BRASIL RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO

30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade)

o que fazer no rio de janeiro

O Rio tem taaaaaanta coisa para fazer, que todo dia a gente descobre uma coisinha nova.

Meu amor pela cidade só cresce, então selecionei as coisas mais legais que faço em ares cariocas, sem ordem, sem roteiro, despretensiosamente mesmo. Escolha o que fazer no Rio de Janeiro. E também se apaixone!

1. Sente na mureta do Bar Urca para ver o pôr do sol acompanhado de uma cerveja gelada e um pastelzinho. A versão mais baratinha (e ainda mais carioca) é a “pobreta”,  que fica quase do lado da outra e tem uma vista até mais bonita.

2. Aposte na dobradinha biscoito Globo + mate com limão de barril nas praias da Zona Sul. Se não falar “bixxxcoito Globo” com sotaque, não vale.

o que fazer no rio de janeiro

aluguel bicicleta itau rio de janeiro

3. Alugue uma bicicleta do Itaú para circular a Lagoa Rodrigo de Freitas. Tome um coco geladinho no fim do passeio. Aproveite para perceber as pessoas se exercitando e passeando com seus animais de estimação. LEIA TAMBÉM: Como usar o novo Itaú Bike Rio

4. Ou pedale do Leme ao Leblon, admirando o trajeto por Copacabana, Arpoador e Ipanema. É um clássico incansável do Rio.

5. Faça a trilha do Morro da Urca. Ela começa em um ponto da pista Cláudio Coutinho, que fica à esquerda na Praia Vermelha, é super tranquila e te dá a vista do Pão de Açúcar sem ter que pagar nada. Quando descer, almoce no Terra Brasilis, um restaurante com comida ótima do outro lado da praia, mas que valeria a ida só pela vista.

6. Se não estiver a fim de trilha ou quiser andar no bondinho, compre o ingresso! É o passeio turístico mais tem-que-ir do Rio de Janeiro. E um ícone, né?

o que fazer no rio de janeiro - bondinho do pão de açúcar

7. Falando em vista, minha favorita é a do mirante Dona Marta. Lá de cima se vê o Pão de Açúcar, a baía de Guanabara e o Cristo. Ele fica na Estrada das Paineiras, a mesma que vai para o Corcovado. Vá de carro, de preferência bem cedinho, quando a luz está mais bonita.

8. Visite o Cristo Redentor!

o que fazer no rio de janeiro - cristo redentor

+ Dicas do que fazer no Rio de Janeiro

9. Curta um show no Circo Voador e um na Fundição Progresso. Os dois lugares têm uma vibe incrível e uma agenda cultural inigualável. Chegue cedo para a Lapa, sente no Booze Bar e peça a coxinha sem massa. Depois é só ir andando para o show.

10. Passe um dia incrível em Santa Teresa. Comece subindo a Escadaria Selarón na Lapa, emendando o passeio no belíssimo Parque das Ruínas e caindo em algum dos tradicionais restaurantes de Santa. Confira aqui um roteiro mastigadinho de Santa Teresa!

dicas do rio de janeiro

arcos da lapa rio de janeiro

11. Encontre uma celebridade na rua e finja que é a coisa mais normal do mundo, porque no Rio é mesmo.

12 Aposte nas praias da Zona Oeste: Pepê, Barra da Tijuca, Praia da Reserva, Recreio, Pontal, Macumba, Secreto, Prainha, Abricó (de nudismo!) e Grumari. São um tesouro carioca e ainda não tão lotadas quanto as outras. Não fique achando que chegar lá é bicho de sete cabeças, basta estar de carro e usar jogar o nome das praias nos mapas do Waze ou Google Maps. (clique  AQUI e veja o Guia das Praias da Zona Oeste)

prainha rio de janeiro

praias selvagens rio de janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro

13. Se encante pelo Jardim Botânico e depois tome um café La Byciclette, que fica lá dentro (ou no Empório Jardim do lado de fora).

14. Faça um piquenique no Parque Lage. É público, gratuito, lindo e é nosso.

Pontos de interesse Rio de Janeiro Parque lage

15. Tome café da manhã numa padaria tradicional ou com uma vista incrível. Falo delas aqui.

16. Gaste tempo em alguma Livraria da Travessa. 

livraria da travessa rio de janeiro

17. Cante num karaokê da Feira de São Cristóvão (o nome real é Centro Luiz Gongaza de Tradições Nordestinas). Se jogue nas delícias nordestinas e tome uma cachacinha de banana.

18. Vá à feirinha da Rua do Lavradio, todo primeiro sábado do mês na Lapa. Compre artesanato, namore antiguidades e conheça os bares.

feirinha do lavrario - o que fazer no rio

19. Dê um pulo em Niterói para ver o Rio por outro ângulo. Visite o Museu de Arte Contemporânea, suba até o Parque da Cidade e pegue uma Praia em Itacaoatiara

20 . Tome um banho de cachoeira na maior floresta urbana do mundo, a da Tijuca. Você pode almoçar no Esquilos, um restaurante de 1945 e emendar com o visual da Vista Chinesa.

o que fazer no rio de janeiro vista chinesa

21. Vá dançar em uma festa da moda. É preciso conhecer algum carioca para saber quais são as boas. No momento, adoro a Tardezinha e a Fica Comigo.

22. Faça stand up paddle colado no Forte de Copacabana. As barraquinhas de aluguel de prancha estão sempre disponíveis e ainda guardam seus pertences.

o que fazer em copacabana

23.Passe pelo menos um réveillon em Copacabana. A queima de fogos é realmente de outro mundo.

24. Tome um chope no Pavão Azul. Um boteco boêmio com mais de 50 anos de tradição que serve pataniscas de bacalhau e pastéis a preço de banana. ou encontre o seu boteco preferido. O meu fica fora do eixo turístico, o Bar da Amendoeira.

bar amendoeira rj

+ Dicas do fazer no Rio de Janeiro

25. Visite Paquetá e encontre um Rio de Janeiro do tempo do Império. O embarque para a ilha é feito no cais da histórica Praça XV, no Centro da cidade.

26. Conheça o combo Museu do Amanhã + AquaRio. O aquário é muito mais legal que se pode imaginar e o Museu é de uma fotogenia impressionante. A revitalização da Praça Mauá deu vida nova ao centro e criou um ambiente super legal.  Aproveite para fotografar o mural Etnias, o maior grafite do mundo. Ele feito pelo brasileiro Eduardo Kobra.

roteiro no centro do Rio de Janeiro. Museu do amanhã e Aquario

27. Aproveite a boemia maravilhosa de Botafogo. São tantos bares incríveis que qualquer seleção seria injusta, mas não posso deixar de indicar meus favoritos. Para sentar, bater papo, beber e comer: Caverna e Meza. Para ficar em pé e curtir música boa: Coordenadas e Bukowski.

28. Aproveite o famoso Carnaval do Rio. Tem bloco pra quem é de bloco e festa pra quem é de festa. E não fuja do clichê, pelo menos uma vez na vida, assista aos desfiles na Sapucaí.

29. Ande de chinelo o dia todo. É libertador!

30. Nunca pense que sabe tudo sobre o Rio de Janeiro. Ele sempre surpreende!

E você? O que gosta de fazer no Rio de Janeiro?

+ RIO DE JANEIRO NO BLOG:
Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis
Praia do Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende
Cristo Redentor: ingresso com acesso exclusivo e café da manhã inclusos
Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO:
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA

Quando você faz suas reservas pelos dos links parceiros do blog, ganhamos uma pequena comissão e você não tem custo adicional. Incentive o conteúdo gratuito!

You Might Also Like

23 Comments

  • Reply
    Luisa Galiza
    março 20, 2018 at 8:05 pm

    Que dicas maravilhosas! Realmente é muito complicado escolher algo certinho pra fazer na cidade maravilhosa. tantas opções, tantas alternativas…. Amei as 30 que deu e amei mais ainda saber que boa parte delas já fiz!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      março 26, 2018 at 6:08 pm

      Rio de Janeiro tem para todos os gostos, sempre!

  • Reply
    Manuela
    março 21, 2018 at 2:48 pm

    Arrasou das dicas!!! Posso dizer que já fiz uns 60% da sua lista, mais ainda tem muita coisa pra conhecer! O que quero muito visitar é a trilha da Urca (só fui na mureta) e explorar Santa Teresa. Se tudo der certo será em breve!!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      março 26, 2018 at 6:08 pm

      Morro da Urca é uma trilha deliciosa! Vá que será sucesso

  • Reply
    Makenna N. Correia Figueiredo
    março 22, 2018 at 2:41 am

    São tantas dicas maravilhosas que dá vontade de ir ao Rio amanhã mesmo.
    Confesso que os últimos acontecimentos tem me deixado aflita em ir na Cidade Maravilhosa, mas sem sombra de dúvidas foi esse foi o melhor roteiro que li nos últimos tempos!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      março 26, 2018 at 6:09 pm

      Não dá para descuidar da segurança no Rio mesmo, mas eu continuo amando a cidade e fazendo muita coisa boa!

  • Reply
    Liany Garves
    março 24, 2018 at 4:07 am

    Ah que legal. Consegui identificar várias coisas que já fiz. Sentar na mureta da Urca com uma cervejinha gelada, os clássicos como pão de açúcar e Cristo, mate com biscoito globo (que eu simplesmente adooooorrro), escadaria selarón e Santa Tereza, arcos da lapa, botequinhos e o meu preferido, Parque Laje! Acho ele demais e super bem conservado. O Rio realmente com coisas incríveis pra ver e fazer! Ainda falta muita coisa nessa lista aí pra eu conhecer e aproveitar. Marcando viagem pro Rio em 3, 2, 1…

    • Reply
      Sthefania Memelli
      março 26, 2018 at 6:10 pm

      O bom do Rio é sempre ter novidades e dar vontade de voltar! Obrigada pela visita!

  • Reply
    N. Netto
    março 24, 2018 at 4:25 am

    Puxa que bacana esse post. Já fui algumas vezes pro Rio e gostei bastante. O que eu mais curto são as trilhas com certeza. Essa do Morro da Urca ainda mão fiz, mas quero fazer e ficar na praia tomando mate e comendo biscoito globo também está na minha lista de favoritos. Precisando voltar lá até completar essa listinha, a última vez que fui nem existia o Museu do Amanhã ainda. Ah também gosto muito de Santa Teresa e da parte histórica!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 1, 2018 at 2:57 pm

      A área do museu ficou super linda! Tenho certeza que você vai amar. Santa Teresa mora no meu coração (mesmo com tanta violência lá). Espero ter ajudado com dicas para o seu retorno!

  • Reply
    Anna Claudia Rodrigues
    março 26, 2018 at 5:26 pm

    O RJ sempre me surpreende, e deve ser por isso que não me canso da cidade maravilhosa. Meus gostos são bem parecidos, mas sua lista está maior que a minha. Vou pra lá agora no feriado e dessa vez quero incluir o Parque Laje e o Museu do Amanhã… Se der tempo de fazer uma trilha tb seria maraaa! Bjs

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 1, 2018 at 2:58 pm

      Ahh, que bom saber que nosso gosto bate! Como eu to sempre pelo Rio, acabo fazendo muita coisa, mas com o tempo você mata tudo e ainda vem aqui nos dar mais dicas!

  • Reply
    Thiago Carvalho
    março 27, 2018 at 5:30 pm

    Como carioca, posso ratificar que não poderia estar melhor escrito esse post. Simplesmente excelentes as dicas e super atualizadas. Parabéns! As fotos ficaram ótimas e super representativas.

    Na minha opinião uma dica totalmente negligenciada pelos turistas e muito bem exaltada é “aproveitar as praias da Zona Oeste” – muito mais bonitas, limpas, vazias e seguras do que Copacabana, Leblon e Ipanema.

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 1, 2018 at 2:59 pm

      Que bom receber a aprovação de um carioca nato! Eu também amo as praias da Zona Oeste. Fico até na dúvida se deveria incentivar o povo a ir mesmo. HAHAHHA

  • Reply
    Igor Augusto
    março 28, 2018 at 12:44 am

    Primeira coisa, que negócio é esse de tirar aquela foto no Cristo Redentor SEM NINGUÉM? Aí sim, hein! Olha, já visitei o Rio de Janeiro várias vezes, mas, infelizmente, ainda não deu tempo de aproveitar tudo que você citou nesse post. É realmente uma cidade de belezas, que você conseguiu captar e capturar muito bem. As dicas foram ótimas e já tenho um novo objetivo: zerar tudo isso aí! Valeu!

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 1, 2018 at 3:00 pm

      Meninooo, essa parada do Cristo é MUITO legal, pena que no momento está suspenso o passeio exclusivo.

  • Reply
    Jaqueline Caixeta
    março 30, 2018 at 2:38 am

    Como eu amo essa cidade maravilhosa! Muito gostoso ler esse post, faltam poucos pra completar os seus 30, e ainda da pra colocar um monte de coisa mesmo! Achei legal a ideia do karaoke e já favoritei seu post, espero voltar em breve ao rio <3

    • Reply
      Sthefania Memelli
      abril 1, 2018 at 3:01 pm

      Oba!! Se tiver mais ideias coloque aqui nos coments que vou adorar fazer e aumentar a lista!

  • Reply
    Rayane Azevedo
    abril 1, 2018 at 9:22 pm

    Sthefania, compartilho da mesma sensação que você sobre o Rio. Sempre tem alguma coisa nova pra fazer (ou repetir as mais legais. Das 30, já fiz todas! hahaha E não me canso de fazer!
    Amei demais esse post! O Rio sempre, sempre, sempre será uma boa pedida!
    Beijão!

  • Reply
    Como usar o novo Itaú Bike Rio de Janeiro?
    abril 17, 2018 at 7:25 pm

    […] RIO DE JANEIRO NO BLOG: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 […]

  • Reply
    Onde comer em Paraty: restaurantes e bares ótimos pra ir a dois! - Sthe On The Road
    junho 5, 2018 at 6:39 pm

    […] + PARATY E RIO DE JANEIRO NO BLOG: O que fazer em Paraty, uma das cidades mais charmosas do Rio de Janeiro Trindade: o lado roots de Paraty Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Praia do Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende Cristo Redentor: ingresso com acesso exclusivo e café da manhã inclusos Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) […]

  • Reply
    7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
    junho 10, 2018 at 8:12 pm

    […] TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia […]

  • Reply
    Como é se ficar no famoso Hotel Santa Teresa, um dos melhores do Rio
    outubro 16, 2018 at 6:15 pm

    […] TAMBÉM:  30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade) Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste 7 Lugares incríveis para tomar café da […]

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: