BRASIL RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO

Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste

prainha rio de janeiro

Falou Rio de Janeiro o pensamento da gente já corre para o calçadão de Copacabana ou Ipanema. Normal, afinal o burburinho está quase todo por ali. Mas não só pela Zona Sul estão as melhores praias do Rio de Janeiro.

Quando passei a frequentar as praias da Zona Oeste tive contato com um Rio de Janeiro até então desconhecido por mim, onde ainda conseguimos ter uma praias bem menos urbanas, além de áreas de preservação ambiental.

Essa região é ótima para quem gosta de natureza, esportes ao ar livre, trilhas e praias paradisíacas.

A ordem das praias é: Joatinga, Pepê, Barra da Tijuca, Praia da Reserva, Recreio dos Bandeirantes, Pontal, Macumba, Secreto, Prainha, Abricó (nudista), Grumari.

Aí vem as praias selvagens Inferno, Funda, Meio e Perigoso. Depois a Barra de Guaratiba (explico abaixo uma por uma e deixei uma mapinha com todas marcadas no fim do post).

prainha rio de janeiro

*Esse post faz parte do Guia do Rio de Janeiro, onde divido com vocês minhas dicas sobre a cidade maravilhosa. Clique nos links abaixo para conferir outros artigos publicados.

– Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
– Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis
– Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade

MELHORES PRAIAS DO RIO

COMO CHEGAR NAS PRAIAS DA ZONA OESTE

É programa para dia inteiro e a melhor forma de circular é de carro. Uma boa ideia para quem está turistando é alugar um carro nesse dia. 

Como a procura tem sido cada vez maior, nos finais de semana e feriados é preciso chegar bem cedinho nas praias pra conseguir uma vaga nos estacionamentos. E leve isso a sério, pois a Guarda Municipal reboca carros estacionados em local proibido todo dia.

As praias acessíveis por transporte público são a Joatinga, a Barra da Tijuca, o Recreio e o Pontal. Táxi só acho que vale a pena para a Barra, mas para qualquer outra praia eu não arriscaria, porque além da corrida sair muito cara, não vai ter táxi pra você voltar!

melhores praias do rio de janeiro

AS PRAIAS DA ZONA OESTE

Praia do Joá (Joatinga)

Engana por parecer privativa, mas é pública. A Joatinga é pequenininha, fica entre as pedras e precisa passar pelo interior de um condomínio para chegar. A areia é curtinha e só fica visível na maré baixa (por isso vale a consulta). O visual da entrada é mais bonito que a praia em si. Acho difícil de chegar sem carro e tem que ir bem cedo!

Barra da Tijuca

A Barra já não precisa ser apresentada, não é? É uma praia imensa, democrática e a mais fácil de chegar aqui da nossa listinha. É boa para quem gosta de praia com estrutura, variedade de coisas para comer e tal. Apesar do mais conhecido ser o Quiosque do Pepê, também acho o K08, o Aloha e o Classico Beach Club muito legais.

Venta bastante na Barra, e não é a toa que é um dos principais points da cidade pra quem curte esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf. Dizem que quando o mar está calmo, dá para fazer travessia de SUP até as Ilhas Tijucas (nunca vi calmo, rs).

melhores praias do rio

Praia da Reserva

Fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio. É uma praia sem construções no entorno e que não fica lotada. Uma praia muito sossegada, da qual eu, particularmente, gosto muito!

A maior parte da orla é de vegetação, mas existem quiosques ao longo do caminho. Dois deles são de alto padrão e eu recomendo demais: o Pesqueiro e o Cavalo Marinho. Neles é possível tanto petiscar e tomar drinks, quanto fazer refeições completas. Alem disso, dispões de espreguiçadeiras confortáveis para os clientes na areia.

Quiosque Cavalo Marinho

+ MELHORES PRAIAS DO RIO

Recreio dos Bandeirantes

É vizinha à praia da Barra. Extensa, urbana, tem calçadão e quiosques. Em dias de sol fica bem movimentada. Na ponta direita fica o famoso Pontal (sim, o do Tim Maia: “do leme ao Pontal…”).

A vista da Pedra do Pontal é lindona, mas o que eu mais gosto de fazer por ali é correr no calçadão e tomar água de coco.

Praia da Macumba

A praia da Macumba é uma praia bonita, mas mais indicada para prática de surf, pois o mar costuma ser agitado. Parte desse calçadão da foto aqui de baixo foi engolido por uma ressaca do mar recentemente.

praia da macumba

Praia do Secreto

A Praia do Secreto é, na verdade, uma piscina de água salgada que se forma num vão de pedras entre a Praia da Macumba e a Prainha e é acessível apenas na maré baixa.

Por ser tão diferente, é absurdamente bonita quando está visível, mas não recomendo para pessoas com dificuldade de locomoção, pois tem que descer essa pedra bem íngreme.

Temos um post detalhando como chegar e com mais fotos da Praia do Secreto.

praia do secreto rj fotos

Prainha

A Prainha é um verdadeiro paraíso no Rio de Janeiro, de onde não se visualiza praticamente nenhuma construção. É um lugar perfeito para passar o dia e o paraíso dos surfistas. O único problema é que estacionar na Prainha é um martírio, então chegue cedo ou estacione longe e vá andando mesmo.

Uma das paisagens mais bonitas do Rio, na minha opinião, é a estrada entre a Prainha e Grumari (foto de capa).

prainha grumari

Abricó

Abricó é uma praia de nudismo (real e oficial). Você deve seguir as regras para visitar a praia e respeitar os outros frequentadores nos finais de semana, mas até onde sei, dia de semana a regra não vale. Saiba mais aqui. 

praia abricó rio de janeiro
Essa foto foi tirada dia de semana, quando não é obrigatório ficar nu.

Grumari

Logo depois da Prainha, Grumari é a última praia da estrada. Ela é grande e tem mais infraestrutura. Também uma praia linda e que conta com alguns quiosques.

Um pouco antes de chegar no início da praia, abriu uma filial lindona do Clássico Beach Club. Achei maravilhoso poder contar com uma estrutura confortável, sem que isso estrague a experiência de estar na natureza.

Barra de Guaratiba

No extremo da cidade, essa praia é mais frequentada por moradores da região. Mas eu adoro os restaurantes de lá. Um super famoso de frutos do mar chamado Bira de Guaratiba. O valor dos pratos é salgado, mas não espere por sofisticação. É um cantinho rústico e com uma vista deslumbrante!

Além disso, tem diversos restaurantes na beira do mangue para comer um peixinho frito a um preço mais convidativo ou caranguejos incríveis.

Praias do Inferno, Funda, do Meio, do Perigoso

As Praias do Inferno, Funda, do Meio e Perigoso são as famosas praias selvagens do Rio de Janeiro. É preciso fazer trilha a partir de Barra de Guaratiba para chegar nelas.

Dizem que não é nada que exija um super preparo físico, mas também não é bom ir sozinho, caso não conheça a região.

DICAS EXTRAS E MAPA

– Todas as praias do Rio de Janeiro são muito geladas, mas eu estou tão acostumada, que nem acho tão fria mais.
– É uma experiência diferente das praias da Zona Sul, para quem gosta de estar em contato com a natureza. Além disso, dá uma sensação de estar em outra cidade, fora da capital.
– As praias para essas bandas costumam ter ondas. Não é a toa que dá muito surfista!
– Da Prainha até Grumari nem sempre tem sinal de celular, por isso, venha ciente que pode ficar Off-line.
– A prefeitura fica em cima de estacionamento irregular e não perdoa, reboca mesmo!
– Leve água, algo para comer e recolha seu lixo!

 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply
    30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro (por uma apaixonada pela cidade)
    fevereiro 4, 2018 at 10:04 am

    […] basta estar de carro e usar jogar o nome das praias nos mapas do Waze ou Google Maps. (clique  AQUI e veja o Guia das Praias da Zona […]

  • Reply
    Mirante Dona Marta: melhor vista do Rio de Janeiro é gratuita!
    outubro 2, 2018 at 10:31 pm

    […] Secreto: O Rio de Janeiro ainda surpreende Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste Onde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da […]

  • Reply
    Rio de Janeiro: 17 dicas para você curtir a Cidade Maravilhosa!
    janeiro 20, 2019 at 5:31 pm

    […] dicas sobre as melhores praias do Rio, indico o post da Sthefania, do blog Stheontheroad, com ela descobri cada praia sucesso na zona […]

  • Reply
    Para onde viajar em Março? Os melhores destinos do mês
    janeiro 29, 2019 at 7:15 pm

    […] 30 Dicas do que fazer no Rio de JaneiroMelhores praias do Rio de Janeiro: um guia da zona oeste7 lugares incríveis para tomar café da manhã no […]

  • Reply
    7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
    junho 26, 2019 at 12:18 am

    […] LEIA TAMBÉM: 30 dicas do que fazer no Rio de Janeiro Onde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveis Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste […]

  • Reply
    7 Lugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
    junho 26, 2019 at 12:19 am

    […] LEIA TAMBÉM:30 dicas do que fazer no Rio de JaneiroOnde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveisMelhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste […]

  • Reply
    lavinya minguta
    junho 29, 2019 at 5:54 pm

    Em qual praia foi tirada a foto?

    • Reply
      Sthefania Memelli
      julho 1, 2019 at 3:19 pm

      A da capa? Se sim, foi na estrada final para Grumari!

  • Reply
    Hotel próximo Rock in Rio 2019: onde ainda dá pra reservar?
    julho 22, 2019 at 6:47 pm

    […] 30 dicas para curtir no Rio | Melhores praias da Zona Oeste […]

  • Reply
    Hotel próximo ao Rock in Rio 2019: onde ainda dá pra reservar?
    julho 22, 2019 at 6:54 pm

    […] 30 dicas para curtir no Rio | Melhores praias da Zona Oeste […]

  • Reply
    Trilha do Morro da Urca: fácil, gratuita e com vista do Rio de Janeiro
    outubro 25, 2019 at 11:16 pm

    […] Melhores praias do Rio de Janeiro: um guia da Zona Oeste […]

  • Reply
    Ilha da Gigoia: como chegar, restaurantes e pousadas!
    agosto 5, 2020 at 3:25 pm

    […] Melhores Praias da Zona Oeste do Rio de JaneiroRoteiro Completo para curtir Santa TeresaLugares incríveis para tomar café da manhã no Rio de JaneiroOnde comer no Rio de Janeiro: 8 restaurantes incríveisOnde ficar no rio de janeiro: hotéis nas melhores regiões da cidade […]

  • Vamos trocar uma ideia? Comente!

    %d blogueiros gostam disto: