Cismei com esse lugar desde o ano passado: Cajon del Maipo, no Chile. É uma região composta de vales, rios e montanhas, bem aos pés da Cordilheira dos Andes, nos arredores da capital, Santiago. Os principais pontos de interesse do local são as piscinas naturais de águas termais (Baños Colina e Baños Morales), o Monumento Natural El Morado, Embalse El Yeso e as Termas del Plomo.
Resumindo: é a minha cara! Eu me interesso muito por lugares remotos e gostaria de ir em todos esses pontos listados acima, mas das datas que eu fui não é tarefa fácil. Cajon del Maipo é um destino – ainda – pouco explorado pelos turistas, apesar de famoso entre os chilenos. Por causa disso, existe pouca informação na net e muita gente cai em furada.
Quem acompanha o blog sabe que eu tive uma ida frustrada para lá (imperdível, veja aqui). Então, esse ano eu jurei que iria conseguir e não podia dar nenhum vacilo, foi quando uma amiga me indicou a Viaja Brasil Tours e acabei descobrindo que eles eram especialistas nesse tour.
Eu tinha em mente visitar o Embalse, que é uma represa azul maravilhosa entre as Cordilheiras dos Andes e aproveitar para conhecer Baños Colina também. Como fui em outubro, esperava encontrar o tempo já esquentando, mas não podemos contar com as imprevisibilidades climáticas e nevou MUITO. Resultado: estrada fechada para os outros pontos, sendo Embalse o único acessível. Aceitei que doía menos!
O trajeto desse passeio TODO é muito bonito! Na estrada, é impressionante como a paisagem muda rapidamente, deixando a cidade e indo de encontro a uma vegetação diferente da que estamos acostumados aqui no Brasil. Outra coisa divina é a neve que fica acumulada no topo das Cordilheiras, uma paisagem icônica que te acompanhará do início ao fim do dia.
São feitas duas paradinhas na estrada para fotos, uma em San Jose do Maipo, cidadezinha ao pé da montanha e uma na ponte que cruza o Rio Maipo, onde o guia explica parte da história. Esse é o último trecho asfaltado, daqui para frente a estrada é de terra e cheia de precipícios, chega a dar uma certa agonia.
Falando nisso, gostei do guia, ele me deu informações suficientes sobre o local sem ficar tagarelando o tempo todo (eu não gosto de guia que fala demais e me impede de pensar ou curtir). Ele nos passou bastante segurança também, principalmente no trecho que estava com deslizamento. É nítida a experiência dele com a região.
Chegamos a um ponto onde não passava mais carro e seguimos andando até o Embalse del Yeso, num trecho relativamente curto, mas bem sofrido, por causa do vento cortante. É realmente muito lindo e tão calmo quanto eu imaginava. Um lago azul cristalino com montanha de neve por todos os lados. Enfim, eu estava ali!
Passamos um tempinho por lá contemplando e brincando na neve. O plano inicial era fazer um churrasco, mas a logística se tornou impossível com tanta neve. O grupo era divertido e animado, o que faz toda a diferença!
Imprevistos à parte, a parte mais incrível foi ver a minha mãe tendo contato com a neve pela primeira vez, aquele brilho no olhar ao ver cair os floquinhos é realmente apaixonante!
Na volta fizemos uma breve paradinha em uma estrutura militar abandonada para tomar uma taça de vinho e nos despedir de mais um paraíso natural.
Não aguentamos muito tempo, porque realmente estava ventando demais e tinha risco de deslizamento, mas valeu a pena cada minuto e centavo investido!
VEJA TODOS OS POSTS SOBRE O CHILE
SE LIGA
♦ É um passeio para quem curte natureza, contemplar é a única coisa que tem para fazer por lá. Digo isso para que você faça uma escolha consciente. Eu amo!
♦ Acredito que fora do inverno seja mais interessante. Poder aproveitar um clima mais agradável, fazer um picnic, essas coisas. A Viaja Brasil Tours faz o passeio o ano todo.
♦ Caso vá no inverno mesmo, use roupas e botas de neve para não correr o risco de se molhar ou machucar. A Viaja Brasil Tours te leva em uma loja, mas o aluguel é opcional!
♦ Sobre a loja: as roupas são muito boas, limpas e bonitas (o que faz diferença nas fotos)! É muito difícil achar roupas legais em loja de aluguel, normalmente são grandes e de cores escuras. A New Rental investiu nesse quesito e acertou. Custa 25 mil pesos Chilenos o aluguel do traje completo (uns 150 reais) e eles dão desconto para quem retorna.
♦ Se eu pudesse, pernoitaria na região e faria mais de um passeio, caso a estrada esteja desobstruída.
QUEM FAZ
Tour: Viaja Brasil Tours: +56 9 66323355 (Whatsapp – Dani).
Aluguel de Roupa: The New Rental Club: Av. las Condes, 10199.
5 Comments
Rafael Kosoniscs
novembro 13, 2015 at 6:14 pmQue lugar maravilhoso! Vou passar por aí mês que vem e já estou totalmente ansioso. Lindas fotos, como sempre!! Beijão!!!
Marcelo Marcos
novembro 22, 2015 at 5:27 pmExcelente dica !!!! Obrigado !!!! Eu sou fã de carteirinha do Chile e não tinha ouvido falar desse lugar, qro muito conhecer.
Parque q estou louco pra conhecer é o Huilo Huilo, próximo a cidade de Temuco, vc ja esteve por lá ? Teria dicas ?
Abços
fernanda
abril 25, 2017 at 11:53 pmsão lagos artificiais
Renato Souza
janeiro 21, 2019 at 2:50 pmViaja Brasil Tour tem preço mas não tem pós venda. Se der qualquer problema com a viagem, o prejuízo será todo do cliente. Na visão da empresa, se o passeio tiver passado por todos os pontos combinados, foi bem feito. Mesmo que numa van que quebre pelo caminho e te deixe esperando por 3 horas, no meio do nada, com fome, sede e sem banheiro. Vale gastar um pouco a mais e usar uma empresa decente.
Cajo del Maipo é muito bonito e vale ser conhecido.
Sthefania Memelli
janeiro 21, 2019 at 5:10 pmOi Renato, sinto muito o ocorrido e agradeço seu feedback. É importante pra mim saber se a qualidade dos passeios que recomendo se mantem a mesma, ou não. Até porque tem bastante tempo que eu fui e não dá pra garantir que sempre será igual. Você tem empresas para indicar? Te agradeceria muito e ficaria como dica pra outros leitores. Abraços;