando ir, onde ficar e quais passeios fazer por lá.
+ Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
+ 10 fotos para inspirar sua visita aos Lençóis
Tudo que você precisa saber sobre os Lençóis
Quem vai gostar dos Lençóis Maranhenses?
Pessoas que gostam de turismo de natureza, já que a programação é, basicamente, admirar e curtir as paisagens. É um destino muito peculiar, com um cenário que não se repete em nenhum outro lugar do mundo. Funciona bem tanto para casais, quanto para grupos de amigos e família, mas eu não levaria crianças muito pequenas ou pessoas com mobilidade reduzida, em razão das caminhadas na areia e da falta de sombra.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses?
O primeiro passo é comprar um voo para o aeroporto de São Luis, no Maranhão. De lá ainda é preciso pegar um translado para uma das cidades no entorno do Parque Nacional: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro. Essa viagem terrestre dura de 4 a 6 horas, a depender da cidade escolhida, e pode ser feita em transfer compartilhado ou privativo. Não acho que vale a pena alugar carro, pois só veículos autorizados entram no parque, então ele ficaria parado no hotel.
NOVIDADE 2023: A cia aérea Azul agora voa para Barreirinhas. Apesar de ser mais caro, é bem mais prático e pode ser uma opção para facilitar o trajeto.
Veja horários dos transfers e barcos aqui.
Como são as dunas e lagoas?
Algumas lagoas são tão grandonas que você nem consegue ver o fim e outras tão pequenininhas que se tornam piscinas naturais. O Parque Nacional é gigantesco, maior que São Paulo. E o melhor e mais curioso: a areia é fria e a água quentinha. Quase um sonho!
No início da temporada é que as águas costumam ser cristalinas e em tom azul. À medida que as lagoas começam a secar, elas vão ficando mais escuras e em tom verde. Não é matemática exata, mas eu chuto que junho e julho são os meses mais certeiros para quem faz questão de ver tudo azulzinho.
Como escolher a cidade ideal para se hospedar?
Colocando na balança seu estilo de viagem, seu tempo disponível e seu orçamento. As três cidades estão nos arredores do parque e todas têm lagoas lindas.
Se quiser entender melhor antes de decidir, leia o post com dicas de onde ficar nos Lençóis Maranhenses.
Barreirinhas é a cidade mais fácil para chegar, mais barata e com maior oferta de hotéis. São 4 horas de estrada saindo de São Luís. Se você não gosta de viagem que exige planejamento detalhado, melhor ficar por aqui mesmo, porque é beeem mais fácil. Por conta disso é que quase todo mundo vai pra lá. O lado bom é a facilidade, o lado ruim é encontrar mais turistas. Por lá eu recomendo a Pousada Encantes do Nordeste, que foi onde me hospedei. É uma graça, com farto café da manhã, piscina, muita área verde e ótimo custo-benefício.
Santo Amaro tem um clima rústico está começando a bombar só agora, porque o acesso era difícil até pouco tempo. Foi construída uma estrada asfaltada desde São Luís recentemente, o que coloca Santo Amaro. As pousadas e restaurante são bem simples por lá, na maioria familiares.
Já Atins é uma base mais exclusiva. Apesar de também ter um clima rústico, conta com mais pousadas e restaurantes que Santo Amaro. O lugarejo é todo de areia, super charmoso, mas isso dificulta um pouco para pessoas têm problema de locomoção e idosos. Para chegar lá, tem que pegar um barco em Barreirinhas ou contratar carro 4×4 em São Luís (eu fui de barco, fazendo um passeio). Me APAIXONEI por Atins e recomendo muito a experiência. Lá me hospedei e recomendo a Pousada Jurará, um encanto que fica na rua principal, próxima de tudo.
Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses?
Pelo menos 3 dias para fazer os passeios básicos, mas dá para ficar mais e até mesmo conjugar com outros destinos da Rota das Emoções, que engloba cidades do Piauí, Ceará e Maranhão.
Saiba que o dia da chegada e da partida ficam prejudicados, já que metade deles vai ser dedicado ao deslocamento (pense nisso na hora de fazer o roteiro). Eu fiquei 5 dias a primeira vez que fui, e achei um tempo ótimo para quem vai fazer só Lençóis. Já voltei duas vezes e, dessa vez, preferi ficar 6 dias cada.
Se você só tiver quatro dias, também dá certo a depender do horário do voo de chegada e partida, além dos passeios que você faz questão.
Qual a melhor época para conhecer os Lençóis?
Entre junho e setembro é o melhor período, mas cada ano tem sua peculiaridade, a depender do volume de chuva. Em 2019, por exemplo, a temporada foi mais longa. Para saber detalhes leia o meu post sobre quando ir para os Lençóis Maranhenses.
O que fazer Lençóis Maranhenses?
Os meu roteiro foi todo organizado pela Caeté Expedições e os passeios foram privativos. Você também pode fazer dessa forma ou contratar passeios regulares com a empresa, caso prefira. Não é possível fazer passeios independentes nos Lençóis, já que apenas carros autorizados podem circular pelo Parque Nacional.
Apesar da Lagoa Bonita e a Lagoa Azul terem ficado mais famosas que as demais, existem milhares de lagoas na região, cada uma com sua beleza. É melhor não se prender muito a nomes de lagoas e procurar a mais bonita da época, já que elas são sazonais.
Além disso, eu sugiro fazer pelo menos um passeio pela manhã e um à tarde (não necessariamente no mesmo dia) para explorar diferentes perspectivas. Vou explicar abaixo sobre os passeios disponíveis na região e os que eu escolhi fazer:
Nascer do Sol Circuito Lagoa Bonita ou Azul (Barreirinhas)
Esse passeio foi o mais fantástico de todos pra mim, pela experiência de ver o sol nascer no meio dos Lençóis. É preciso acordar cedo, pois ele sai às 03h40min para chegar ainda escuro no Parque Nacional. Após assistir ao espetáculo, teve tempo livre para curtir as lagoas e café da manhã. O retorno no hotel foi às 09hs, então ainda deu pra descansar durante o dia.
Atualização: eu repeti o café da manhã em 2022 e foi horrível, numa ventania danada e areia na comida.
Circuito Lagoa Bonita (Barreirinhas)
Esse passeio tem saída regular às 14h e chega de volta na pousada por volta das 19h, depois de escurecer. Assim como ver o nascer do sol, ver ele se pôr no horizonte entre as dunas é lindíssimo. Antes, também dá tempo de curtir um banho nas lagoas quentinhas. O mais legal desse passeio é que na Lagoa Bonita você vai ter uma visão muito bonita de lagoas a perder de vista.
Rio Preguiças de Barco (Saí de Barreirinhas e desci em Atins)
Eu não apostei tanto nesse passeio antes de ir, mas foi ótimo e agregou demais na viagem. É um passeio de barco de dia todo que faz três paradas. Uma em Vassouras, uma em Mandacarú e uma em Caburé.
Vassouras é onde estão os Pequenos Lençóis, umas lagoas muito gostosinhas em tom verde. Tem uma paisagem bonita com um parque eólico ao fundo. Tem um monte de macacos prego nas árvores e eles roubam comida, fique esperto!
Caburé é bem interessante. Fica no encontro no rio com o mar, tendo uma praia de rio de um lado e uma praia salgada do outro. É uma parada para almoço e os restaurantes são em estilo choupana, que contam também com redes para descanso. Eu gostei demais desse lugar, achei charmoso e relaxante. Além disso, foi legal variar o cenário e as experiências dos Lençóis.
A última parada é Mandacarú, um povoado onde você entende um pouco da vida dos moradores. Por lá tem um farol muito bonito e uma barraquinha onde vende a melhor caipirinha da vida, de carambola com limão. Foi a melhor oportunidade que encontrei de comprar artesanato em toda a viagem.
Quem está hospedado em Barreirinhas faz o passeio em forma de bate-volta. Como eu estava indo para Atins, o barco foi também um meio de transporte. Saí de Barreirinhas, fiz as paradas e segui para Atins, que fica muito próximo de Caburé.
Circuito Lagoas do Atins (Atins)
Esse é o passeio mais tradicional às lagoas de Atins. É um pouco diferente dos passeios de Barreirinhas, já que Atins é uma cidade de praia e é possível ver o mar durante o caminho. As Lagoas também são lindas e muito menos procuradas que as de Barreirinhas, proporcionando muita privacidade no passeio.
Um dos diferenciais é poder almoçar no famoso Canto do Atins, seja no restaurante da Dona Luzia, seja no restaurante do Seu Antônio. O camarão deles tem uma receita única e é dos deuses!
Também é possível fazer esse passeio saindo de Barreirinhas, apesar de ser bem mais longe (não recomendo).
Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
Esse passeio é IMPERDÍVEL!
Eu deixei de fazer o sobrevoo na minha primeira visita por medo, mas em 2022 eu tomei coragem e valeu cada centavo.
Olhar a imensidão das lagoas do alto e entender o quão gigante é o PNLM é uma experiência para a vida toda.
Os aviões são pequenos, levando entre 3 e 5 passageiros e saem do aeroporto de Barreirinhas. Além disso, precisa agendar previamente.
Valor: R$580,00 por pessoa, com a AVA Sobrevoos: (98) 98287-1854 – valor de 2022, consulte atualizações.
Os passeios do meu roteiro foram privativos e organizados pela Caetés Expedições. Entre em contato com eles pelo site (aqui) para solicitar um orçamento.
Onde Comer nos Lençóis Maranhenses
ONDE COMER EM BARREIRINHAS
Restaurante Bambaê: incrível esse lugar, tanto para ir de dia quanto para o jantar. Ele é bem grande e fica na beira do Rio Preguiça, fora do o centrinho.Experimentei um bolinho incrível e o camarão no abacaxi, ambos deliciosos. Ele fica bem pertinho da Pousada Encantes do Nordeste, mas eles oferecem translado de carro sem custo para quem está hospedado. Foi o único restaurante que conheci, já que na outra noite pedi uma pizza no hotel, e estava ótimo.
ONDE COMER EM ATINS
Seu Antonio: tem um camarão grelhado famoso e incrível. Fica no Canto do Atins e é ponto de parada para quem faz o passeio Lagoas do Atins pela manhã.
Urra Cervejaria: tem cerveja artesanal muito boa e uns petiscos interessantes pra quem gosta de bar.
La Pizza Napoletana: dizem ser uma pizza tradicional italiana muito boa, mas só abre na altíssima temporada. Infelizmente não peguei aberta, mas soube que o dono é italiano. Atualização: fui na alta temporada e segue fechada.
Casa de Juja: comida típica maranhenses num restaurante muito bonito, em estilo lounge, todo branquinho. É o número 1 no TripAdvisor atualmente.
Bons drinks: Bar.Co e Restaurante do Rico são dois barzinhos bem legais para assistir o pôr do sol de frente para o mar em Atins.
Restaurantes que abriram em Atins em 2022: Relva, Charme Beach Bar e o Azeite e Sal.
O que vestir?
Tudo bem leve e muita roupa de banho. Faz um calor forte no Maranhão, exigindo o mínimo de roupa possível e muito protetor solar. Ao mesmo tempo, vale proteger a cabeça com bonés e as crianças com roupa UV. Todos os biquínis que levei nessa viagem são da marca Adoromar. Já uso a marca faz tempo e super indico!
O que comprar
Produtos artesanais, como chapéus de palha e bolsas, são baratos e muito bonitos. Comprei um chapéu por R$15 em Mandacaru e um mais elaborado por R$30 na feira de Barreirinha. Você também encontra geléias de frutas regionais e bebidas típicas bem legais.
Espero ter te animado a visitar esse paraíso em breve. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários!
+ Brasil no Blog:
- Tudo sobre Atins: a melhor base dos Lençois Maranhenses
- Roteiro de 5 dias em Alagoas
- Amazônia: roteiro com melhores passeios na selva e Manaus
- Chapada dos Veadeiros: o que fazer, onde ficar e onde comer
- Guia completo de Arraial do Cabo
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG
14 Comments
Maiara
julho 24, 2019 at 9:42 amEsse camarão grelhado de Atins realmente é sucesso! Concordo em gênero, número e grau quando você diz que os Lençóis são incríveis… Voltei de lá faz pouco tempo e ainda não superei a volta kkk
Sthefania Memelli
agosto 6, 2019 at 10:42 pmDifícil demais superar Atins! hahaha
Anna Claudia Rodrigues
julho 29, 2019 at 2:41 pmAcompanhei toda essa viagem pelo Instagram e me apaixonei por Lençóis. Hoje é o destino nacional que mais quero conhecer! Já estou me programando para viajar no ano que vem e aproveitar a época ideal! Voltarei nesse post mais vezes para lembrar de todas as dicas!
Sthefania Memelli
agosto 6, 2019 at 10:42 pmSem dúvidas vale ir na data certa. Eu esperei muito porque queria que fosse perfeito. E foi!
Danielle Miyoshi
julho 29, 2019 at 8:32 pmGostei muito de Lençois, talvez eu seja dessas que ama apreciar a paisagem 🙂
Fiquei em Santo Amaro e acredito que, da próxima vez, ficaria em Barreirinhas para comprar as belezas naturais. Adorei as suas dicas de ir até Atins, coisa que não fiz, pois a logística não permitia.
Sthefania Memelli
agosto 6, 2019 at 10:43 pmEu também sou team natureza. hahaha Mas de vez em quando a gente precisa variar um kdim, ne?
grasitnmr
julho 30, 2019 at 6:26 pmParabéns pelo post! Muitas informações relevantes e fotos lindas! Eu sempre fiquei na dúvida sobre qual cidade é a ideal pra se hospedar e aqui consegui entender melhor. Assim como a questão de alugar carro ou não.
Suzy Freitas
julho 31, 2019 at 8:56 pmEu adoro destinos contemplativos da natureza e amei visitar os Lençóis Maranhenses, uma das paisagens mais deslumbrantes que já vi. Como você disse, não é recomendável para pessoas com dificuldade de locomoção Lembro que fomos após meu marido ter operado o tornozelo e ele ainda estava com muletas. Acabou não podendo curtir muito a viagem. Mas eu e nossos filhos nos divertimos muito!
Sthefania Memelli
agosto 6, 2019 at 10:44 pmPois é, eu não tinha muita noção disso antes de ir. Precisa andar pela areia em muitos momentos, a pessoa tem que ir sabendo!
Rayane Azevedo
julho 31, 2019 at 10:19 pmEste artigo caiu como uma luva, Sthe!
Estou planejando minha trip pelo Maranhão e é claro que vou incluir os Lençóis Maranhenses. Já favoritei e salvei. Me ajudou muito! Está completíssimo, parabéns!
Beijão
silvia carvalho
julho 31, 2019 at 11:48 pmMeu Deus que coisa mais linda! Conhecer os Lençóis Maranhenses sempre foi um sonho, mas até agora não tive a oportunidade de visitar a região! As fotos são estonteantes (como você conseguiu tantas fotos sem ninguém ao fundo??) e a beleza do lugar indescritível! Adorei as dicas de como fazer a viagem para lá! Parabéns!
Sthefania Memelli
agosto 6, 2019 at 10:44 pmDá pra tirar foto sozinha super! Só vc andar pra alguma lagoa que não tenha ninguém. São muitas!
Igor Augusto
agosto 5, 2019 at 12:25 amTenho a impressão de que não só é um dos lugares mais LINDOS do mundo como também um dos mais ÚNICOS. A gente tá planejando uma viagem para os Lençóis Maranhenses no ano que vem, e esse post foi, sem dúvidas, de grande ajuda. Que lugar maravilhoso! Post completíssimo. Fazendo esse comentário para agradecer mesmo. Muito obrigado!
25 frases sobre mar, praia, sol e sereia para usar nas suas legendas
outubro 22, 2019 at 7:52 pm[…] LEIA TAMBÉM: 25 Frases de viagem para usar nas suas legendasArraial do Cabo: o que fazer, onde ficar, onde comer e + dicas!Guia completo dos Lençóis Maranhenses […]