Inca Rail X Peru Rail, qual escolher?
No post sobre dicas antes de ir a Machu Picchu, eu falo um pouco sobre as duas maneiras de chegar à cidade perdida dos Incas, que são a pé ou de trem. Se você chegou até aqui, provavelmente já decidiu que caminhar durante vários dias não é para você, certo?
Atualmente, existem duas companhias ferroviárias que operam o trajeto para Águas Calientes, a cidade base para explorar as ruínas de Machu Picchu: a Inca Rail e a Peru Rail. Pessoalmente só conheço a Peru Rail, que foi a que viajei, mas listei aqui a diferença entre as empresas para ajudar vocês na hora de decidir.
Inca Rail
A Inca Rail é uma empresa mais recente, que, segundo o site oficial, opera com 4 opções de vagões.
- Voyager
- 360°
- FirstClass
- Private
O trem Voyager é o mais econômico. Os assentos parecem confortáveis, com mesa compartilhada, música ambiente, janelas, bebidas frias e quentes, além de snacks.
O trem 360 é uma categoria acima, com janelas maiores e amplas, assentos com mesas em frente e delícias gourmet. O diferencial são as janelas panorâmicas e o vagão observatório ao ar livre.
Quem viaja no trem First Class encontra, claro, poltronas mais confortáveis, welcome drink um almoço gourmet com ingredientes orgânicos. Fazendo uma comparação singela, é como se fosse viajar de primeira classe no avião (foto de capa).
O Private, como a gente pode imaginar, é um trem para poucos. Todos os vagões exclusivamente para você e seus acompanhantes. Inclui champanhe de boas-vindas e menu de degustação com os melhores vinhos da região, além de um bar com bebidas à sua disposição. Funciona sob reserva, porque não é todo dia que alguém aluga um trem inteiro não é mesmo?
Preços da Inca Rail
Fiz uma simulação online para uma viagem em outubro desse ano e os preços na classe Voyager variavam entre 65 e 116 dólares. Enquanto isso, o 360º varia entre 90 e 113 dólares, dependendo do horário. Já o First Class custava 199 doletas o trecho.
Peru Rail
A Peru Rail é a empresa mais antiga, que acaba tendo mais mais opções de horários. Eles tem saída e retorno de Poroy, Ollantaytambo, Urubamba e Pachar. Essa empresa opera com 4 opções de vagões.
- Expedition
- Vistadome
- Sacred Valley
- Belmond Hiram Bingham
Expedition é o econômico da Peru Rail. Ele tem janelas laterais e janelas panorâmicas. Lanches modestos estão incluídos na compra do bilhete e as mesinhas são como as da classe econômica nos aviões. É servido chá, café e alguns itens de confeitaria.
O belo trem Vistadome recebe ainda mais luz de janelas maiores, além de mais espaço para as pernas e uma grande mesa em frente. Também é servido um lanchinho, mais ou menos nos mesmos moldes, mas o diferencial desse trem para o expedition está no espaço e amplitude das janelas. A nossa experiência foi ótima!
A nova rota da PeruRail é a Sacred Valley. Esse trem que viaja a Machu Picchu fazendo uma pequena parada no Hotel Belmond Río Sagrado, permitindo a seus passageiros embarcar ou desembarcar na estação. Há um vagão observatório, almoço gourmet e ceia gastronômica que incluem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, que poderá ser acompanhada por uma taça de vinho no Vagão Comedor. Achei lindo, mas tem seu custo.
E o Hiram Bingham é o trem de luxo da Peru Rail. Pode acreditar num serviço extremamente exclusivo, porque além de ser decorado no estilo dos vagões Pullman da década de 1920, cada um foi mobiliado em madeira polida e latão com grandes poltronas confortáveis. Se um dia você for, por favor me contem como é!
Preços da Peru Rail
Fiz uma simulação online para uma viagem saindo de Poroy (Cusco) em outubro desse ano e o preço na classe Expedition era 70 dólares, enquanto o Vistadome ficava entre 115 e 130 dólares, a depender do horário. Já o Hiran, sai por 500 dólares o trecho, porque super exclusivo, como contei acima. Não aparece o Sacred Valley como disponível.
Já saindo de Ollantaytambo, que considero a melhor opção, os trens saem a 70 dólares o Expedition, 85 o Vistadome e 175 o Sacred Valley.
Qual trem escolher? Opinião pessoal:
Importa mais o horário do trem que vai encaixar no seu roteiro que a empresa em si, porque ambas tem um serviço mais ou menos equivalente, em todas as categorias. O dólar está altíssimo e, mesmo a passagem mais barata, não sairá tão barata se você fizer as contas, porque os trechos são curtos.
A minha experiência foi no Vistodame, da Peru Rail, porque era o horário mais conveniente. Também achei que valia a pena pagar um pouco mais pelas janelas. Como fui de dia, as janelas realmente foram úteis para apreciar a paisagem, mas como voltei à noite, foi bobagem. Poderia ter pago o mais barato nesse trecho e voltado de Expedition. Com dinheiro sobrando, vale investir num trem mais confortável pela experiência, mas se o orçamento estiver apertado, a sua viagem não será ruim por conta disso.
Na minha opinião, o melhor trajeto é combinar o passeio do Vale Sagrado e pegar o trem lá na estação Ollantaytambo no final da tarde do mesmo dia. Na volta de Águas Calientes, pode-se ir de trem direto à estação Poroy ou voltar para Ollanta e seguir viagem de van (mais barato).
Dicas extras:
- Consulte as duas empresas para comparar na sua data;
- Quanto maior a antecedência, maior oferta de horários e alguns ficam em promoção;
- Se você fizer o passeio do Valle Sagrado, embarque em Ollantaytambo num trem no fim da tarde;
- Se você retornar por Ollantaytambo, na saída da estação você encontrará diversas vans que o levará de volta á Cusco por 10 soles.
- Se preferir, retorne para Poroy e pegue um táxi até Cusco.
Você tem algum relato, informação ou depoimento sobre os trens? Recomenda algum em especial? Diz aí como foi sua viagem!
+ POSTS SOBRE O PERU:
Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? (mês a mês)
Roteiro de Viagem Peru (machu picchu e região)
O que Fazer em Cusco: Museus, Mercado e Feirinhas de Enlouquecer
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG
Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço Saia do Brasil com Chip 4G Compre ingresso online em até 6x
Fazendo sua reserva através dos links parceiros do blog, eu ganho comissão, continuo publicando conteúdo gratuito e você não paga a mais por isso!
17 Comments
Juliana Bonotti
setembro 8, 2018 at 3:31 amLegal saber das opções dos trens, quero ver se vou pra lá com minha irmã, então preciso gastar pouco porque vou pagar por duas!! Penso em pegar a opção mais econômica que tiver, você acha que a vista faz tanta diferença assim? Quanto tempo dura a viagem do trem de Ollataytambo até Macchu Picchu?
Sthefania Memelli
setembro 11, 2018 at 4:15 pmDura 1 hora e meia saindo de Ollanta. Se você vai fazer uma viagem econômica, tenta pegar só os trens mais baratos. Podendo pagar os melhores, acho legal a experiência, mas não vai atrapalhar sua viagem esse trecho no mais em conta, porque imperdível mesmo são os sítios arqueológicos.
Tiago
setembro 10, 2018 at 4:18 pmNa época em que fui peguei em Ollantaytambo, conforme vc indicou conectando ao tour do Vale Sagrado e ficou ótimo mesmo! Meu critério de escolha na época foi o mais barato rsrsrs, mas achei interessante essa info da parada do Sacred Valley no Hotel Belmond Río Sagrado, fiquei curioso…
Sthefania Memelli
setembro 11, 2018 at 4:16 pmEu também fiquei super curiosa! Imagina um trem luxuoso desses? Agrega muito valor à viagem! hahaha
Glaucia
setembro 11, 2018 at 11:21 amSuper válido saber das opções que existem. Estou planejando essa viagem pro próximo ano. O valor da janela pro corredor tem muita diferença? Também amo ir vendo a paisagem…
Sthefania Memelli
setembro 11, 2018 at 4:16 pmA viagem que eu fiz não tinha assento marcado, então custa o mesmo a janela e o corredor. Nos trens mais amplos, mesmo no meio você tem uma ótima visão!
Suzy Freitas
setembro 12, 2018 at 2:01 pmMachu Picchu está na minha lista top 10 de destinos para conhecer e vi que você tem muitos posts de lá! Vou devorar todos. Com o dólar nas alturas, acho que optaria pelo trem mais econômico, pois, como você bem disse, a grande atração são os sítios arqueológicos. Mas é bom saber sobre as outras opções, se o orçamento melhorar, pode sempre rolar um upgrade, né?
Sthefania Memelli
setembro 16, 2018 at 4:20 pmClaro! Se eu voltar com o orçamento bem folgado, adoraria conhecer o trem de luxo!
lygarves
setembro 13, 2018 at 4:24 amAdorei o comparativo entre os trens! Eu trabalho em uma agência de viagens e comecei agora a trabalhar com o Peru também! Esse post me ajudou muito pra ajudar os clientes a escolher o melhor trem!! Até com os preços! Imagina uma viagem nesse Hiram Bingham! Deve ser demais!
Mirela Ferraz
setembro 13, 2018 at 1:03 pmEu também viajei pela Peru Rail e gostei. Só não achei barato, mas até que a viagem é legal e o trem é bom. Fui na janela e amei as paisagens, acho que vale a pena!! Que saudade bateu do Peru!
Leandra
setembro 16, 2018 at 5:02 amQue ótimo este post. Não sabia das 2 opções para conhecer Machu Picchu. E que luxo hein… melhor do que imaginei. Adorei aa dicas. Agora me deu até mais vontade de ir.
Ígor Augusto
setembro 16, 2018 at 6:46 pmPeru é uma das viagens que quero fazer… Só não é a próxima porque quero viajar em janeiro/fevereiro, e a época é ruim por lá, muita chuva. Mas não sabia que existiam duas empresas de trem para Machu Picchu. Para mim era só uma mesmo haha.
Acho que ficaria com o Peru Rail por conta do horário também. Isso é muito importante. Obrigado pelo post, bem esclarecedor.
Mari Zoghbi
setembro 17, 2018 at 2:15 amUma dúvida que sempre tive era sobre qual trem escolher para ir para Machu Picchu e esse seu post está muito legal e esclarecedor! Está me ajudando muito a definir cada detalhe da viagem!! Obrigada pela ajuda 🙂
silmendesblog
setembro 17, 2018 at 7:43 pmAdoro viajar de trem, me faz lembrar minha infância quando viajei várias vezes para uma cidade do interior do Ceará. Ainda não fiz essa viagem mas está na minha lista já faz um bom tempo. Já vou começar a juntar grana p quem sabe conseguir fazer esse do Sacred Valley no Hotel Belmond Río Sagrado.
Anderson de Oliveira Mejias
julho 5, 2019 at 7:58 pmBoa tarde Sthefania Memelli ! Estarei indo para Machu Picchu em Outubro. Comecei a ver ainda de trem hoje . Qual seria esse passeio no vale sagrado em Olantaytambo antes de pegar o trem para Aguas Calientes ? E esse passeio dura realmente o dia inteiro para poder pegar o trem só no final da tarde ?
Obrigado !
Sthefania Memelli
julho 8, 2019 at 12:24 pmOi Anderson, o nome é esse mesmo, Vale Sagrado. É um passeio que visita outros sitios arqueológicos. Nem todo mundo faz questão, mas eu gostei muito de fazer. Dura o dia praticamente todo sim. Caso prefira, pode voltar para Cusco também, mas não acho a melhor opção pela perda de tempo. Boa viagem!
Joicy
junho 10, 2022 at 3:10 pmOiii! Me tire uma dúvida, por favor. Vamos sair de Olantaytambo para o Machu Picchu. Os bilhetes dos trens já incluem o trajeto entre Água Calientes e Machu Picchu, ou ainda temos que comprar outro bilhete de ônibus até lá? É fácil conseguir esse bilhete ao chegar em Água Calientes? Obrigada!