BRASIL PENEDO RIO DE JANEIRO

O que fazer em Penedo, RJ: melhores passeios, dicas e restaurantes

penedo o que fazer

Penedo é um destino muito procurado para curtir um friozinho, já que um de seus principais atrativos é a gastronomia. Além disso, o ecoturismo vem ganhando espaço na região, o que faz com que seja um lugar para ser visitado por toda a família.

Aqui você vai encontrar dicas da cidade: o que fazer em Penedo, quando ir, como chegar, onde fica, restaurantes e passeios no entorno, além de onde se hospedar.

Penedo (RJ)

Onde fica Penedo

Penedo é um bairro do município de Itatiaia, que fica na região sul do estado do Rio de Janeiro. A distância aproximada de Rio de Janeiro para Penedo é 174 km, aproximadamente 2h 30min de carro. De São Paulo já é um pouco mais longe, por volta de 270km e 3h e 20min.

Na minha opinião, um final de semana é o suficiente para conhecer e aproveitar o centrinho de Penedo e fazer algum passeio. Mas se a ideia for conhecer todas as cachoeiras do entorno, melhor ter pelo menos 3 dias inteiros.

Como chegar de carro e de ônibus

O acesso é feito pela Dutra, mas com o avanço da tecnologia, de carro nem preciso mais traçar rota para ajudar vocês a chegar. Basta colocar Penedo (RJ) em algum app de GPS que vai dar tudo certinho.

Apesar de eu não achar a melhor opção, é possível chegar em Penedo de ônibus a partir do Rio de Janeiro, com a Viação Cidade do Aço. Mas como as ofertas de horários não são muito grandes, pode ficar mais fácil ir para Resende e pegar um segundo busão de lá.

a ruazinha principal de Penedo

Quando ir a Penedo: melhor época

Dá para visitar a cidade o ano todo, mas com propostas bem distintas. O inverno é a melhor época em Penedo para curtir um friozinho, colocar aquele casaco e ir tomar um bom vinho. Já para curtir as cachoeiras da região, só mesmo indo no verão ou meias estações, pois a água fica extremamente gelada no meio do ano.

O que fazer em Penedo

Pequena Finlândia

Penedo é super pequenininha. Então, é impossível não ver esse mini shopping a céu aberto no meio da cidade em todos os passeios. Por ali estão alguns comércios, cafeterias e a Casa do Papai Noel, um espaço temático para divertir as crianças.

A Pequena Finlândia é a parte mais fofa do destino para tirar fotos, porque a arquitetura segue o estilo das casinhas finlandesas. Além disso, de vez em quando ainda são colocadas decorações temáticas, como essa dos guarda-chuvas da foto abaixo.

Chocolates

Se você gosta de chocolate já tem um programa certeiro, já que existem diversas fábricas de chocolate artesanal por lá. Dá para comprar o chocolate nas lojinhas que estão espalhadas pelo centrinho, e em algumas ainda é possível acompanhar a produção e escolher seus produtos através de um vidro. Uma das maiores lojas é conhecida como Chocolate do Papai Noel.

Cachoeiras de Penedo

Outro atrativo da região são as cachoeiras, mais interessantes para quem vai no verão. Não tenho certeza dessa informação, mas ouvi dizer que as cachoeiras nem sempre estão com água própria para banho.

Cachoeira de Deus é de fácil acesso e a maior, com 15 metros de altura e poço para banho. Outra opção é Três Cachoeiras que é bastante frequentada por ser uma das cachoeiras mais próximas do centro. Pelo nome dá pra entender um pouquinho, porque ela é formada por três quedas que formam piscinas naturais. Outra cachoeira da rota é a Três Bacias.

Serrinha do Alambari

Entre Penedo e Visconde de Mauá está a Serrinha do Alambari, um vilarejo bem pequeno, recheado de belezas naturais e águas cristalinas. Ali estão as cachoeiras mais bonitas do entorno, que são o Poço Céu e o Posso Dinossauro. Além disso, um camping lindo com uma trilha e diversas quedas d’água.

Temos um post bem completo aqui no blog sobre o que fazer na Serrinha do Alambari. O bate-volta de Penedo demora mais ou menos meia hora e a estrada é meio ruinzinha. Quando fui, fiquei hospedada lá.

O que fazer à noite em Penedo

Apesar de pequena, diversos bares contam com música ao vivo para dar uma animada. Mas o lugar imperdível mesmo é o Jazz Village, que fica dentro do Hotel Pequena Suécia. O ambiente é intimista, mas nomes consagrados da música nacional e internacional estão sempre presentes. É um restaurante, com um pequeno – e charmoso – palco, onde rolam apresentações de jazz, o melhor do blues e da música brasileira. Se der a sorte de estar lá num dia de evento, deixe para jantar no restaurante da pousada também.

Onde ficar em Penedo

Penedo tem opção de pousadas para todos os bolsos. Abaixo as minhas sugestões:

Pousada Riacho da Serra (econômica)

Diária é a partir de R$ 165 com café da manhã incluso. Nota 8.2 no Booking com muitos elogios dos hóspedes.


Pousada Amoras de Penedo (custo-benefício)

Ótima localização, a poucos passos da Pequena Finlândia. Nota 9.8 no Booking e a maioria dos hóspedes surpreender positivamente.


Le Garden Pousada Boutique (sofisticado)

Acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, lounge compartilhado e jardim. Algumas suítes possuem hidromassagem.


Onde comer em Penedo

Curtir a gastronomia é umas das coisas mais interessantes de Penedo. Selecionei meus cantinhos preferidos na cidade:

Restaurante Jardim Secreto

Impossível não começar por esse restaurante fantástico. O Jardim Secreto é um achado em Penedo e eu recomendo fortemente um almoço ou jantar especial nele. Além de ter um ambiente bonito, aconchegante e de muito bom gosto, o restaurante possui bom atendimento e excelente opções no cardápio. Na ocasião que estive lá, os pratos eram bem servidos e saborosos. Precisa fazer reserva (clique aqui).

Pérgola

É um restaurante um pouco mais formal que os outros da cidade, e mais carinho também. O ambiente é lindo e um pianista tocava lindamente durante o nosso jantar, que também me agradou muito. Eu tive uma ótima experiência com meu marido lá, em 2018, mas as avaliações de 2020 que encontrei na internet não eram muito animadoras, então não posso mais dar meu selo de 100% de confiança.

Casa do Fritz

Muito bom para tomar um chopp e experimentar as cervejas artesanais da casa. O cardápio é bem grande, indo de pratos típicos alemães a petiscos e fondue. Particularmente, acho o mix de linguiças imperdível (tem de salsicha também). Como fica numa ótima localização, de frente para a Pequena Finlândia, é uma ótima escolha para estar no meio burburinho, seja pra almoço ou jantar.

As famosa Trutas

truta é um peixe exigente, que só habita águas frias e é mais comum de ser encontrado em montanhas. E emPenedo tem trutas deliciosas!

Um dos restaurantes mais tradicionais e bem avaliados de Penedo para comer a iguaria é o Rei das Trutas. Praticamente só tem isso no cardápio, nas mais variadas opções: na manteiga, com alcaparras e com amêndoas, por exemplo. Minha preferida é a com molho de camarão, eu adoro, mas acho meio carinho (R$65 individual).

Uma opção mais econômica para comer truta sem é o Restaurante Petit Gourmet, que fica na rua paralela à principal. É mais simples, mas também oferece o prato (e outras opções) por um preço mais barato. Ele tem ótimas avaliações no Tripadvisor.

Sorvete Finlândes

É uma das poucas sorveterias da cidade, e super bem localizada. Eu não sei quanto aos outros sabores, mas Pistache é uma delícia!

Vale a pena conhecer Penedo?

Vale sim, mas tem que ir com a expectativa certa. Tive ótimas experiências lá, mas não acho o destino tão charmoso quanto outros vilarejos. Ficar numa pousada interessante agrega muito valor à viagem e escolher os restaurantes legais também!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Josi
    setembro 20, 2020 at 3:41 pm

    Passear pelas lojinhas de artesanato das galerias (que tem nomes de shopping, do esquilo, papai noel, roda d’água…) vale a pena, pousada aconchegante no alto de penedo ou pousada do Lago no centrinho, outro sorvete muito bom é da fuê gelateria, escolher um barzinho para ouvir música e comer petiscos ou jantar um fondue (muito famoso) como o do Restaurante Bucanero valem a pena também. Tem a vila do Papai Noel atração para as criancas, passeio de trenzinho. Passeio de buggy, cerveja artesanal, hamburgueria artesanal Sr Duiche com característica da gastronomia típica brasileira. Da pra curtir todas essas coisas também!! 😉

Vamos trocar uma ideia? Comente!

%d blogueiros gostam disto: