AMÉRICAS DISNEY ESTADOS UNIDOS MIAMI NOVA YORK ORGANIZANDO VIAGEM ORLANDO

Como tirar Visto Americano: formulário, documentos e valores!

como tirar visto americano

Infelizmente, brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos e fazer a solicitação é sempre um período de angústia para os viajantes.

Ao contrário do que parece, o processo para a solicitação do visto americano não é tão complicado, mas o preenchimento do formulário requer certa dedicação.

O problema é que, ainda que você siga todos os passos com perfeição, não há garantias de concessão de visto. Mas a boa notícia é que costuma dar certo para a maioria das pessoas! 🙂

COMO TIRAR VISTO AMERICANO

1) TENHA UM PASSAPORTE VÁLIDO

Tenha um passaporte válido. Sem ele, não é possível conseguir o visto americano. Aqui no Brasil, quem emite é a Polícia Federal e você encontra um passo a passo nesse link para solicitar o seu. Se você já tem passaporte, ótimo! Bora para o próximo passo.

Se você não se sente seguro para preencher o formulário, fique tranquilo, pois existem empresas especializadas neste serviço. Tenho uma recomendação de confiança e com ótimo custo-benefício: a Rafaela, da Viajando Sem Medo.
Clique aqui para falar com ela no WhatsApp, e peça o desconto da STHE.

2) PREENCHA O FORMULÁRIO DS-160

Esse é o link do formulário DS-160ceac.state.gov/genniv/.

Ao abrir, você vai perceber que tudo está em inglês. Você precisa preencher o formulário em inglês mesmo. No entanto, ao colocar o cursor em cima da pergunta, aparece a tradução do questionamento em português, o que facilita muito.

Você precisa escolher um dos 5 Consulados dos EUA aqui no Brasil para fazer a solicitação: Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro. Depois, é só preencher seus dados pessoais, como nome, endereço, escolaridade, profissão e etc, bem como os dados da pretendida viagem.

A dica de ouro é ser sincero e coerente, ainda assim, pesquise muito antes de fazer essa parte, sobretudo quanto aos dados da viagem.

como tirar visto americano

Dicas: Anote o número do seu Application ID e imprima a página de confirmação gerada ao final do formulário, pois ela será necessária na entrevista!

3) AGENDE A ENTREVISTA

Com tudo preenchido, você deve fazer o pagamento da taxa, no valor de US$ 160, que pode ser em boleto ou em cartão de crédito.

Na sequência, você irá agendar dois comparecimentos: um para fazer a biometria e tirar a foto digital no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para realização da entrevista no Consulado Americano.

Esse é o link do do site para agendamentos: http://brazil.usvisa-info.com

Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é possível fazer os agendamentos para o CASV e Embaixada/Consulado no mesmo dia. Se não houver disponibilidade (e nas outras cidades), você pode marcar o CASV para um dia e a entrevista para o dia seguinte, ou como ficar mais conveniente.

O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido, mas em 2022 está demorando bastante. Não deixe para tirar visto perto da sua viagem.

como agendar entrevista visto americano

4)  COMPAREÇA AO CASV

No dia agendado, esteja no CASV para coletar suas impressões digitais e tirar a fotografia. Não esqueça de levar a confirmação do Formulário DS-160 impressa, seu passaporte e o comprovante de pagamento da taxa.

Dica: evite levar bolsas e mochilas, pois não é permitido entrar com elas. Ou leve um acompanhante para segurar do lado de fora.

5) COMPAREÇA AO CONSULADO

No dia e hora marcados para entrevista, esteja no Consulado levando o passaporte, bem como a confirmação do formulário DS-160.

Dica: leve alguém para guardar seu telefone celular durante a entrevista. Ou vai ter que confiar em estranhos na porta, pois não pode entrar com aparelhos eletrônicos.

visto-americano-aprovado

Você deve levar com você tudo o que considera provar seus vínculos com o Brasil. Não há uma lista oficial de documentos desse tipo, mas alguns exemplos são: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidão de casamento, matrículas em instituição de ensino ou cartas de empregadores.

Não me pediram absolutamente nada, mas é melhor ter, não é?

NA ENTREVISTA

Confirme todos os dados que estão no seu formulário, as perguntas da entrevista são feitas em português mesmo. Fique calmo e não minta.

Após responder tudo que o agente julgar conveniente, você saberá se obteve o visto, ou não. Em caso negativo ele devolverá o passaporte a você, juntamente com uma cartinha e essa decisão não pode ser contestada (mas você pode tentar de novo depois).

Dando tudo certo, eles ficarão com o seu passaporte para colocar o visto. Por fim, é só esperar o passaporte com o visto americano na sua casa (recomendo) ou retirar no CASV (depende da opção que escolheu no momento que preencheu os formulários) e começar os preparativos da viagem!

Minhas experiências com visto: a primeira vez que tentei o visto foi negado e, até hoje, não tenho certeza do que aconteceu. Logo depois, eu solicitei de novo e foi aprovado. Nas duas vezes eu fiz tudo sozinha, mas me arrependo de não ter contratado alguém. Talvez tivesse sido aprovado desde a primeira vez.

6) PRINCIPAIS DÚVIDAS

COMO IMPRIMIR OU REIMPRIMIR O DS-160

Essa dúvida é muito comum entre os nossos leitores, que acabam esquecendo de imprimir o formulário e precisam consultar depois o que foi colocado nele. Os dois caminhos possíveis são estes:

– NO SEU E-MAIL

Confira no seu e-mail se chegou a confirmação após a aplicação do formulário. Normalmente, o título é CEAC Confirmation, que significa Consular Eletronic Application Center. No corpo deste e-mail tem suas informações e em anexo a este e-mail tem um PDF com o seu formulário preenchido. Basta abrir e imprimir.

– NO PRÓPRIO SISTEMA

Se você não localizar o e-mail, nem tudo está perdido, mas terá mais trabalho. Existe a possiblidade de entrar no sistema de novo (http://brazil.usvisa-info.com) e pegar o número do seu DS-160. Com ele, acesse https://ceac.state.gov/genniv/, preencha a cidade onde está sendo seu processo e RETRIEVE AN APPLICATION (atenção aqui, está abaixo de START AN APPLICANTION). Na próxima página, informe o código DS-160, responda as perguntas de segurança que confirmam a sua identidade e clique em RETRIEVE AN APPLICATION novamente. Depois, vai abrir uma janelinha onde você precisa clicar em VIEW CONFIRMATION PAGE (ver a página de confirmação) e continue. Pronto, a página vai abrir e você pode imprimir.

DS 160 PODE SER PREENCHIDO EM PORTUGUÊS?

O DS 160 não pode ser preenchido em português, as respostas precisam ser todas em inglês, porque você está falando com o governo americano. Mas ao colocar o cursor em cima da pergunta, aparece a tradução do questionamento em português, o que facilita muito a compreensão.

Se você não se sente seguro para responder o formulário, procure a agência que indiquei acima, ou, pelo menos, alguém que possua domínio da língua para te auxiliar.

VALIDADE DO VISTO

A validade do Visto Americano, em regra, é de 10 anos, para Visto Americano de Turismo. No entanto, existem casos em que essa validade pode ser menor (e é uma decisão que não cabe contestação). Eu conheço diversas pessoas que tiveram menos tempo concedido, mas conseguiram renovar depois por 10 anos.

ESTÁ DEMORANDO MESMO?

Sim, está demorando muito agora em 2023. Aqui no Rio de Janeiro a espera pode chegar a mais de 1 ano. Isso porque a demanda de toda a pandemia ainda está represada (os consulados também deixaram de funcionar naquele tempo).

O que você pode fazer é marcar a sua data lá na frente e entrar no sistema com frequência para ver se é possível adiantar seu horário.

Por isso, se você pretende viajar para os Estados Unidos, já dê entrada no seu pedido de visto e não deixe para a última hora.

POSSO REMARCAR MEU HORÁRIO?

Pode sim, tanto para antes, quanto para depois da sua data original. Basta entrar no sistema novamente e procurar a data mais conveniente no calendário.

O QUE FAZER SE MEU VISTO FOR NEGADO?

Se acalmar, tentar entender o que levou o governo americano a negar o seu visto e se vale a pena aplicar de novo imediatamente ou dar um tempo. Nesses momentos, eu recomendo MUITO buscar ajuda especializada (Clique aqui para falar com a agência da minha confiança no WhatsApp, e peça o desconto da STHE).

Tem mais alguma dica? Deixe um comentário pros nossos leitores contando a sua experiência. 

LEIA TAMBÉM: 
Quanto custa uma viagem para Nova York? Preço de hotel, passeios e comidas!
5 coisas que você precisa fazer na sua primeira viagem à Disney
O que fazer em Miami: os 9 programas mais legais (além de compras)

Como foi usar o chip com internet ilimitada nos EUA
+ TODAS AS DICAS DOS ESTADOS UNIDOS


imagensPLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓

Fazendo suas reservas através dos links parceiros do blog, você nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuito!

You Might Also Like

6 Comments

Leave a Reply

5 pousadas incríveis na Bahia Safári na África do Sul: o que você precisa saber 5 castelos dos sonhos para se hospedar na Europa Curiosidades sobre o Catar que você talvez não saiba 5 hotéis para lua de mel em Alagoas