Roteiro Croácia: como planejar?
Parece que todo mundo está indo para a Croácia. A queridinha definitivamente ganhou o coração dos brasileiros, mas muita gente nem sabe muito bem o que vai encontrar por lá. São tantas, mas taaaantas atrações, que às vezes fica difícil planejar uma viagem para a Croácia. Eu mesma fiquei muito confusa ao pesquisar e montar o meu roteiro, por isso resolvi fazer esse passo a passo para ajudar vocês a planejar uma boa viagem.
Neste post você encontra as principais cidades do país, como se deslocar, como chegar lá e mais algumas dicas para ajudar na organização do seu roteiro.
COMO MONTAR UM ROTEIRO CROÁCIA
COMO CHEGAR NA CROÁCIA?
Ainda não existem vôos diretos do Brasil para a Croácia. A forma mais confortável de chegar no país é pegando um vôo do Brasil para outra grande cidade européia e depois voar para Dubrovnik, Zagreb ou Split (pense MUITO no roteiro antes de tomar essa decisão).
A maneira mais econômica que encontrei foi chegar pela Itália, já que os voos da Alitalia frequentemente estão com bom preço saindo do Brasil. O aeroporto italiano mais próximo é o Marco Polo em Veneza, e são diversas opções de transportes como voos diretos, trem, ônibus e de carro para se deslocar. Pela via terrestre, necessariamente você passará pela Eslovênia e é uma ótima oportunidade para conhecer o país.
Uma boa opção para quem tem tempo suficiente é combinar a Croácia com outros países balcãs ou do leste europeu. Há voos diretos, trem e ônibus fazendo a ligação em trajetos relativamente curtos. De Zagreb a Budapeste, por exemplo, são apenas 6 horas de trem (coloquei diversas opções de roteiro no fim do post).
COMO SE DESLOCAR NA CROÁCIA?
Tudo depende do roteiro que você vai fazer, mas para rodar país todo, a forma mais inteligente é alugar um carro na Croácia. Poderia defender essa ideia apenas pelo conforto, mas a estrada faz parte da própria viagem.Você vai se surpreender com as paisagens que vão surgindo pelo caminho.
Fiz a reserva através da RentalCars (cotação aqui), que foi onde encontrei o melhor preço na minha data. Além disso, não me cobraram taxa para alugar o carro em uma cidade e devolver em outra. Porém, tive ótimas experiências com a RentCars (cotação aqui) em outras viagens, porque esta empresa é brasileira, faz parcelamento e não cobra IOF.
Eu aluguei o carro em Zagreb e devolvi em Dubrovnik, de onde segui de avião. As estradas da Croácia são ótimas, único inconveniente foi pagar bem caro para levar o carro para a ilha de Hvar de ferry, mas ainda assim valeu a pena.
Se você não quer em alugar carro, ou vai fazer um roteiro menor, saiba que dá para circular entre as cidades apenas de ferry e transporte público. É preciso se organizar um pouco, mas nada muito difícil.
A empresa que opera ferry na Croácia é a Jandrolinija. De ônibus as opções são a Croatia Bus, Autobusni promet Varazdin ou Autotrans Rijeka.
- Zagreb para Plitvice – Zadar e Split: ônibus ou carro
- Split para Hvar: ferry
- Hvar para Dubrovnik: ferry
QUANTOS DIAS FICAR NA CROÁCIA?
Depende das cidades que você escolher visitar, mas sugiro, no mínimo, uma semana. Fiquei 9 dias e achei pouco! Teria ficado mais uns 2 dias para fazer as coisas com calma e esticar até Montenegro.
São várias cidades croatas interessantes e impossível não conhecer pelo menos 3 delas, ficando pelo menos 2 dias em cada uma. Fora o tempo de deslocamento…
→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Cotação AQUI!
COMO ESCOLHER AS CIDADES DO SEU ROTEIRO CROÁCIA?
Essa é a parte mais difícil, pois depois que comecei a pesquisar, tudo parecia imperdível e comecei com aquela velha mania de querer dar uma esticadinha para todo lado. Não faça isso!
Tente pensar nos seus principais interesses: praia, história, natureza? E definido isso, elimine alguns pontos que tem a mesma pegada para decidir qual visitar.
Zagreb
É a capital e, na minha opinião, a cidade mais sem graça da Croácia. Acontece que ela cabia redondinha no meu roteiro, porque eu estava vindo da Eslovênia e meu primeiro ponto de interesse eram os Lagos Plitvice. Mas ser a mais sem graça não significa que ela não tenha o seu valor, é que as outras são demais, sabe? É uma metrópole de pessoas simpáticas, repleta de atrações, tanto históricas quanto modernas e super arborizada.
Onde ficar em Zagreb: o Art Hotel Like é moderno e bem localizado. O Hotel 9 é boutique gracinha com excelente custo-benefício bem próximo da região central. Para uma hospedagem mais requintada sugiro o
o Hotel Dubrovnik.
+ Zagreb: vale a pena conhecer a capital da Croácia?
Lagos Plitvice
Plitvice é um paraíso natural. É o maior parque da Croácia, abrigando 16 maravilhosos lagos que formam uma série de cachoeiras. Uma variedade imensa de tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores e lagos inferiores.
É patrimônio da humanidade pela Unesco e o maior cartão postal da Croácia. Por isso, foi o motivo principal da nossa viagem. Não posso deixar de mencionar que muita gente fica frustrada porque não é permitido banho nessas águas divinas.
Eu não dormi lá, pois saí bem cedo de Zagreb e segui viagem depois do passeio.
Zadar
Zadar tem fama de possuir o pôr do sol mais lindo do mundo. Não é pra menos, já que em 2005 o arquiteto Nikola Basic, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Guerra e atrair mais turistas, projetou o Órgão do Mar (Sea Organ) e a Saudação Ao Sol (Greeting to the Sun).
O primeiro é um fantástico instrumento musical onde ondas do mar e o vento batem nos degraus e formam sons e o segundo um incrível painel solar em formato circular que retém energia do sol durante o dia e se acende à noite em milhares de cores iluminando o ambiente. A duplinha engrenou e colocou Zadar na rota do turismo, principalmente familiar. A cidade tem uma atmosfera medieval e uma linda Old Town, com ruas de mármore.
Onde ficar em Zadar: confira as opções do Booking.
Split
Split é uma cidade costeira usada como ponto de partida para conhecer as ilhas, principalmente Hvar, e também serve de porto de chegada para quem está vindo da Itália por rotas marítimas. Se você não faz questão de ir a Plitvice, considere chegar ou ir embora por aqui.
Não há como falar de Split sem mencionar o Palácio de Diocleciano, a famosa construção que deu origem aos pontos turísticos da cidade. Diocleciano foi um Imperador Romano que se aposentou e ergueu um – lindo – palácio para desfrutar de sua velhice (esperto, não?). Além dessa parte medieval, a cidade tem vida noturna, uma orla deliciosa e muitos restaurantes.
Onde ficar em Split: perto do Palácio Diocleciano há uma infinidade de hotéis e apartamentos para alugar. Recomendo ficar por ali, confira aqui as opções do Booking.
Hvar
Hvar Island é famosa pelas festas, mas a ilha tem conteúdo a oferecer para todo tipo de público: praias maravilhosas, muita história e restaurantes que servem o melhor da gastronomia croata.
Se pronuncia ruár e é um dos lugares mais impressionantes do país, de onde eu não queria ter ido embora nunca. Hvar tem aquele perfil de cidade pequena de praia, apesar da estrutura mega preparada para receber turismo. Isso é muito charmoso.
Onde ficar em Hvar: Amfora Grand é a melhor opção de luxo de Hvar.
Hotel Podstine é uma boa opção com preço médio. Não há muitas opções econômicas e boas de hotel, já que o forte ainda é aluguel de casas e apartamentos por temporada. Eu fiquei no Vila Skanzi, uma espécie de guest house.
+ Hvar, a ilha mais incrível da Croácia
Dubrovnik
Dubrovnik é a cidade croata que mais recebe turistas. A muralha da cidade antiga é um dos maiores monumentos de fortificação da Europa e simplesmente sensacional! Os 2km de muralha ficaram ainda ainda mais famosos após a locação para as filmagens de Game Of Thrones.
Li em todos os sites que não era considerado uma cidade de praia, apesar de costeira, mas acho que é apenas por ser uma cidade grande. Isso porque eu tive a oportunidade de aproveitar ótimas praias em Dubrovnik e preciso discordar dessa premissa.
A “pérola do adriático” é servida de excelentes hotéis, restaurantes e pontos turísticos. Único defeito é que vem muita gente do mundo todo buscando a mesma coisa!
Os passeios de barco visitam ilhas incríveis, como Brac, Vis, Palmizada e a Blue Cave. Há uma série de cantinhos para descobrir nas andanças, praias escondidas. Entre todas as cidades croatas, esta eu considero a mais imperdível!
Onde ficar em Dubrovnik: O Placa Apartments é ótimo e dá de frente para um cenário de Game Of Thrones. Ou você fica em apartamentos na cidade murada ou em hotéis com estrutura de piscina e praia particular um pouco mais longe.
+ O que fazer em Dubrovnik: dicas completas.
+ ROTEIRO CROÁCIA: outras cidades
Pula respira história. Não costuma estar na rota de muitos turistas (adoro isso), e eu fiquei apaixonada pela Arena, que é um anfiteatro muito parecido com o Coliseu de Roma. Pula também é dona de praias paradisíacas e bem menos disputadas que cidades mais famosas.
Pag só deve estar na lista de quem for MUITO baladeiro. A ilha fica próxima a Zadar e tem aquelas festas que duram o dia todo, mas em estilo mais universitárias. Tem pouco conteúdo sobre Pag em português na internet.
Krka é o segundo parque nacional mais conhecido do país, perdendo apenas para Plitvice, mas com uma vantagem: aqui é permitido tomar banho! Ele fica a uns 80km de Split.
Por fim, o meu roteiro de viagem na Croácia foi: Zagreb, Plitvice, Zadar, Split, Hvar e Dubrovnik.
QUANDO IR PARA A CROÁCIA?
Tenho certeza que a Croácia é mais interessante nos meses quentes, pelo menos na costa. Prefiro meses transitórios, como maio e junho ou setembro e outubro. Eu fui em junho e peguei uma época muito boa.
Julho e agosto são ótimos para quem procura badalação, mas esteja preparado para encontrar preços altos e pontos turísticos lotadíssimos, principalmente em Hvar e Dubrovnik.
Seguro Viagem Internacional
Além de ser importante para se proteger, o Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Croáciacom cobertura mínima de 30.000 euros. Sempre faço o meu pela Seguros Promo, um site comparador onde encontro o melhor preço.
Para essa viagem, escolhi o plano TA 40 Especial Internacional, que tem 40 mil dólares de cobertura, seguro contra bagagem extraviada e ótimo custo. Também confio nas seguradoras Assist Card, Affinity e GTA. Após compra online, a apólice chega por e-mail em minutos. Clique aqui ou no quadro abaixo para fazer cotação.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” coupon=”STHEONTHEROAD5″ ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” /]BRASILEIRO PRECISA DE VISTO?
Não! Vale a mesma regra utilizada no restante da Europa, onde podemos ficar até 90 dias a turismo com passaporte válido por no mínimo 6 meses. Se você ainda não tem o documento, confira o nosso post sobre como tirar passaporte.
IDEIAS DE ROTEIRO PELA CROÁCIA
Roteiro Croácia 7 dias: Split (2 noites), Hvar (2 a 3 noites) e Dubrovnik (2 a 3 noites).
10 dias na Croácia: Zagreb (1 dia), Plitvice (1 dia), Zadar (1 a 2 dias), Split (1 a 2 dias), Hvar (3 a 4 dias) e Dubrovnik (3 dias).
Croácia e Eslovênia 13 dias: Ljubljana (3 dias com bate-volta e Bled e Predjama), Zagreb (1 dia), Plitvice (1 dia), Zadar (1 a 2 dias), Split (1 a 2 dias), Hvar (3 a 4 dias) e Dubrovnik (3 dias).
Croácia e Eslovênia + Bósnia/Montenegro 15 dias: Ljubljana (3 dias com bate-volta e Bled e Predjama), Zagreb (1 dia), Plitvice (1 dia), Zadar (1 a 2 dias), Split (1 a 2 dias), Hvar (3 a 4 dias) e Dubrovnik (5 dias com bate-volta em Montenegro e/ou Bósnia)
Grécia e Croácia: é possível, pois há voos entre Atenas e Dubrovnik, mas eu faria um país ou outro.
Leste Europeu + Croácia: Se você tiver mais de 15 dias e conseguir comprar um voo multitrechos é uma ótima opção. Nesse caso, é mais vantagem fazer o roteiro começando por Dubrovnik (3 a 4 dias), Hvar (3 dias), Split (1 dia), Zagreb (1 dia), Budapeste (3 dias), Viena (1 dia) e Praga (3 dias).
A Croácia foi um dos países que mais gostei de conhecer até hoje. Tenho certeza que grande parte desse encantamento foi fruto de um roteiro bem elaborado! Não deixe de ler os artigos específicos sobre cada cidade.
Confira também o post do blog Chicas Lokas contando 10 fatos curiosos sobre a Croácia.
E se tiverem alguma dúvida sobre o roteiro, não deixem de usar a caixa de comentários aí embaixo. 😉
LEIA TAMBÉM:
RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG
15 Comments
Valeria memelli
julho 18, 2016 at 10:49 pmAmei as explicações. Parece até que eu estive lá também. Bj
Hvar, a ilha mais incrível da Croácia - Sthe On The Road
julho 25, 2016 at 8:13 pm[…] LEIA TAMBÉM: COMO PLANEJAR SUA VIAGEM PARA A CROÁCIA […]
Nayane Toledo
setembro 18, 2024 at 7:02 amOlá…. Amei seu relato da Croácia.
Uma dúvida: você saiu do Brasil para Veneza? E de Veneza vocês seguiram de barco? Obrigada!
Primeira Eurotrip - roteiro e dicas - Sthe On The Road
agosto 23, 2016 at 9:39 pm[…] LEIA TAMBÉM: Como planejar sua viagem: Croácia […]
O paraíso tem nome: Plitvice - Sthe On The Road
agosto 31, 2016 at 11:58 pm[…] Como planejar sua viagem: Croácia Hvar, a ilha mais incrível da Croácia Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia […]
Zadar, a cidade do incrível painel solar e do órgão tocado pelas ondas do mar - Sthe On The Road
setembro 8, 2016 at 5:04 pm[…] TAMBÉM: Como planejar sua viagem: Croácia O paraíso tem nome: Plitvice Hvar, a ilha mais incrível da Croácia Descubra a Caverna Azul e as […]
O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas - Sthe On The Road
novembro 2, 2016 at 7:12 pm[…] TAMBÉM: Como planejar sua viagem: Croácia Chip internacional: como viajar conectado sem infartar com a conta do […]
Beatriz Matos
novembro 9, 2016 at 4:13 pmSthe, estou amando ver todos os posts e estou me inspirando para a minha viagem a Croácia ano que vem!
Uma dúvida, você ficou todos os 9 dias com o carro? Mesmo nas ilhas com ferrys e na old town?
Pegou e deixou no mesmo local?
Beijos!!!! Adoro seu site, sucesso!!!
Sthefania Memelli
novembro 19, 2016 at 2:00 pmOI flor, fiquei os 9 dias de carro sim! Aluguei em Zagreb e devolvi em Dubrovnik.
Fiz o aluguel aqui pelo site http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=stheontheroad%20%20 e deu uns 890 reais todos os dias (teria saído até mais conta se eu não tivesse feito seguro, mas não tenho coragem).
Dá para levar o carro nos ferrys, paga uma tarifa pra isso, mas achei valer a pena. Dentro da Old Town n roda carro, mas todos os meus hotéis eram do lado de fora. Estacionar na Croácia não foi complicado não. Tudo na rua pagando parquímetro. Vou colar um resuminho p vc aqui em baixo e qq coisa q precisar me chama
. BEijosss
Vindo de Split sem carro: Basta pegar o ferry da rota Split – Hvar. Você chegará bem no centro de Hvar. (de 55 a 90kn por pessoa a depender do horário).
Vindo de Split com carro: Carro não anda na região central de Hvar, então é necessário fazer a rota Split – Stari Grad e percorrer mais 30 minutos de carro até Hvar Town. A estrada é boa e bem sinalizada, mas fazer essa travessia de carro dá uma encarecida. Como iríamos para Dubrovnik depois, valeu a pena (78kn por pessoa + 265 do carro)
Vindo de Dubrovnik sem carro: Basta pegar o ferry da rota Dubrovnik – Hvar. Você chegará bem no centro de Hvar (esse trajeto é feito por outra empresa: http://www.krilo.hr).
Vindo de Dubrovnik com carro: é necessário dirigir até Drvenik (125km) e pegar a balsa Drvenik. (32 kn por pessoa + 108kn do carro)
Maria
fevereiro 13, 2019 at 3:46 pmSthe, esse ano completo 4 anos seguidos no verão europeu! Amo essa época do ano! Esse ano elegi a Croácia e gostei muito de ler seus posts.
Quantos dias vc passou em cada cidade?
Como só tenho 6 dias na Croácia, já que vou passar 4 dias em Istambul, vc acha que esse roteiro tá legal?
1 dia em Split
2 dias em Dubrovnik
3 dias em Hvar
Bjo e muito obrigada desde já!
Para onde viajar em junho: os melhores destinos do mês!
maio 24, 2019 at 5:03 pm[…] + Como planejar sua viagem para a Croácia++ Hvar, a ilha mais incrível da Croácia+++ Roteiro em Dubrovnik […]
Roteiro Portugal: como planejar sua viagem (guia completão)
outubro 4, 2019 at 5:18 pm[…] Como planejar sua viagem para a Croácia […]
Gilberto Ferreira
junho 6, 2021 at 1:22 pmSthe, boa tarde
Vi que temos muita coisa em comum, adoro gatos tenho 04, adoro cozinha japonesa, fiz o curso de gastronomia e tenho a cozinha hobby, amo viajar e meu próximo destino é a Croácia, viajo em agosto e pretende fazer este roteiro de Zagreb a Dubrovnik, vou ter 14 noites.
Na verdade meu roteiro estava definido para Espanha ( Região de Andaluzia), mas devido a pandemia estou mudando para a Croácia e adorei suas dicas.
Sthefania Memelli
julho 15, 2021 at 2:56 pmEi Gilberto, que feliz saber que se identificou comigo e com o blog! Eu amei a Croácia, acho 14 dias um tempo maravilhoso. Dá até para encaixar um pulinho em Montenegro sem comprometer seu roteiro. É bem pertinho de Dubrovnik, já pensou sobre isso?
Flavia
julho 25, 2024 at 11:48 amOlá Bom dia!!! Adorei seu relato da viagem. Pretendo ir em 2025 e fiquei pensando se não seria interessante alugar o carro em Zagreb e devolver em Split. Ir para Hvar sem carro e de la pra Dubrovonik de catamarã e ficar sem carro em dubrovonik mesmo. Acha q seria uma boa? Como é estacionar pela Croácia, eh tranquilo??? Em Plitivice vi que foi direto pra Zadar. Se sentiu tranquila de deixar mala no carro? Desculpa o monte de dúvidas kkkkk.Obrigada