BRASIL RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO

Trilha Morro da Urca: fácil, gratuita e com vista do Rio de Janeiro

trilha morro da urca

Uma das coisas boas do Rio é ser uma cidade grande com muita atividade natural e a trilha do morro da urca é uma ótima opção.

A trilha do Morro da Urca é gratuita, tem a vista do pão de açúcar e fácil acesso. É um programa muito bom para dias ensolarados, já que fazemos atividade física sem ser extremamente cansativo.

Para chegar até lá, é preciso ir até a região de onde parte o Bondinho do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha. Arrumar vaga é uma coisa bem difícil, ainda mais em dias feriados ou finais de semana. Então recomendo que você pegue um táxi, uber ou um busão. Uma alternativa muito boa é usar o Itau Bike Rio para chegar pedalando, caso esteja próximo.

30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro
+ Costão de Itacoatiara: uma das vistas mais bonitas de Niterói

trilha da urca

Pista Cláudio Coutinho

No cantinho esquerdo da Praia Vermelha está a entrada da Pista Claudio Coutinho. É ela que beira o morro com um visual bem lindo do mar e onde vamos começar a caminhada.

Diariamente, diversas pessoas aproveitam essa pista para fazer exercícios de corrida ou caminhada.

Basta andar por ela alguns metros enquanto se depara com a entrada da trilha à esquerda. Daí há uma placa indicando o início da subida e é só seguir.

trilha morro da urca

A trilha da Urca

Da placa em diante, começamos oficialmente a Trilha da Urca. É uma trilha de nível fácil e a subida vai levar em torno de 25 a 40 minutos, dependendo do seu ritmo. E como a trilha é curta, a graça é fazer devagar, apreciando a paisagem.

A trilha da Urca é quase toda em mata fechada, sendo assim, as árvores fazem sombra durante o trajeto. Isso alivia muito nos dias escaldantes de sol do Rio de Janeiro.

É realmente tranquilo, por isso você encontrará pessoas de todas as idades, mas nem por isso você deve deixar de ir de tênis, até porque tem uns pedaços íngremes, com degraus com troncos e raízes de árvores. Além disso, leve uma garrafinha de água para se hidratar durante o percurso.

trilha morro da urca

Não deixe de me seguir no instagram @stheontheroad
para acompanhar as viagens em tempo real e pegar dicas.

No meio do caminho você pode encontrar alguns animais, como pequenos macaquinhos. Eu acho super interessante estar numa cidade grande e ainda conseguir observar a biodiversidade (boas coisas do Rio).

Outro ponto interessante é o mirante que fica à direita quando passar por uma bifurcação (não tem saída, é só voltar para a pista principal depois).

Chegando no topo, você vai se deparar com uma vista lindíssima, da mesma forma de quem subiu até o primeiro bondinho do pão de açúcar (ainda tem mais um lance de bondinho, mas esse não dá para ir a pé).

morro da urca rio de janeiro

O que tem lá em cima do Morro da Urca?

Morro da Urca tem uma ótima estrutura de banheiros e lanchonete, além de você poder sentar nas espreguiçadeiras enquanto aprecia a vista. Aproveite para tirar muitas fotos!

Além disso, tem vista para o Cristo Redentor e um exemplar do primeiro bondinho que andou pelos cabos do Pão de Açúcar, bem diferente dos atuais.

É de lá, também, que saem os passeios de helicópteros que fazem voo panorâmico na cidade maravilhosa. Sou louca para fazer, mas ainda não tiver oportunidade.

morro da urca, vista do bondinho

Trilha da Urca tem Bondinho de graça?

Essa informação é meio controvertida e vale a pena tirar a dúvida lá na hora. Antigamente, o Pão de Açúcar permitia uma carona de descida no último bonde, para quem subiu pela trilha, mas até onde eu sei, hoje em dia isso não é mais possível.

De toda forma, caso você esteja cansado pode pagar para descer de bonde, sim. E se conseguir descer de graça, volte aqui para me contar que eu atualizo o artigo!

trilha da urca bondinho de graça

Trilha da Urca horário de funcionamento

A pista Cláudio Coutinho abre das 6h às 18h, mas o portão de acesso ao complexo turístico do Morro da Urca só funciona das 8h às 18h. Sendo assim, para entrar no Morro da Urca através da trilha, o ideal é começar a subir a partir das 7h da manhã.

A Trilha do Morro da Urca é perigosa?

O momento que vivemos no Rio é de muita insegurança, mas a trilha do Morro da Urca é uma das mais seguras possíveis, pois além de ela ficar numa área militar, tem grande movimento diário. Fique tranquilo!

trilha do morro da urca é perigosa

Outros passeios para combinar com a Trilha do Morro da Urca

Dica de restaurante para almoçar

Uma dica infalível para quem tem tempo e quer continuar o passeio é descer no horário de almoço e almoçar com o visual da Praia Vermelha. O restaurante que fica bem ali é o Terra Brasilis. Eu adoro, porque sou super fã de frutos do mar e a moqueca de lá é ótima.

Se você também gosta de frutos do mar, uma ótima pedida é fazer um almoço tardio assim que descer da trilha. Provavelmente uma decisão feliz!

terra brasilis praia vermelha

Mureta da Urca (ou pobreta)

Ali na Urca está um dos lugares mais emblemáticos do Rio de Janeiro para tomar uma cerveja, a mureta da Urca. O bar mais famoso e antigo é o Bar Urca, onde você compra a cerveja e petiscos e leva para consumir no muro.

Outra opção é caminhar mais um pouco até outro bar, conhecido como “pobreta da Urca”, onde ficam os bares com preços mais populares. Não se deixe enganar pela brincadeira do nome, porque o estilo da pobreta e do Barurca são bem parecidos e um não perde para o outro.

Particularmente, acho a vista da pobreta mais bonita, com Cristo Redentor mais pertinho, mas é aquilo, o Bar Urca tem mais história

Certamente um programa incrível. Vamos?

+ RIO DE JANEIRO NO BLOG:


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

No Comments

Vamos trocar uma ideia? Comente!