BRASIL BÚZIOS RIO DE JANEIRO

O que fazer em Búzios: dicas e melhores atrações

o que fazer em Búzios

O nome de Búzios, na verdade, é Armação dos Búzios e ela faz parte da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Uma cidade muito charmosa e um dos melhores balneários do Brasil.

Visito Búzios desde a adolescência, por isso, já estive na cidade centenas de vezes. E nunca, nunquinha, ela perdeu o seu encanto pra mim. Sempre há o que fazer em Búzios, seja praia, vida noturna, bons restaurantes ou só uma voltinha.

E claro que eu não ia deixar vocês sem as melhores dicas da cidade!

Não deixe de seguir o Instagram @stheontheroad para ver
as fotos da viagem em tempo real, ou pela tag #stheBuzios

o que fazer em buzios

→ QUANDO IR: Búzios é legal durante o ano inteiro, mas no meio do ano há mais risco de chuvas. As tarifas hoteleiras de janeiro são bem mais altas, mas é quando os clubes de praia e casas noturna bombam. Se quiser certeza de sol e sossego, opte pela meia estação, como março, abril, outubro e novembro.

Onde ficar em Búzios

Antes de compartilhar dicas da cidade, deixo para vocês algumas dicas de hospedagem. Há opção de hotel para todos os bolsos, por isso, é uma cidade muito democrática.

No geral qualquer parte da cidade é uma boa localização, mas eu acho a Praia Rasa muito distante das principais atrações. Segue uma listinha com alguns hotéis que recomendo, opções $ econômico – $$ intermediário – $$$ luxuoso.

Oyo Trevo da Barbuda ($) – baratinha e bem simples, mas localização perfeita e estava limpa. Tem estacionamento e ar-condicionado.

Villa Baobá ($) – já fiquei diversas vezes, tem ótimo custo-benefício. Tem ar-condicionado, estacionamento, piscina e os quartos são bonitinhos.

Pousada Corsário ($$) – localização perfeita, de frente para a praia dos Ossos e muito perto da Azeda e Azedinha. Pousada de bom gosto, com piscina.

Apuã Concept: hotel contemporâneo e luxuoso, super exclusivo e romântico. Ótima opção para casais em busca de uma lua de mel ou comemorações. Amei passar um dim de semana nele!

Casas Brancas Boutique Hotel & Spa ($$$) – Hotel lindíssimo e romântico, de frente para a Orla Bardot. Uma das melhores escolhas para um fim de semana especial.

Como não dá para me estender muito aqui, farei outro post só com hotéis para ficar em Búzios, combinado?

A belíssima piscina do Apuã Concept


O que fazer em Búzios

Uma dica para quem vai no auge do verão é evitar se deslocar de carro sempre que possível, pois a cidade fica muito cheia e estacionamento é mais difícil. Hoje em dia, Búzios tem Uber e também bugueiros que fazem passeios pelas praias durante o dia.

Em baixa temporada já é bem mais tranquilo se deslocar de carro pela cidade, então, não se preocupe.

Rua das Pedras

Impossível não passar por ela diversas vezes durante a viagem. A Rua das Pedras é um charme. E, apesar de muito famosa, ela não é tão grande.

É um lugar para ver e ser visto, recheado de restaurantes (sofisticados e simples), lojas de grife, cafés, galerias de arte e pousadas. As pedras no chão são irregulares, por isso nem pense em andar de salto por lá.

Acho gostoso para andar tanto de dia, quanto de noite, então não deixe de ir nas duas oportunidades e ver como a rua fica diferente nos dois períodos.

rua das pedras búzios

De dia é bem iluminada, rende ótimas fotos, um almocinho, ou um café. À noite, além de bom para jantar, é uma delícia passear pelo agito e as lojas funcionam até altas horas, quando começa o turno das baladas.

Para um café da manhã ou almoço: procure no Google pelo Café Portenho. É um Bistrô com preço ótimo que não fica exatamente na Rua das Pedras, mas a caminhada é menos de 5 minutos.


Orla Bardot

É a continuação da Rua das Pedras, já de frente para o mar, lá na praia da Armação. O mar é calmo nessa região e os barcos de pescadores tão o toque mais que especial na vista. O gostoso é caminhar ao longo do calçadão, pelos decks de madeira e jardins.

É na Orla Bardot que está a escultura de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot, atriz que colocou Búzios no cenário mundial do turismo. Ao passar por ela, não deixe de continuar andando para também ver a escultura Os Pescadores, no meio do mar, que fica linda com o sol do fim de tarde.

Praias de Búzios

Búzios tem muitas praias e a maioria delas é maravilhosa. Praticamente todas com fácil acesso e uma água em tom verde esmeralda. Para conhecer todas, precisa ficar pelo menos uma semana na cidade, mas em um final de semana é bem possível conhecer muita coisa legal.

Selecionei as praias de Búzios que mais gosto pra vocês:

Praia dos Ossos

A Praia dos Ossos fica no fim da Orla Bardot, bem perto do centro. Não é uma praia famosa para banho, mas é mega charmosa e calma. Também é um ponto maravilhoso para assistir ao pôr do sol e rede fotos lindas.

Se você vai para a Azeda, inevitavelmente passa por ela, já que está no meio do caminho.

praia dos ossos em buzios

Azeda e Azedinha

Também próxima da Rua das Pedras, a Azeda e a Azedinha são duas praias bem pequenas e contíguas. Eu acho o cenário das duas paradisíaco, além do mar normalmente ser cristalino.

Para chegar até elas é preciso fazer uma caminhada de uns 15 minutos e descer uma escadaria bem considerável. Por sinal, não deixe de tirar fotos no topo da escada, pois ficam lindas (capa do post).

Também é possível chegar na Azeda de barco, pagando uma taxinha ao taxi-boat que fica na praia dos Ossos (costuma ser R$ 10). É bem mais fácil, mas você acaba perdendo o visual do alto da escada, já que chega direto no mar.

Ferradura

A Praia da Ferradura é boa por quase sempre tem um mar mais calminho. Sempre há caiaques e SUP para alugar para quem gosta de esportes aquáticos. Eu acho a melhor praia para família com criança!

João Fernandes

Uma das praias mais lindas de Búzios, na minha opinião. João Fernandes é uma praia urbana, fácil de chegar e com estrutura de quiosques para quem gosta de contar com serviço na praia.

Justamente por ser fácil, costuma ter muito movimento, mas não a ponto de estragar a experiência, sabe? Também dá para alugar caiaques e SUP e se divertir no mar.

João Fernandes vista do alto!

Mirante de João Fernandes

Na rua que passa acima da praia tem um mirante lindo, onde vale tirar umas fotos. Impressionante como é de cima que dá para perceber ainda mais o quão bonito é o mar de Búzios.

praia de João Fernandes búzios

Brava

A Praia Brava é para quem gosta de passar o dia em Beach Club, já que o mar é realmente bem agitado e um pouco difícil de curtir.

Existem dois Beach Clubs na Brava, mas não pense que são a mesma coisa, porque as proposta são MUITO distintas. O Rocka Beach aposta em alta gastronomia e um ambiente mais relaxante, enquanto o Silk realiza muitos eventos de música eletrônica.

Eu estive no Rocka recentemente e foi uma delícia passar o dia jogada num lounge comendo e bebendo bem. A comida e o atendimento são ótimos e valem cada centavo. Em épocas mais movimentadas, procure fazer reserva.

o que fazer em buzios - praia brava

Geribá

Geribá é aquele estilo praia grandona, com uma faixa grande de areia e o mar mais agitado. Como existem muitos condomínios de casa de praia por ali, é uma praia muito popular e uma das mais visitadas.

Ao mesmo tempo, Geribá é badalada, por conta de surfistas e do bar de praia Fishbone. Abriu recentemente um Beach Club chamado XXX.

Praia da Foca

A Praia da Foca é tão pequena que quando a maré está alta, ela nem existe. É uma micropraia que fica bem pertinho da Brava. Como ela era secreta até pouco tempo, já tive uma experiência incrível de curtir ela sozinha, mas agora sempre tem movimento.

Ferradurinha

Não confunda a Ferradurinha com a Ferradura, pois esta fica no canto de Geribá. É uma praia linda e um pouco escondida. Basta caminhar uns 5 minutos a partir do canto esquerdo de Geribá e vai encontrar este pequeno paraíso.

Praia do Forno

Se você der sorte, pode encontrar uma praia com areia rosa! Esse fenômeno e dá por conta de sedimentos das pedras que ficam na areia.

A verdade é que eu já tinha estado lá umas duas vezes e nada encontrei. Cheguei até a pensar que isso era lenda de pescador, mas na última vez tomei um susto quando me deparei com tudo rosinha. Estava lindo, de verdade!

Não é uma praia com muita estrutura, mas tem um um vendedor de bebidas logo na entrada e um restaurante do outro lado da rua. Dei só uma passada para tirar a foto e fui curtir o dia no Rocka, como contei acima.

Porto da Barra

Um dos meus lugares favoritos da cidade, o Porto da Barra é um centro gastronômico na praia de Manguinhos. A posição é perfeita para ver o melhor pôr do sol cidade, então procure estar por lá por volta das 16h até o anoitecer.

Alguns restaurantes que eu recomendo: Belli Belli gastrobar (ótimos drinks, cadeiras fofas e comidinhas para acompanhar), Jô e Bar dos Pescadores (bem mais informal, pra quem curte boteco e pastel de camarão).

O Porto da Barra tem entrada gratuita e, mesmo que você não queira sentar em nenhum restaurante, pode desfrutar da vista.

o que fazer em búzios - porto da barra


Passeio de Barco

Ver Búzios pela perspectiva do mar é muito gostoso, mas não sou a maior fã dos passeios de escuna. Se couber no orçamento, considere conversar com algum barqueiro e fazer um passeio privado!

O que fazer em Búzios à noite

Além de dar uma volta na Rua das Pedras e encontrar o seu lugar, como falei ali em cima, dá para tomar uns drinks no Porto da Barra ou jantar em restaurantes legais pela cidade.

Quem gosta de balada vai gostar mais da cidade no verão, quando a boate Privilège funciona direto e têm uma série de outras festas rolando pela cidade. Fora de época, vale dar uma conferida no site e ver quando tem show.

foto: Divulgação Privilège

O que fazer em Búzios com chuva

É triste quando a gente viaja para um destino de praia e chove, não é? Mas acontece!

Já estive em Búzios com chuva algumas vezes e, fora as praias, não vai mudar tanto a sua viagem. Aproveite o melhor que a gastronomia da cidade tem a oferecer. Além disso, existe um cinema retrô na Orla Bardot que pode ser uma ótima pedida.

Foto: divulgação

Como chegar em Búzios

Carro: são 140 km do Rio de Janeiro, que duram pouco mais de 2 horas. É a forma como eu sempre chego na cidade.

Ônibus: saindo do Rio ou cidades vizinhas. Demora um pouco mais que ir de carro, por conta de paradas. A rota é operada pela empresa 1001.

De avião: o aeroporto mais próximo é Cabo Frio, mas com pouquíssimos (e caros) voos em operação. Os aeroportos do Rio de Janeiro acabam sendo os mais viáveis para quem não tem outra opção.

Arredores de Búzios

Búzios combina perfeitamente com uma ida a Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema e uma esticada em Arraial do Cabo. Para fazer tudo, acho legal ter pelo menos uma semana.

Todas essas cidades são ligadas por ônibus e por preço bem em conta, mas estando de carro, melhor ainda, já que você terá mais mobilidade e mais tempo.

Gostou das minhas dicas de Búzios? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários que responderei em breve!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

No Comments

    Vamos trocar uma ideia? Comente!