ÁSIA CAMBOJA ORGANIZANDO VIAGEM

Como tirar o visto do Camboja: passo a passo

Brasileiros precisam de visto para fazer turismo no Camboja. Confesso que essa informação foi uma surpresa para mim, enquanto iniciante no Sudeste Asiático.

Mas pode ficar tranquilo, porque conseguir esse visto também não é bicho de sete cabeças como em outros países. É simples e rápido!

Antes de mais nada, tenha em mãos o seu passaporte e verifique se possui pelo menos 6 meses de validade para além da sua data de chegada no país. Estando tudo bem, pode prosseguir, caso contrário, você precisa tirar outro documento (leia como tirar o passaporte).

Como tirar o Visto para o Camboja

Para viajar ao Camboja, existem duas maneiras de solicitar o visto: o E-visa e o visa on arrival.

Resumidamente, no primeiro você preenche tudo pelo site antes de viajar e no segundo deixa para solicitar o visto na chegada ao Camboja. Mas como existem algumas peculiaridades em cada um, é preciso montar seu roteiro de viagem e saber onde vai chegar antes de solicitar o visto.

Visto para o Camboja antecipado, pela internet

O E-visa é para quem chega em qualquer dos aeroportos, mas só é aceito em algumas fronteiras terrestres, por isso, é melhor saber qual seu meio de transporte antes de solicitar.

Digo isso porque é muito comum em um roteiro pelo Sudeste Asiático, que a pessoa combine Camboja com Vietnã, Laos e/ou Tailândia e passe por terra em algum momento. Ou seja, com seu roteiro em mãos, confira a informação atualizada de onde aceita e-visa no site do Governo do Camboja.

Você não precisa de nenhuma agência para solicitar um E-visa, pois ele é feito antecipadamente, pelo ótimo e intuitivo site disponibilizado pelo Governo do Camboja: www.evisa.gov.kh.

Ao entrar no site, você deve criar uma conta clicando em “Aplication” (como não existe versão em português, eu fiz o meu em inglês). Em seguida, vai abrir a tela para preenchimento dos dados pessoais e sobre a viagem.

Não é muita coisa, as informações são bem simples: quando você chega, por onde chega, seu hotel no país, essas coisas.

Além de todos os dados solicitados, são necessários ter no seu computador para fazer upload: o passaporte digitalizado e uma foto em padrão documento (tirei no celular mesmo, numa parede branca).

Depois de tudo preenchido e anexado, pague a taxa de US$ 36 com um cartão internacional e conclua o pedido de visto. Um e-mail será enviado para você com a comprovação da solicitação, mas ainda é preciso aguardar o deferimento, que pode levar até 3 dias.

No meu caso, foi rápido. Eu fiz o pedido num dia e no outro já recebi o e-mail com a aprovação no dia seguinte. O E-visa chega por e-mail, junto das informações que você precisa para usá-lo.

Tem que imprimir duas vias do visto, uma para apresentar na entrada e outra na saída do país. Eles ainda sugerem que você imprima uma das vias e cole no seu passaporte (pode ser em preto e branco, se quiser) – achei super prático, mas confesso que estou com medo de colar algo no meu passaporte.

visto Camboja

Detalhes importantes:

  1. O visto eletrônico vale por 3 meses contados da emissão, então não adianta pedir com muita antecedência. Calcule as datas!
  2. O visto vale para uma única entrada. Caso você saia do país, precisa de outro visto para retornar.

Visto para o Camboja na chegada ao país

O visto on arrival vai ser solicitado assim que você desembarcar no Camboja (há um balcão de atendimento). Este tipo de visto é muito comum em países do Sudeste Asiático e pode ser feito em todas as fronteiras do país, já que é todo manual.

Basicamente, é a mesma coisa do e-visa, mas você preenche formulários, entrega os documentos e tira a foto na hora. Dizem que pode levar a foto, mas confirmei essa informação.

Por incrível que pareça, essa é a escolha da maioria das pessoas, o que faz com que se forme uma fila absurda e retarde sua saída do aeroporto. Claro que você pode dar sorte e correr tudo bem, mas fica a dica!


Na minha opinião, tudo que pode ser feito com antecedência sem te causar prejuízo, vale a pena. Por isso, se você chegar no Camboja por algum lugar que o aceite, solicite o E-visa!

LEIA TAMBÉM:


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

No Comments

Vamos trocar uma ideia? Comente!