ALENTEJO ALGARVE EUROPA LISBOA PORTUGAL SINTRA

Roteiro Portugal: como planejar sua viagem (guia completo)

roteiro portugal

Um país pequeno, mas cheio de possibilidades. Confira aqui como montar o melhor roteiro de viagem por Portugal.

Mesmo pequenininho, Portugal é repleto de opções de roteiro. E justamente por ser pequeno é que alguns viajantes acham que dá pra fazer tudo de uma vez só, mas não é bem assim. Tudo depende do seu tempo disponível, dos seus interesses e da época do ano também.

Calma que vou te ajudar a decidir isso tudo! Fiz um compilado com as melhores informações e tudo que você vai precisar saber para montar o roteiro com mais facilidade para Portugal. Depois é só ler o post específico sobre cada parte do país para aproveitar as dicas detalhadas. Espero que você também ame, pois foi uma viagem que me surpreendeu muito. Divirta-se!

Não deixe de seguir o Instagram @stheontheroad para ver
as fotos da viagem em tempo real, ou pela tag #sthePortugal

roteiro portugal

Quem vai gostar de Portugal?

Portugal é bastante democrático, mas um destino que tem mais a oferecer a quem gosta de pontos históricos e boa gastronomia. A facilidade de viajar para onde se fala português – ainda que diferente do nosso – também é uma grande vantagem.

Achei uma ótima opção pra quem viaja sozinho, mas também é um país muito romântico para casais. Além disso, é de fácil locomoção, o que acaba atraindo viagens em família e idosos.

roteiro portugal

Quando ir a Portugal?

Qualquer época do ano cai muito bem para Portugal. Apenas mudam os interesses da viagem acompanhando a temperatura. De maio a setembro acho mais legal fazer de Lisboa pra baixo (sentido Algarve – por estar calor), mas o Porto e o Douro também podem ser visitados essa época. De Outubro a Abril é melhor de Lisboa pra cima (sentido Porto – mais friozinho). Só não recomendo ir no auge do verão, julho e agosto, por conta do calor excessivo, extrema lotação e preços mais altos nas hospedagens, mas se só tiver essa data, é só ir com paciência extra.

Quantos dias ficar em Portugal?

Portugal tem atrações para preencher até um mês de viagem de norte a sul. Eu recomendo pelo menos uma semana no país, independente da região que decida conhecer.

Nosso roteiro teve 13 dias inteiros e fizemos Lisboa + Sintra + Costa Vicentina + Algarve + Alentejo. Optei por conhecer Portugal mais ao sul por ter ido no fim do verão. Tendo 15 dias, eu sugiro fazer ou de Lisboa pra cima ou de Lisboa pra baixo, ao invés de tentar cortar o país de ponta a ponta, mas essa decisão é sua, claro!

Para fazer todos os pontos turísticos com calma, o ideal é ter uns 20 dias (é bem difícil ter tanta disponibilidade, não é?). Você vai trabalhar o seu roteiro de acordo com a quantidade de dias que tiver, e não o contrário.

roteiro portugal 8 dias

Passagens aéreas para Portugal?

Diversas cias aéreas operam a rota Brasil – Portugal, mas o voo mais confortável é o da TAP, por ser direto. Já os melhores preços costumam ser os da Royal Air Maroc, com uma conexão obrigatória em Casablanca (paguei R$ 2.400,00 no meu voo Rio-Lisboa em Setembro de 2019). Se o seu roteiro for mais ao norte, uma ótima ideia é chegar por Lisboa e voltar pelo Porto – ou o contrário. Pense nisso antes de comprar sua passagem!

Como se deslocar em Portugal?

Dentro de Lisboa e do Porto, o transporte público é ótimo e atende super bem, sendo a melhor opção de deslocamento (compre seu Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 horas) Além disso, o Uber opera em Portugal com preços ótimos.

Já para viajar pelo país, o carro é a melhor opção em Portugal. Aliás, dirigir por Portugal é uma delícia, já que as estradas são muito boas, as distâncias curtas e te dá flexibilidade parar onde quiser. Não precisa de PID para dirigir em ares portugueses.

Também dá para fazer deslocamentos de trem (comboio) e ônibus entre algumas cidades. Avião só se for de/pro Porto ou Faro para justificar, porque o resto é todo mais pertinho.

Sempre uso e recomendo reservar pela Rent Cars, que é brasileira e não cobra IOF em pagamentos on-line. Além disso, você pode efetuar o pagamento em até 12x.

Seguro Saúde é obrigatório?

Sim! Brasileiros precisam do Certificado Schengen (seguro de saúde obrigatório, com cobertura mínima de 30.000 euros) para entrar em Portugal. Eu fiz o plano TA 40 Especial Internacional na Seguros Promo. Após compra online, a apólice chega por e-mail em minutos.

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO 
Nunca viaje sem seguro! Aqui no blog recomendamos a SEGUROSPROMO, melhor comparadora de seguros do mercado. Comprando aqui você ganha 5% de desconto usando o cupom STHEONTHEROAD05 + 5% pagando no boleto.

PRINCIPAIS CIDADES DE PORTUGAL

Portugal tem um dezena de cidades turísticas, como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Sintra, Évora e tantas outras. Mas aqui vamos dividir os interesses em: Lisboa e entornos, Praias, História, Religioso e Vinhos. Assim fica mais fácil entender o que te interessa mais e fazer a escolha adequada.

Como escolher as cidades do seu roteiro?

Essa é a parte mais difícil, porque dá uma vontadezinha de esticar para todo lado com tantas atrações. Tente pensar nos seus principais interesses: praia, vinhos, história, religião?

E em que época do ano do ano você vai viajar? Como disse antes, de maio a setembro acho mais legal fazer de Lisboa pra baixo (sentido Algarve – por estar calor), mas o Porto e o Douro também podem ser visitados essa época. De Outubro a Abril é melhor de Lisboa pra cima (sentido Porto – mais friozinho).

Definido isso, decida quais cidades visitar e quanto tempo ficar nelas. O número de bases que você vai escolher vai depender de quanto tempo você tem e de qual é o seu perfil.

o que fazer em Portugal

Lisboa

O que tem lá:  cultura, gastronomia, vida noturna.

É a capital portuguesa e recebe a maior parte dos voos. É uma cidade essencial no seu roteiro, já que é incrível. Lisboa é bem urbana e movimentada, mas ao mesmo tempo cultural, revitalizada e muito e gostosa. É, ainda, a melhor oportunidade entender um pouco da história do país que colonizou o Brasil e visitar diversos monumentos. Recomendo ficar pelo menos 3 dias inteiros.

Onde se hospedar: 54 Santa Catarina Apartments (apart maravilhoso, testado e aprovado), Altis Avenida Hotel (ótima localização com uma vista fantástica), My Storie Augusta (precinho justo no miolo do centro).

roteiro portugal lisboa

Sintra

O que tem lá: castelos e palácios saídos de contos de fadas

Sintra é muito romântica, tendo uma grande concentração de castelos e palácios em uma só região, muitos deles parecendo que saíram de contos de fadas. É uma cidade pequena e muito charmosinha, com ótimos restaurantes e um centro histórico fofo. Muitas pessoas optam por uma bate-volta a partir de Lisboa, mas eu recomendo dormir pelo menos uma noite lá e fazer os passeios com calma se o seu roteiro permitir.

Onde me hospedei: Casas do Pátio sem Cantigas (apartamento no miolo do centro histórico, mais bonito pessoalmente que nas fotos) e Glamping Sintra (uma cabana muito fofa, mas precisa estar de carro pois fica a 10 minutos da cidade). Ótima opção também é o Ibis Sintra.

sintra lisboa roteiro
Castelo dos Mouros, em Sintra.

Algarve (Sul de Portugal)

O que tem lá: praias lindíssimas com falésias douradas, beach clubs

O Algarve vem despontando como destino de praia dos sonhos de muitos turistas de todo o mundo. É uma região muito linda e peculiar, já que as praias são diferentes de quaisquer outras que já no mundo. Algarve não é uma cidade, mas uma região que envolve diversas cidades e com uma boa extensão territorial. Na minha opinião, só vale visitar o Algarve entre fim de maio e início de outubro, enquanto está quente. Sugiro ficar pelo menos 4 dias para conhecer as praias e passeios principais.

Onde se hospedar: até 3 noites de viagem sugiro ficar em Lagos ou Carvoeiro. Tendo 4 noites ou mais, dividir em duas bases (primeiro em Lagos e as outras em Vilamoura, Albufeira ou Faro).

roteiro portugal algarve

Alentejo

O que tem lá: turismo rural, vinícolas, azeites e pequenas cidades medievais. Também engloba parte da costa, tendo algumas praias alentejanas.

É a maior região do país e me surpreendeu muito. De tudo que conheci, o Alentejo é o que há de mais autêntico em Portugal. Dentre as principais cidades da região, destacam-se Évora, Monsaraz e Estremoz, onde há, igrejas importantes, construções históricas, vilas medievais muito charmosas e ótimas vinícolas. Também é uma região grande produtora de azeite, sendo um programa muito legal pra fazer por lá. Além disso, conheci parte do litoral de passagem enquanto ia de Lisboa para o Algarve. Em duas noites dá para conhecer bastante coisa no Alentejo, mas sugiro três para passear com mais calma.

Onde se hospedar: Évora é a maior cidade, passei duas noites no incrível Convento do Espinheiro. Outras ótimas opções mais em conta são Victoria Stone Hotel e Stay Hotel Évora Centro (econômico). Monsaraz é uma vila bem pequena, mas eu tive vontade de dormir lá uma noite.

roteiro de viagem portugal com alentejo
Os lindos campos de Oliveiras

Norte de Portugal (PortoBraga Guimarães)

O que tem lá: história, turismo religioso, vinhos

Porto é famosa pelas pontes imponentes e pela produção de vinho do Porto. Além disso, é considerada uma das cidades mais bonitas de Portugal Atrações como igrejas, arquitetura, adegas e bares interessantes é o que deixa todos os seus visitantes apaixonados pelo Porto (não conheço ninguém que não gostou). A cidade é banhada pelo Rio Douro e vale ficar uns 3 ou 4 dias nela, para dar tempo de fazer bate-volta nas atrações do entorno.

Onde ficar: Stay in Apartments Ribeira 24 (bom custo-benefício), Selina Porto (hostel moderninho, tem quartos provativos e coletivos), Infante Sagres (hotel histórico de luxo com arquitetura incrível).

Braga é a cidade mais antiga do país e tem um apelo católico fortíssimo. Guimarães também tem grande relevância histórica. As duas cidades ficam pertinho do Porto, encaixando todas na mesma rota. Também funcionam bem em bate-volta a partir do Porto.

Guimarães – foto de Iñigo Ibisate por Pixabay

Vale do Douro

Meu roteiro em Portugal

ROTEIRO LISBOA, ALGARVE E ALENTEJO 13 DIAS: Lisboa (3 noites) + Sintra (2 noites) + percorremos um dia inteiro pela costa oeste até o Algarve (3 noites em Lagos) + segunda base no Algarve – Estói (2 noites) + Alentejo (2 noites em Évora)

OUTRAS IDEIAS DE ROTEIROS

ROTEIRO 7 DIAS EM PORTUGAL: com menos de uma semana, acho melhor dormir todas as noites em Lisboa e fazer bate-volta em cidades vizinhas (Sintra, Caiscais, Fátima e Évora, por exemplo).

ROTEIRO 8 A 10 DIAS EM PORTUGAL: dá para montar duas bases, uma em Lisboa e outra no Porto, fazendo algumas cidades no entorno de ambas como bate-volta também.

ROTEIRO LISBOA A PORTO 15 DIASLisboa (3 noites) + Cascais e Sintra (1 noite em Sintra) + Óbidos (1 noite) + Alcobaça, Nazaré e Batalha (1 noite em Batalha) + Fátima e Tomar (1 noite em Tomar) +  Coimbra ( 2 noites ) + Porto (4 noites) – ou 3 noites no Porto e 1 Vale Douro, se for de junho a agosto, quando tem uva.

ROTEIRO LISBOA, ALENTEJO E PORTO 15 DIAS: Lisboa (3 noites) + Sintra (1 noite) + Évora (2 noites) + Óbidos (1 noite) + Alcobaça, Nazaré e Batalha (1 noite em Batalha) + Fátima e Tomar ( 1 noite Tomar) +  Coimbra ( 2 noites) + Porto (4 noites) – ou 3 noites no Porto e 1 Vale Douro, se for de junho a agosto, quando tem uva.

Pra dar uma ideia mais visual, no mapa abaixo estão todas as cidades sugeridas. Vinho é o Roteiro Lisboa-Porto e Azul é o Roteiro Lisboa-Algarve-Alentejo. Além disso, marquei em laranja os melhores pontos de parada aproveitando a viagem descendo pela costa oeste até o Algarve.

INFORMAÇÕES SOBRE PORTUGAL

Documentos: Brasileiros não precisam de visto, apenas passaporte (se você ainda não tem, confira nosso passo a passo para tirar passaporte) e seguro saúde com cobertura acima de 30 mil euros.

Idioma: Português. Apesar de ter um sotaque bem diferente, dá para se comunicar bem.

Câmbio e moeda: em Portugal é o Euro e a melhor opção é já comprar a moeda no Brasil. Cartões de crédito são amplamente aceitos em Portugal, mas lembre-se que será cobrado IOF.

Fuso horário: são 4 horas à frente do horário de Brasília.

Iva: brasileiros tem direito à restituição do imposto pago sobre produtos em Portugal. Para isso, a compra precisa ter um valor mínimo de 61,35€ na mesma loja, apresentar o seu passaporte e pegar o documento que será apresentado no aeroporto na saída do país.

Segurança: ótima. É muito seguro andar pelo país, mas recomendável cautelas contra batedores de carteira em pontos turísticos.C

Seguro Viagem: Obrigatório em Portugal. Sempre faço o meu pela Seguros Promo. Clique aqui para fazer cotação e use o cupom STHEONTHEROAD5 para ganhar 5% de desconto. Pague no boleto para ganhar mais 5%.

Lua de Mel: é uma ótima opção para casais que procuram destinos que tem mais atividades. Eu passei minha lua de mel em Portugal. Vale combinar cidades com mais passeios e outras mais calmas.

tomada-portugal

Tomada: A voltagem em Portugal é 220 volts e as tomadas são do padrão europeu, com dois pinos redondos

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já te respondo!

LEIA TAMBÉM:


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Quando ir para o Algarve? Melhor época para curtir praia
    outubro 8, 2019 at 3:00 pm

    […] + Roteiro Portugal: como organizar sua viagem (completo) […]

  • Reply
    Algarve, Portugal: o MELHOR guia para sua viagem!
    outubro 18, 2019 at 5:18 pm

    […] + Roteiro Portugal: Como planejar sua viagem (guia completão) […]

  • Reply
    Como planejar sua viagem: Croácia - Sthe On The Road
    outubro 28, 2019 at 3:12 pm

    […] Roteiro Portugal: como planejar sua viagem (guia completão) […]

  • Reply
    Como é voar Royal Air Maroc (com dica de conexão gratuita)
    outubro 31, 2019 at 4:06 pm

    […] + Como planejar sua viagem para Portugal: vários roteiros! […]

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: