A Eslovênia ainda não foi descoberta pelos brasileiros…
A maioria não sabe aonde fica, confunde com a Eslováquia e nem sonha o que existe para fazer por lá. E olha que ela está bem ali colada na Itália, em baixo da Áustria e coladinha no novo hit da Europa, a Croácia. Não bastasse isso, pode ser aproveitada de ponta a ponta em pouquíssimos dias. Mas… o que fazer na Eslovênia?
Atrativos não faltam: castelos medievais, cidades históricas, parques nacionais abertos à prática de esportes ao ar livre e um litoral adriático.
Minha missão hoje é convencer você a incluir a Eslovênia no seu roteiro!
→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!
CURIOSIDADES, LÍNGUA E MOEDA
A Eslovênia foi a primeira a cair fora da extinta Iuguslávia, em 1991, fazendo parte da União Européia desde 2004. A população é muito simpática, mas a identidade do país ainda me parece ainda estar em construção. A natureza está por toda parte, conservando mais de 50% de suas terras em forma de vegetação. Paisagens deslumbrantes são uma constante!
A moeda atualmente adotada é o Euro. O idioma oficial do país é o esloveno, IMPOSSÍVEL de ser compreendido por nós. Dá para se virar com inglês, mas apenas as pessoas mais jovens dominam o idioma. Não desanime, a boa vontade dos eslovenos em se comunicar por mímica é grande. 🙂
Os eslovenos amam dragões! A paixão é tanta que quatro dragões verdes, dois de cada lado, estão orgulhosamente a guardar uma ponte da capital. O dragão simboliza a força e coragem e reza a lenda que ele está a dormir profundamente e a sonhar, mas um dia vai acordar e fazer companhia às pessoas de Ljubljana (fala-se Liubliana).
COMO CIRCULAR
Não há voos diretos entre o Brasil e a Eslovênia. Cheguei no país de ônibus, vindo de Veneza, com uma parada em Trieste (4h de viagem). Depois segui para a Croácia.
Já pelo país é super tranquilo se virar a pé e com transporte público, que funciona muito bem. Bicicletas estão por toda parte, diria que são a maioria. Caso esteja procurando por conforto, vale alugar um carro para otimizar o tempo e facilitar os passeios às cidades vizinhas, mas não é imprescindível e abrir mão te faz economizar uma boa grana.
O QUE FAZER NA ESLOVÊNIA
Por ser um país muito pequeno, em três ou quatro dias dá para conhecer todos os atrativos. Eu fiquei três e fiz Ljubljana, a capital, como base para os outros passeios.
Na Capital
Ljubljana me surpreendeu MUITO. Confesso que não esperava muito da cidade e talvez por isso tenha me encantado tanto. A cidade tem apenas 250.000 habitantes, e, apesar de pequena, tem sofisticação. Por lá um grande número de museus e teatros (45 galerias de arte e com mais de 800 espaços com exposições permanentes ou temporárias), mas eu não estava nessa pegada. A ideia era simplesmente… flanar! Isso mesmo, queria caminhar sem rumo, descobrir os cantinhos interessantes e saber como se vive por lá.
Vive-se bem, diga-se de passagem, mas com um ar meio bucólico. Seria perfeição demais? Rs
Uma coisa ficou muito clara, a sensação de segurança. A qualquer hora do dia e da noite transitamos a pé sem a sensação de que nos aconteceria algo. Polícia nem me lembro de ter visto, mendigo muito menos!
O que fazer na Eslovênia
Dona de um charme inigualável, há bares espalhados dos dois lados do rio Ljubljanica, que corta toda a região central. Por sinal, achei a vida noturna bem animada para uma cidade desse porte. Não tão noturna, já que os bares começam a encher desde às 18h, mas as baladas vão até o amanhecer. Não espere por grandes clubs, mas não decepcionam.
Em um dia com ritmo light você pode conhecer toda a cidade. Preseren é a praça central e melhor ponto para começar o passeio pelo centro histórico. Tudo está concentrado em volta do Rio Ljubljanica e a noção de localização se dá pelas pontes: Dragon, Triple, Cobbler’s e Butcher’s, essa última muito curiosa, porque abriga no mesmo lugar cadeados de amor e estátuas bizarras. Não deixe de dar uma passada sem pressa na Stari Trg, uma rua só de cafés, barzinhos e lojinhas fofas. Fiquei apaixonada!!!
→ Perto da Catedral comi uma das melhores fatias de pizza da vida ( € 2), era tão simples que nem me lembro o nome do lugar, mas voltei três vezes (de tanto vício na pizza). Outra guloseima imperdível é o sorvete da Vigo, pertinho da Triple Bridge.
→ Como já era final de maio, os eslovenos estavam em peso nas ruas aproveitando o sol. A cerveja (que por lá se chama Pivo) mais famosa da Eslovênia é a Union, nada de mais e nem de menos, mas eu não perco de provar as cervejas locais. 😉
Fora do centrinho, mas ainda perto, a atração é o Castelo de Ljubljana. Não me apaixonei por ser um castelo modificado demais, mas ele proporciona a melhor vista da cidade.
Uma das coisas mais legais da cidade, na minha opinião, é que não é lotada de turistas, você se sente parte do lugar mesmo, sabe? Ljubljana é, com certeza, a capital mais verde da Europa. Todo o centro da cidade é dedicado somente a pedestres e ciclistas, o que dá um ar de cidade pequena, quando na verdade, tem quase 300 mil habitantes. Um encanto!
Cavernas de Postoja + Castelo de Predjama
Postojna fica a uns 50 km de Ljubljana e é fácílimo de chegar, tanto de carro quanto de ônibus.
A dobradinha que não pode faltar no seu roteiro traz duas atrações distintas e surpreendentes.: as cavernas de Postojna são visitadas a bordo de um trenzinho que cruza os impressionantes salões com formações calcárias. O quilômetro final é percorrido a pé e é incrível. Há 10km de distância, está o supreeendente castelo de Predjama. Construções medievais já costumam encantar viajantes de todos os estilos, mas um castelo construído na rocha não tem erro!
LEIA TAMBÉM:
- Castelo na rocha torna a Eslovênia ainda mais encantadora
- Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo
- Lago Bled: pedacinho da Europa que parece contos de fadas na Eslovênia
Um pulo em Bled
Uma das pérolas da Eslovênia, Bled é passeio imperdível para quem gosta de natureza e cenários paradisíacos. O lago que dá nome à cidade é vizinho de um castelo posicionado de forma a de dar inveja a qualquer Cinderela.
ONDE FICAR
As duas noites que dormimos na Eslovênia foram em Ljubljana e no Hotel Meksiko, um excelente 3 estrelas de ótimo custo-benefício (em média R$325 – duplo).
O hotel é todo novo, ao lado de um supermercado, farmácia, barzinho e conta com 50 quartos. O quarto é moderninho e espaçoso, cama muito confortável, banheiro extremamente limpo e ducha excelente. Wi-fi de boa qualidade e gratuito. Café da manhã servido até as 10h no restaurante ao lado do hotel (não precisa acordar cedo). 🙂
A localização também é um fator positivo Hotel Meksiko. Não é dentro da old town, mas está a menos de 15 minutos andando do centrinho onde tudo acontece. Da estação de trem ou de ônibus, são cerca de 10 minutinhos andando, mas achei bem tranquilo, afinal, praticamente não há criminalidade na cidade.
O staff é muito prestativo e me ajudou muito com informações sobre ônibus e trens que eu precisaria pegar para outras cidades. Além disso, como eu iria embora apenas a noite e precisava fazer o check out após o almoço, guardaram as minhas malas com segurança para eu passear mais pela cidade sem esse transtorno.
Não é um hotel para você curtir pois não há área de lazer nem piscina, mas isso até facilita a vida de quem vai ficar na rua (visitando a cidade) o dia todo.
O único ponto negativo é que o hotel fica ao lado de um hospital, mas isso não foi um incômodo pra mim em momento nenhum.
O QUE ME MARCOU NA ESLOVÊNIA
O ar de conto de fadas… a Eslovênia toda é tão perfeitinha, tão linda e tão segura que nem parece de verdade!
PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
ALUGUE SEU CARRO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA
Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.
28 Comments
Lívia
agosto 26, 2016 at 11:20 amTo que nem uma tonta lendo o post e rindo pra tela do celular…nunca ia pensar em ir a Ljubljana, mas definitivamente surpreendeu! Voltaria total!
Lago Bled: pedacinho da Europa que parece contos de fadas na Eslovênia - Sthe On The Road
abril 6, 2017 at 9:01 pm[…] TAMBÉM Eslovênia: um país compacto e surpreendente Castelo na rocha torna a Eslovênia ainda […]
nicole
outubro 23, 2017 at 4:40 pmjá quero programar minha viagem para Eslovenia! Super gracinha a capital, mas quero ir no verão, o clima deve ser bem mais gostoso que no inverno!! adorei a dica!!!!
Sthefania Memelli
maio 28, 2018 at 5:34 pmEu fui meia estação e adorei!
Tiago Belmont
outubro 23, 2017 at 8:57 pmMuito bom e completo esse seu post. Amei o lugar! Estou planejando (a algum tempo…) uma viagem entre França e Itália e depois desse seu post já vou incluir a Eslovênia. Você ficou 3 dias na capital certo? Acha que vale mais alguns dias em outras cidades do entorno?
Sthefania Memelli
maio 28, 2018 at 5:35 pmFiz a capital de base e conheci as demais cidades! Dá para dormir no entorno, mas não vi necessidade
Luisa Coelho Netto Galiza
outubro 24, 2017 at 5:26 pmNossa nunca tinha lido informações detalhadas da Eslovênia..; Que interessante! Gostei de saber um pouco mais e ver que é tão lindo… Entrou pra lista!
Alice N
outubro 25, 2017 at 1:42 amja fomos para a Eslovênia ha uns 4-5 anos e como voce foi para passar apenas alguns dias. Voce andou de carro ou foi de ônibus ? o que mais gostou ?
Keul Fortes
outubro 25, 2017 at 3:43 amMuito interessante! Suas fotos e informações me fizeram colocar esse destino na lista. Haha! Que fotos lindas. Jamais pensei que fosse assim tão bonito!
Débora
outubro 27, 2017 at 8:13 pmVocê me convenceu a colocar a Eslovênia no meu roteiro =) hehehe
Adoro lugares com esse clima de conto de fadas, lugares que parecem que saíram de um filme, né? Amei o post!
Marcos Brito de Amorim
outubro 29, 2017 at 6:30 pmA Eslovênia deve ser um país incrível! Seu post certamente me convenceu a incluir este lugar numa próxima viagem a Europa. As construções medievais e os atrativos naturais realmente impressionam! Obrigado pelas dicas!
Mariliza Domingos
outubro 29, 2017 at 6:30 pmEsse é um destino que quero muito conhecer, as belezas são demais. Com certeza vc me convenceu ainda mais rs.. Vejo as fotos, parece algo fora do normal né? O Hotel tb achei uma boa, pelo fato de ser perto do hospital acho q há prb algum. Anotadíssimo! ótimas dicas bjss
Paulo Venoso
outubro 29, 2017 at 6:31 pmQue lugar lindo, assim que é gostoso, como disse, sem muito turistas sem bandidagem, sem perigo, que sonho, sem contar com esse castelo na rocha, sou fissurado em castelos, ainda mais uma cidade dessa que amam dragões rsrs, esses posts aumenta ainda mais a vontade de conhecer a eslovenia, parabéns pelo post, gostei
Leandra
outubro 30, 2017 at 12:56 amWellllll… já estou super convencida de ir…kkkkkkkkkkk .. lugar parece cenário de filme.. que lindo.. bacana demais e tão perto da Itália.. top demais.. com certeza ireiiiii…hauahuah valew pelo post! òootimo.
Julia Herling
outubro 30, 2017 at 12:57 amRealmente, Eslovênia não é um lugar muito procurado e nem tão falado ne? Por isso deve ser tão incrível e um destino a ser visitado (enquanto não vira tão turístico rs). Como é bom ir e vir sem medo, com total sentimento de segurança… isso não tem preço! Parabéns por nos mostrar esse País que parece lindissimo!
Raquel Alice
outubro 30, 2017 at 3:11 pmSério, fiquei bem apaixonada com a Eslovênia após ler esse post <3 Nunca imaginei em fazer uma trip por lá, mas fui super convencida pelos seus relatos e fotografias de lá. Parabéns pelo post e, em breve, vou pedir mais dicas 🙂
Mirela Ferraz
outubro 30, 2017 at 3:23 pmLugar muito fofo. Estive vendo uns vídeos e fiquei bem tentada em conhecer. Esse ano estive na Croácia e por pouco não inclui a Eslovênia no meu roteiro, mas como gosto de conhecer bem o lugar, deixei pra uma próxima viagem, com mais tempo.
Leonardo Dantas
outubro 31, 2017 at 12:51 amA Eslovenia é um país muito lindo, rico pela natureza e com muitas construções antigas! O lago de Bled e o castelo são de tirar o fôlego, inclusive pra subir até o topo do castelo rs
Renata Telles
outubro 31, 2017 at 1:02 amolha realmente nunca pensei em viajar pra la, esse seu post me despertou a vontade de conhecer o país. Quanta coisa bacana tem pra fazer la!! obrigada por compartilhar!
Luana M. Hatsumura
outubro 31, 2017 at 4:43 pmCompacto mais cheio de charme! Adorei os post com as dicas, as fotos também ficaram incríveis!! Obrigada por compartilhar essa experiência pra lá de bacana!
Livia Melo
novembro 3, 2017 at 12:46 amPode considerar sua missão bem-sucedida: Eslovênia mais que incluída no meu roteiro! Amei o post e a descrição do lugar. Parece ser um daqueles lugares encantadores que nos fazem querer sempre dar um jeitinho de incluí-lo novamente em outros roteiros!
milzar
novembro 3, 2017 at 1:37 pmE eu que comecei a ler o post com a cabeça na Eslováquia no lugar de Eslovênia, rs. Fiz maior confusão aqui. Estou me preparando para ir para a Eslovênia e foi uma grata surpresa foi me tirar várias dúvidas. Obrigada!
Como ir de Veneza para Liubliana, na Eslovênia (e vice versa)
junho 4, 2018 at 5:36 pm[…] O que fazer na Eslovênia: um país compacto e surpreendente […]
Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo na Eslovênia
agosto 1, 2018 at 6:34 pm[…] TAMBÉM: O que fazer na Eslovênia: um país compacto e surpreendente Lago Bled: pedacinho da Europa que parece contos de fadas na Eslovênia Castelo na rocha torna a […]
10 experiências que você precisa passar em Budapeste - Sthe On The Road
maio 22, 2019 at 3:28 pm[…] Caverna de Postojna: um mundo subterrâneo na Eslovênia […]
Para onde viajar em junho: os melhores destinos do mês!
maio 24, 2019 at 5:02 pm[…] da Croácia está a Eslovênia, um país ainda pouco visitado, mas que possui vários encantos e vale a pena ser visitado. As […]
Como ir de Veneza para Liubliana, na Eslovênia (e vice versa)
setembro 3, 2019 at 3:35 pm[…] conhecer a Eslovênia e não sabe como fazer? Uma das formas mais fáceis de chegar no país é voar para a Itália e […]
Roteiro Portugal: como planejar sua viagem (guia completão)
outubro 4, 2019 at 6:25 pm[…] O que fazer na Eslovênia, um país compacto e surpreendente. […]