BRASIL RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO

Trilha Morro da Urca: fácil, gratuita e com vista do Rio de Janeiro

trilha morro da urca

Uma das coisas boas do Rio é ser uma cidade grande com muita atividade natural e a trilha do morro da urca é uma ótima opção.

A trilha do Morro da Urca é gratuita, tem a vista do pão de açúcar e fácil acesso. É um programa muito bom para dias ensolarados, já que fazemos atividade física sem ser extremamente cansativo.

Para chegar até lá, é preciso ir até a região de onde parte o Bondinho do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha. Arrumar vaga é uma coisa bem difícil, ainda mais em dias feriados ou finais de semana. Então recomendo que você pegue um táxi, uber ou o busão mesmo.

LEIA TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro
Costão de Itacoatiara: uma das vistas mais bonitas de Niterói

trilha da urca

Pista Cláudio Coutinho

No cantinho esquerdo da praia está a entrada da Pista Claudio Coutinho, que beira o morro com um visual bem lindo do mar, onde vamos começar a caminhada. Basta andar por ela alguns metros enquanto se depara com a entrada da trilha à esquerda. Daí há uma placa indicando o início da subida e é só seguir.

trilha morro da urca

A trilha da Urca

A subida vai levar em torno de 25 a 40 minutos, dependendo do seu ritmo. Como a trilha é curta, a graça é fazer devagar, apreciando a paisagem.

É realmente tranquilo, por isso você encontrará pessoas de todas as idades, mas nem por isso você deve deixar de ir de tênis, até porque tem uns pedaços bem íngremes, com degraus com troncos e raízes de árvores. Além disso, leve uma garrafinha de água, também.

trilha morro da urca

Não deixe de me seguir no instagram @stheontheroad
para acompanhar as viagens em tempo real e pegar dicas.

No meio do caminho você pode encontrar alguns animais. Outro ponto interessante é o mirante que fica à direita quando passar por uma bifurcação (não tem saída, é só voltar para a pista principal depois).

Chegando no topo, você vai se deparar com uma vista lindíssima, da mesma forma de quem subiu até o primeiro bondinho do pão de açúcar (ainda tem mais um lance, mas não dá para ir a pé).

 

morro da urca rio de janeiro

Morro da Urca tem uma ótima estrutura de banheiros e lanchonete, além de você poder sentar nas espreguiçadeiras enquanto aprecia a vista. Aproveite para tirar muitas fotos!

É de lá, também, que saem os passeios de helicópteros que fazem voo panorâmico na cidade maravilhosa (sou louca pra fazer).morro da urca, vista do bondinho

Bondinho de graça?

Antigamente o Pão de Açúcar permitir uma carona de descida no último bonde, para quem subiu pela trilha, mas hoje em dia isso não é mais possível, mas caso você esteja cansado pode pagar para descer de bonde, sim.

Dica de restaurante

Um restaurante que eu adoro é o Terra Brasilis, porque ele fica bem ali na Praia Vermelha, só que do lado direiro. Se você gosta de frutos do mar, uma ótima pedida é fazer um almoço tardio assim que descer da trilha, provavelmente uma decisão feliz.

terra brasilis praia vermelha

A Trilha do Morro da Urca é perigosa?

O momento que vivemos no Rio é de muita insegurança, mas a trilha do Morro da Urca é uma das mais seguras do Rio de Janeiro. pois além de ela ficar numa área militar, ela tem grande movimento diário. Fique tranquilo!

Certamente um programa incrível. Vamos?

+ RIO DE JANEIRO NO BLOG:

Como usar o novo Itaú Bike Rio de Janeiro?
Praia do Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende

Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis
Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste
Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade
Travessia Petrópolis x Teresópolis


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓

 

Fazendo suas reservas através dos links do blog, eu ganho comissão e continuo te dando dicas gratuitamente!

You Might Also Like

No Comments

Vamos trocar uma ideia? Comente!