Um país fascinante, repleto de paisagens e com ótimo custo/benefício. Confira aqui como montar um roteiro de viagem para a África do Sul.
A primeira coisa a se ter em mente é que o país é grande e repleto de opções de roteiro. Mesmo tendo bastante informação na internet, pode haver uma dificuldade na hora de definir suas escolhas e surgirem dúvidas: Quais cidades incluir no roteiro de viagem? Quanto tempo preciso? Como faço deslocamentos? E o Safári?
Calma que vou te ajudar a decidir isso tudo! Fiz um compilado com as melhores informações e tudo que você vai precisar saber para montar o roteiro com mais facilidade para a África do Sul. Além disso, tenho uma série de posts do país aqui no blog que desvendam todo o mistério dessa viagem. Divirta-se!
Não deixe de seguir o Instagram @sthememelli para ver
as fotos da viagem em tempo real, ou pela tag #sthenaAfrica
Leia o post inteiro ou navegue por tópicos
Dicas para seu Roteiro África do Sul
Quem vai gostar da África do Sul?
Acho difícil alguém não gostar da África do Sul, porque todos encontram alguma experiência compatível com o seu gosto. A África do Sul é um destino que funciona bem tanto para casais em busca de romance, quanto para viagens solo ou familiares.
Quantos dias ficar na África do Sul?
Quanto mais, melhor! Sugiro, no mínimo, 10 dias. Para fazer todos os pontos turísticos ideal é ter uns 20 (mas é bem difícil ter tanta disponibilidade, não é?). Por isso, você vai trabalhar o seu roteiro de acordo com a quantidade de dias que tiver, e não o contrário.
Nós ficamos 13 dias inteiros e fizemos Cidade do Cabo + Rota Jardim + Safari + um pulo em Joanesburgo. Gostei muito, mas gostaria de ter tido uns dois dias a mais para ter feito algumas coisas que não deu tempo na Rota Jardim. Também percebi que os deslocamentos levam embora um tempo bom da viagem.
No final do post fiz algumas sugestões de roteiro de acordo com a quantidade de dias.
Como chegar na África do Sul – atualizado 2023
Latam oferece voo direto para Johanesburgo saindo de São Paulo (do Rio dá para fazer com 1 conexão). Esse voo estava suspenso desde o começo da pandemia, mas a Latam acabou de retornar seu voo direto de São Paulo/Guarulhos a Joanesburgo, na África do Sul, em setembro de 2023.
Também temos novidades para Cape Town! Agora é possível voar de São Paulo diretamente para Cape Town com a South African Airways ou com TAAG, com conexão em Angola.
Até 2023 a porta de entrada da África do Sul para brasileiros era Joanesburgo, mas vejo uma mudança de cenário para Cape Town, o que é ótimo, pois fica muito mais perto para nós. De toda forma, é viável comprar passagens internas e conhecer as duas partes do país.
Os aplicativos de promoção de passagem têm veiculado ótimas oportunidades de viajar para a África do Sul entre R$ 3.000,00 e R$4.500,00. Se quiser acompanhar baixe os apps Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis.
Como se deslocar na África do Sul
AVIÃO
O país é grande e para conhecer Joanesburgo e Cape Town ou a Garden Route na mesma viagem, é preciso pegar um voo doméstico, já que a maioria dos voos internacionais chega em Joanesburgo (como falei acima, isso vai mudar).
Para safári no Kruger Park, dá para ir tanto de carro a partir de Joanesburgo, quanto de avião (mais detalhes desse assunto no tópico do safári). E também há rotas que ligam os aeroportos do Kruger a Cape Town.
As cias aéreas que operam nesses trechos são a FlySAA, FlySafair, Mangoo Airlines e Kulula. Entre no site delas para pesquisar os preços na rota que você precisa, quando pensar no seu roteiro.
CARRO ALUGADO
Se a ideia é fazer uma viagem parecida com a minha, tanto para quem vai para o Safári, quanto na região da Cidade do Cabo, a forma mais prática é alugar um carro na África do Sul, porque vai te dar liberdade e flexibilidade! Poderia defender essa ideia apenas pelo conforto, mas eu diria que a estrada faz parte da própria viagem. Até porque dificilmente você ficará em uma só cidade.
Alugamos carro duas vezes nesta viagem: uma em Cape Town e outra em Joanesburgo, ambas com a Rentcars (porque é brasileira e parcela em real sem IOF). Tudo funcionou muito bem.
Na primeira parte, como iniciamos nossa viagem pela Cidade do Cabo e terminamos em Port Elizabeth, optamos por pegar o carro em uma cidade e devolver na outra para facilitar. Paga-se uma taxa por isso, mas é bem melhor que ter que voltar tudo.
Mão inglesa e PID na África do Sul
Na África do Sul é mão inglesa, mas dirigir do outro lado da pista acostuma rapidinho. Para facilitar, é melhor alugar um carro automático do ter que aprender a passar marcha com a mão esquerda.
Você não precisa de Permissão Internacional para dirigir na África do Sul, basta sua CNH. Estacionamentos públicos também são fáceis de achar e não custam caro.
Leve um chip internacional ou compre um chip local assim que você chegar na África para usar o GPS do celular. Já com as estradas não precisa ter qualquer preocupação, porque são realmente ótimas e estruturadas.
Também alugamos uma vespa durante dois dias em Cape Town e foi uma experiência incrível, por isso contei mais no post sobre o que fazer em Cape Town.
Outras opções de transporte
Uber: em todo caso, o aplicativo de transporte funciona bem em Cape Town/Joburg e os preços são bem ok, mas isso te deixa escravo de passeios contratados para fora da cidade e fica impossível fazer a Garden Route.
Sightseeing (Hop-on Hop-off): eu não sou muito fã, mas outra solução é o ônibus turístico de Cape Town e Joburg, que também é interessante e visita quase todos os pontos essenciais. Existe um aplicativo gratuito que você pode baixar que lista os horários para cada parada, tarifas e um planejador de rotas (clique aqui para comprar ticket).
Seguro Viagem Internacional
Apesar de não ser obrigatório o seguro para entrar na África do Sul, é EXTREMAMENTE necessário, pois te dá tranquilidade para viajar. Assim como em muitos países do mundo, um hospital particular vai ser mais fácil de resolver um problema que um público. Faça um seguro viagem para viajar. Sempre faço o meu pela Seguros Promo, um site comparador onde encontro o melhor preço.
Para essa viagem, escolhi o plano TA 40 Especial Internacional, que tem 40 mil dólares de cobertura, seguro contra bagagem extraviada e estava com ótimo custo-benefício. Também confio nas seguradoras Assist Card,
Affinity e GTA. Após compra online, a apólice chega por e-mail em minutos. Clique aqui para fazer cotação com desconto!
Pontos turísticos principais da África do Sul
Basicamente, estas são as principais cidades: Joanesburgo, Kruger Park, Cidade do Cabo, Rota dos Vinhos e Garden Route (Rota Jardim). Claro que existem outras cidades lindas, mas o turismo principal gira em torno dessas aí. E, vai por mim, é muita coisa já!
Turismo na África do Sul: 9 coisas que você precisa saber
Como escolher as cidades do seu roteiro África do Sul?
Essa é a parte mais difícil, porque dá uma vontadezinha de esticar para todo lado com tantas atrações. Tente pensar nos seus principais interesses: praia, vinhos, aventura, história, natureza? E definido isso, decida quais cidades visitar e quanto tempo ficar nelas. O número de bases que você vai escolher vai depender de quanto tempo você tem e de qual é o seu perfil.
Johanesburgo
O que tem lá: cultura, gastronomia, vida noturna.
É a maior cidade sul-africana e costuma receber a maior parte dos voos, já que é bem urbana e movimentada, mas ao mesmo tempo cultural. É, ainda, a melhor oportunidade entender um pouco da história de um país que em diversos aspectos se parece com o Brasil. Se sua passagem for muito rápida, visite pelo menos o Museu do Apartheid de dia e a Nelson Mandela Square à noite. Eu acho válido passar pelo menos um dia e uma noite lá.
Onde me hospedei: Signature Lux by Onomo Sandton (ótimo e barato).
+ O que fazer em Joanesburgo em 1 ou 2 dias
Kruger Park
O que tem lá: paisagens, safári com os animais.
É uma das mais antigas reservas naturais do mundo e uma das mais importantes de África. Pra você ter uma ideia, é do tamanho de Sergipe. Você vai ver rinocerontes, elefantes, girafas, búfalos, leopardos, hipopótamos, zebras e pássaros das mais diversas espécies. Sim, o Kruger é onde moram esses animais fantásticos e o melhor: livres na vida selvagem. É quase um pecado ir à África e não fazer um safári, mas a decisão é sua.
Pode-se chegar ao Kruger através de aviões pequenos, contratando translados ou alugando um carro e seguindo por conta própria a partir de Joanesburgo. Tenha em mente que é um deslocamento e tanto (de 5 a 6h), mas as estradas são ótimas e com belas paisagens. A quantidade de dias no Kruger vai depender muito da vontade de cada um, contudo, sugiro ficar 3 noites.
Onde me hospedei: 2 noites no Crocodile Bridge Lodge (Kruger Park) e The River Lodge at Thornybush (all inclusive – Reserva Privada).
LEIA TAMBÉM: Kruger Park: o guia definitivo
10 Lodges para seu safári (barato ao luxo)
Como é ficar num dos melhores Lodges de Luxo da África do Sul
Cape Town
O que tem lá: atividades para todo tipo de pessoa – praias, pôr do sol de cinema, trilhas, gastronomia, pinguins, vinícolas.
É a segunda cidade mais populosa da África do Sul perdendo apenas para Joanesburgo, mas confesso que nem parece, de tão tranquila. Cape Town lembra muito um Rio de Janeiro, mas sem problemas e é bem difícil não se apaixonar por ela.
A Cidade do Cabo é um lugar que nunca vai parar de ter coisa para você fazer, sobretudo ao ar livre. É também uma cidade cosmopolita com uma riqueza de locais históricos, cultura de cafés e animada vida noturna. Acho que 4 dias dá para ver quase tudo, mas eu fiquei 5. Se ficar mais, você não vai se arrepender.
Onde me hospedei: Signature Lux by Onomo Waterfront, mas quaaase escolhi o Sugar Hotel.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Cape Town: guia infalível
Onde ficar em Cape Town: hotéis para todos os bolsos
Winelands
O que tem lá: vinícolas lindíssimas
É a segunda colônia européia mais antiga da África do Sul, tem a maior rota de vinho do país e também mais premiações de vinho per capita que qualquer outra região. Ou seja, é realmente para quem gosta de vinhos. Fica a uns 50 minutos de Cape Town. Há spas de luxo e lindos hotéis boutique em Stellenbosch e Franschhoek. Dá para ver o melhor da área em 2 dias e uma noite, talvez 2 noites se tiver tempo extra.
Onde se hospedar: Lanzerac Hotel & Spa (dos sonhos/lua de mel),
Klein Waterval Riverside Lodge (fazenda muito fofa com plantação de lavanda). Além disso, opções com ótimo custo benefício, como a Gemoedsrus Farm (linda) e Apple Guest House (pousada barata e gracinha).
*Se você não quer dormir nas vinícolas, sugiro visitar Constantia, porque fica praticamente dentro de Cape Town (foi o que eu fiz).
Garden Route
O que tem lá: natureza, aventura, surf, pôr do sol de tirar o fôlego, vistas bonitas
É para quem gosta de estrada, trilha e aventura. O percurso de 300km vai de Mossel Bay a Storms River, mas todo mundo acaba saindo de Cape Town e parando em Por Elizabeth, que são as cidades com aeroporto. É preciso ter pelo menos 4 dias para encarar a estrada e curtir as paradas sem ficar cansativo demais. Se você tiver 5 dias, melhor ainda. São muitas cidadezinhas pelo caminho e é lá que está o famoso bungee jump, o mergulho com tubarões brancos e algumas das trilhas mais famosas. Fora isso, o que há para fazer é admirar a natureza e pôr do sol.*
Onde fiquei: Hermanus Boutique Guest House (Hermanus – lindo!), Abalone Lodge (Knysna- um charme!) e Faith, Hope & Love (Port Elizabeth – não recomendo esse).
+ Garden Route: Guia infalível
MEU ROTEIRO ÁFRICA DO SUL DE 13 DIAS
Cape Town (4 noites) + Garden Route (1 noite em Hermanus, 1 em Knysna e 1 em Port Elizabeth) + Kruger Park (4 noites) + Joanesburgo (1 noite).
Onde eu errei: foi pouco tempo para Garden Route. Não faça em menos de 4 noites.
ROTEIROS QUE CONSIDERO PERFEITOS
20 dias na África do Sul: Cape Town (4 noites) + Winelands (2 noites) + Garden Route (5 noites) + Kruger Park (3 noites) + Joanesburgo (2 noites) + tempo de deslocamento.
15 dias na África do Sul: Cape Town (4 noites) + Winelands (2 noites) + Garden Route (4 noites) + Kruger Park (2 ou 3 noites) + Joanesburgo (2 noites) + tempo de deslocamento.
10 dias na África do Sul: Cape Town (4 noites visitando uma vinícola dentro da cidade) + Garden Route com Safári pela região (5 noites) + Joanesburgo (1 noite)
7 dias na África do Sul: Joanesburgo (1 noite), Cape Town com bate-volta (4 noites) + safári na região de Cape Town (2noites)
Entenda: perto de Cape Town existem algumas fazendas de safári, como a Gondwana Game Reserve. Pode ser uma solução interessante para quem não quer se deslocar até o Kruger Park, porque é no caminho. Mas eu só sugiro esses dois lodges: Gondwana Game Reserve e o maravilhoso Sambona Wildlife.
INFORMAÇÕES SOBRE A ÁFRICA DO SUL
Documentos: Apenas seu passaporte (se você ainda não tem, confira nosso passo a passo para tirar passaporte) e comprovante internacional de vacina de febre amarela.
Idioma: existem 11 idiomas oficiais e o inglês é um deles. Apesar de ter um sotaque bem carregado, dá para se comunicar bem porque os sul-africanos tem boa vontade.
Câmbio e moeda África do Sul: confira a cotação atual, mas era cerca de 13.600 Rands para o dólar em nov/18. Não acho que valha a pena levar Real, porque a conversão é mais baixa, mas se tiver Euro em casa é ótima opção. Cartões de crédito são amplamente aceitos na África do Sul, mas lembre-se que será cobrado IOF.
Fuso horário: o fuso pode variar de 3 a 4 horas de diferença em relação ao horário de Brasília, dependendo da época do ano, por conta do horário de verão.
Segurança: parece ser como o Brasil, mas eu me senti mais segura lá (opinião pessoal).
Vacinas: obrigatória vacina de febre amarela.
+ INFOS
Mosquitos: em Cape Town não vi nenhum e nos safáris dentro da expectativa. Nada que um bom repelente não resolva.
Comida: parecida com o que se come no Brasil com influência britânica do Fish and Chips. Tem bastante fritura, frutos do mar e carnes.
Seguro Viagem: Nunca viaje sem seguro de saúde. Sempre faço o meu pela Seguros Promo. Clique aqui para fazer cotação e use o cupom STHEONTHEROAD5 para ganhar 5% de desconto. E pague no boleto para ganhar mais 5%.
Clima: leia nosso post sobre a melhor época para viajar para a África do Sul.
Lua de Mel: um bom Safari Lodge é ótima ideia para casais amantes da natureza.
Tomada: tipo M (três pinos largos). Adaptadores são vendidos com facilidade em farmácias e supermercados. Evite comprar no aeroporto para não pagar mais caro ⇒
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já te respondo!
+ MAIS POSTS SOBRE A ÁFRICA
- África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho)
- Quando ir para a África do Sul: melhor época para safári no Kruger e Cape Town
- Turismo na África do Sul: o que saber antes de ir
- O que fazer em Cape Town: melhores atrações
- Guia completo da Garden Route
- O que você precisa saber para conhecer as Ilhas Seychelles
55 Comments
África do Sul: melhor época para safári no Kruger e Cape Town
dezembro 6, 2018 at 5:34 pm[…] ir para África do Sul: qual a melhor […]
Juliana
dezembro 7, 2018 at 11:13 pmAhh, a Africa do Sul é um sonho, país lindo, de cultura forte e história resistente. Eu não dirijo, fico triste em saber que ficaria refém de muitos passeios por lá por isso. Ainda assim, um dia irei conhecer. Adorei o post, mastigadinho mesmo!
Sthefania Memelli
dezembro 9, 2018 at 2:06 pmAh, mas o ônibus vermelhinho vai a quase tudo! Apesar de não ser o meu estilo, eu achei super interessante. Só não dá para fazer a Rota Jardim, mas se você não é de aventuras, acho que não sentirá tanta falta. Dá para ser mt feliz sem ela!
Lucas Porto
julho 23, 2024 at 3:48 pmOi, Sthefania! Por favor, vc sabe como contrato um translado de Johanesburgo para a região do Kruger? Os lodges que ficam nas imediações do parque costumam oferecer esse serviço? Obrigado!
Lorena Marques
dezembro 9, 2018 at 1:56 pmEsse é sem dúvida um dos melhores posts que já li sobre a África do Sul. Achei o roteiro da minha próxima viagem todo mastigadinho. Muito obrigada mesmo. Essa rota de Garden Route quero explorar bastante, deve ser linda demais. Abraços
Sthefania Memelli
dezembro 9, 2018 at 2:07 pmEi Lorena, você vai pra lá? Fique ligada que estão saindo muitos posts sobre a África! Fiquei muito honrada por você ter achado o post tão bom, fiz com muito carinho!
Carlos amorim
julho 19, 2023 at 12:21 pmOla . Como e em relação a segurança? E tranquilo viajar de carro pelo país?
Sthefania Memelli
agosto 9, 2023 at 12:19 pmOlá, eu achei tranquilo quando fui, mas não consigo te garantir que não teve mudanças pós pandemia.
Tiago
dezembro 11, 2018 at 2:49 pmA Africa é um sonho antigo e pretendo fazer em breve, minha ideia era de 15 a 20 dias mesmo e adorei as sugestões de roteiros, vai ajudar muuuito. Vou acompanhar e devorar tds seus posts sobre o país rsrsrs
Raquel
dezembro 11, 2018 at 8:36 pmEu amei o post! Vou para lá no início do ano que vem! Cada dica é valiosíssima!
Raquel Viaja
dezembro 11, 2018 at 8:47 pmEu amei o post! Vou para lá no início do ano que vem! Cada dica é valiosíssima!
Maiara Barbosa
dezembro 13, 2018 at 8:55 amNossa, são tantas opções de passeios que passaria um mês inteirinho de férias fácil fácil na África do Sul. Já tinha pesquisado sobre o país e me interessado por alguns roteiros, mas o que mais eu tenho vontade de fazer Johanesburgo e a rota dos vinhos – coisa que eu nem imaginava que tinha por lá.
aninhauffgmailcom
dezembro 13, 2018 at 6:06 pmSou enlouquecida pela África do Sul, doida para visitar!
Estou juntando 100 mil ponto para fazer essa viagem, quem sabe no segundo semestre?
Estava pensando em 15 dias de estadia e engraçado que é exatamente o que você indica: 13 que ficou, mais 2 que sentiu falta! Vou continuar acompanhando para pegar mais dicas da África do Sul!!! 🙂
Manuela
dezembro 17, 2018 at 5:23 pmTo querendo ir pra Africa do Sul ano que vem e o post deu uma luz em vários aspectos. A princípio tinha pensado em 10 dias lá, mas pelo visto vou ter que aumentar isso ai…
lygarves
dezembro 18, 2018 at 5:00 pmUma das viagens mais incríveis da minha vida foi a da África do Sul com certeza!! Adorei o seu post super mastigadinho com tudo que precisa. Eu fiz um roteiro de 10 dias e acabei tirando rota jardim para poder fazer o Kruger mas foi simplesmente sensacional. Já quero voltar!!
Carla Macedo
dezembro 20, 2018 at 5:16 pmEsse post veio super a calhar, tô planejando a possibilidade de ir pra África em 2019. Quero te parabenizar pelas fotos, estão incríveis!! Anotei todas as dicas e o post praticamente supriu todas as minhas dúvidas! Parabéns!
Mariliza Domingos
dezembro 20, 2018 at 6:32 pmAcompanhei pelo insta sua trip, fiquei encantada com a Africa, quero muito ir, sempre vejo preços bons até mesmo pontos no multiplus. Mas por motivos maiores sempre fico adiando, é um sonho essa viagem. Espero em 2019 consiga ir… adorei as dicas e o roteiro.
Livia Zanon
dezembro 21, 2018 at 3:08 pmEugosto de post assim, tudo detalhado e mastigadinho hehehe aaaaah que saudade da Africa do Sul, me emocionei quando vi pinguins e elefantes, foi surreal!! Fiz as coisas mais loucas da vida e até quase morri num acidente no rafting kkkkkkk parabéns pelo post Sthe, ficou sensacional!
Onde ficar em Cape Town: melhores bairros, hospedagem e preços!
janeiro 17, 2019 at 5:26 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho)Quando ir para a África do Sul: melhor época para safári no Kruger e Cape TownO que você precisa saber para conhecer as Ilhas Seychelles […]
O que fazer em Cape Town: guia infalível da Cidade do Cabo!
janeiro 25, 2019 at 9:06 pm[…] LEIA TAMBÉM: Como planejar sua viagem pela África do Sul (roteiro mastigadinho) […]
Para onde viajar em Março? Os melhores destinos do mês
janeiro 29, 2019 at 6:48 pm[…] TAMBÉM: Como planejar uma viagem para a África do SulCape Town: guia infalível com roteiro, informações e […]
The River at Thornybush: como é ficar num dos melhores lodges da África do Sul
fevereiro 4, 2019 at 9:53 pm[…] sonhei em fazer um safári na África do Sul, mas o The River at Thornybush superou todas as minhas […]
Safári no Kruger Park: o guia definitivo que você estava esperando
fevereiro 14, 2019 at 9:32 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho) […]
EasySim4U: como foi usar o chip internacional na África do Sul
fevereiro 27, 2019 at 7:00 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho) […]
Garden Route: guia infalível pela costa da África do Sul
maio 27, 2019 at 8:00 pm[…] Como montar um roteiro pela África do Sul (mastigadinho)++ Melhor época para viajar para a África do Sul+++ O que fazer em Cape […]
Passeio para Cape Point, Boulders Beach, Muizemberg e + dicas
junho 12, 2019 at 7:01 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho) […]
Onde ficar em Cape Town: melhores bairros, hospedagem e preços!
julho 24, 2019 at 8:51 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho) […]
Qual moeda levar para a África do Sul? Rand, Real ou Dólar?
julho 26, 2019 at 6:02 pm[…] Melhor época África do Sul | Roteiro completo África do Sul […]
Rogerio Menezes de Oliveira
julho 28, 2019 at 11:31 pmSthefani tudo bem?
Me tira uma duvida, estou indo para Africa do Sul semana que vem, e estou querendo saber sobre o aluguel do carro, Vou alugar em Joanesburgo e devolver em Nelsprut. A duvida é… Pago taxa de devolução? se sim vc sabe quanto? sera 4 dias de aluguel.
Ficarei grato com a sua ajuda.
Sthefania Memelli
julho 29, 2019 at 4:56 pmEi Rogério, tudo bem?
Isso varia de locadora pra locadora, mas normalmente cobra taxa sim. Faz uma cotação nesse link sem compromisso que vai aparecer se tiver a taxa extra: https://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=stheontheroad%20%20
marcelaboninMarcela
agosto 15, 2019 at 8:22 pmOii Tudo bem?
Vou pra África do Sul em novembro, a passagem de Joanesburgo pro Kruger compro lá mesmo, é facil? Ou compro aqui?
Sempre que viajo alugo o carro na cidade, mas na Africa não sei como funciona, alugo aqui ou la, tem perigo de ficar sem carro se deixar pra alugar lá?
Sthefania Memelli
agosto 16, 2019 at 12:38 pmOI Marcela, se for passagem aérea eu compraria desde aqui. Dá uma no nosso post sobre o Kruger que menciono as empresas que fazem o trajeto. Eu fui de carro desde Joanesburgo, porque queria fazer self drive e tb n gosto de avião pequeno demais. Sobre o aluguel, também prefiro fazer a reserva antecipadamente, fica bem mais barato, mas esse acho que você consegue resolver lá sim, se você prefere fazer assim.
Juliana
agosto 19, 2019 at 12:08 amOlá Sthe! Como está? Fechei minha viagem para a Africa e amei seu roteiro… Vou fazer esse de 15 dias! A minha duvida é o seguinte, o ideal é chegar em Joanesburgo e ir direto para Cape Town de avião? Se sim, a volta seria pela Garden Route ou pegaria outro avião de volta? Meu voo chega e sai de Joanesburgo. Obrigada! Bjs
Sthefania Memelli
agosto 20, 2019 at 3:53 pmEi Juliana! Se você vai e volta por JNB, em algum momento você precisa pegar voo sim. Eu cheguei por Cape Town, fiz a Garden Route de carro e peguei outro voo em Port Elizabeth, mas Joanesburgo. Você pode fazer o contrário tb.. voar para Port Elizabeth e ir sentido Cape Town. Da Garden Route para Joanesburgo não dá pra ir de carro não, é muito longe! QQ dúvida, to aqui!
Mayara
maio 31, 2023 at 3:54 pmSthefania, qual melhor roteiro de 15 dias sem fazer a Garden Route? De Cape Town a Kruger park faço de avião pousando onde? Chegando e saindo por Joanesburgo. É viável chegar ou sair por Cape Town?
Lodge no Kruger Park: 10 hotéis para safári (barato ao luxo)
setembro 2, 2019 at 10:48 pm[…] África do Sul: como planejar sua viagem (roteiro mastigadinho) […]
fstavares
setembro 15, 2019 at 3:51 pmParabéns pelo post! Vai ajudar bastante no planejamento da nossa viagem!!
Sthefania Memelli
outubro 21, 2019 at 6:54 pmFico muito feliz em ajudar! Faça reservas pelos nossos links para retribuir e nos incentivar! Beijos
Deborah R M Parente
novembro 3, 2019 at 11:21 pmAdorei sua dicas, vamos em dezembro e gostaria de te perguntar se vale a pena levar aquele cartão pré pago?
Sthefania Memelli
novembro 4, 2019 at 4:06 pmEi!! Fico muito feliz por ajudar. Eu não acho que compensa mais usar o cartão pre-pago, depois que passou a cobrar IOF, mas tem gente que se sente mais segura em não ter todo o dinheiro na mão. Eu levo dinheiro vivo mesmo e cartão de crédito para eventuais necessidades. Boa viagem!!
Rômulo Lucena
dezembro 2, 2019 at 7:29 pmIndo para lá daqui 6 dias! Obrigado pelas dicas.. Farei um roteiro um pouco diferente, vou incluir 2 países eSwatini e Lesotho. E meu desafio é ir sem alugar carro. (Até o momento 100% de aproveitamento nas viagens). Não curto muito dirigir. Estou alinhando com empresas de ônibus tipo Intercape. Vamos ver se vai dar certo, se der volto aqui pra contar.
Eliana Pligel
janeiro 5, 2020 at 9:51 pmOiii td bem? Amei tudo sobre a África. Pretendemos ir no final de julho e início de agosto. Serão 15 dias. Vc aconselha Cape Town mesmo sendo inverno?
Sthefania Memelli
março 2, 2020 at 6:58 pmOlha, não vou dizer para você não ir, mas não acho que tenha o mesmo astral fora do verão. De toda forma, 15 dias é muito tempo para ficar só em Joanesburgo, vai sim!
Sthefania Memelli
março 2, 2020 at 6:57 pmE Ai, Rômulo, como foram os outros países? Deu tudo certo? Fiquei curiosa!
Reabertura das fronteiras da África do Sul para turistas
novembro 16, 2020 at 4:40 pm[…] Como montar um roteiro de viagem para a África do SulTudo que você precisa saber para fazer Safári no Kruger ParkO que fazer em Cape TownO que fazer em JoanesburgoRoteiro Garden Route CompletoMelhor época para viajar para África do SulTurismo na África do Sul: o que saber antes de ir […]
Stella
dezembro 16, 2020 at 10:27 pmSthefania, obrigada pelo post. Pode falar mais ou menos um valor p essa viagem? Com o roteiro que vc fez. Só para eu ter uma ideia. Obrigada
Sthefania Memelli
fevereiro 1, 2021 at 3:29 pmOi Stella, o dólar mudou bastante de quando eu fui para cá. Não sei se você chegou a conferir todo o conteúdo, mas eu fiz dois tipos de safári. Considerando o mais barato, a viagem custou uns 15 mil reais para eu e o marido na época. Já com o safári de luxo, sobe para uns 25 mil o total. Dá para se adequar bastante dependendo das escolhas! Beijos
Stella
dezembro 16, 2020 at 10:31 pmQual valor em média total para uma viagem dessa? Obrigada
Mayara
maio 31, 2023 at 3:55 pmSthefania, qual melhor roteiro de 15 dias sem fazer a Garden Route? De Cape Town a Kruger park faço de avião pousando onde? Chegando e saindo por Joanesburgo. É viável chegar ou sair por Cape Town?
Sthefania Memelli
agosto 9, 2023 at 12:21 pmOlá Mayara, tudo bem? Sem fazer a Garden route, eu incluiria mais tempo nas vinícolas. Sobre o voo para o Kruger, falo melhor sobre isso no post dos safáris.. há diversos aeroportos lá, o ideal é saber qual o o seu hotel antes de comprar o voo.
Lucas Porto
julho 11, 2024 at 5:57 pmOi, Sthefania! Muito obrigado por todas as informações! Uma dúvida, por favor: você acha melhor fazer Cape Town + Garden Route + Kruger ou o contrário? Ou acha que tanto faz essa ordem? Pergunto porque, no meu caso, vi que os voos chegando por Joanesburgo estão bem mais baratos do que chegando por Cape Town…
Obrigado!
Lucas Porto
julho 11, 2024 at 6:01 pmOi, Sthefania! Muito obrigado por todas as informações e dicas! Uma dúvida, por favor: vc acha que tem alguma diferença importante em fazer Cape Town + Garden Route + Kruger ou o contrário disso, ou seja, Kruger-Garden-Cape? Pergunto porque, no meu caso, os voos chegando por Joanesburgo estão bem mais baratos do que chegando pela Cidade do Cabo. Obrigado!
arley
agosto 30, 2024 at 3:31 pmOlá, fiquei em dúvida: Você chegou em joanesburgo e pegou outro voo para cidade do cabo? Começando pela cidade do cabo ou já chegou na cidade do cabo?
Pergunto isso pelo roteiro que você fez e porque os voos diretos são para joanesburgo.
ROSEMEIRE BORGES DO NASCIMENTO
setembro 4, 2024 at 5:37 pmObrigada por compartilhar dicar excelentes como essas, sem dúvidas foram as melhores informações e dicas sobre este roteiro que já li, parabéns!
Notification; SENDING 1,823487542 bitcoin. Confirm => https://telegra.ph/Go-to-your-personal-cabinet-08-25?hs=00aa50fbcdf579664698e41dca72ee19&
outubro 24, 2024 at 1:08 pm36447i