CROÁCIA EUROPA ROTEIROS

Hvar, a ilha mais incrível da Croácia

HVAR ISLAND é a referência quando se fala em badalação na Croácia, mas a ilha está longe de se resumir a isso. Culinária de primeira, centro histórico e praias paradisíacas mostram um destino completo para qualquer perfil de viajante.

Há alguns verões Hvar despontou como um dos destinos favoritos das celebridades para curtir o verão Europeu e até o príncipe Harry deu pinta por lá. Agora, mais popular (mas ainda super exclusivo), Hvar recebe turistas do mundo inteiro. Se você nunca ouviu falar, bora ficar antenado!

LEIA TAMBÉM: COMO PLANEJAR SUA VIAGEM PARA A CROÁCIA

Sabe quando você sonha com alguma coisa e quando ela acontece consegue ser mil vezes melhor? Foi assim com Hvar. Por mais que eu tivesse pesquisado, visto muita foto e anotado dicas, não consegui dimensionar tanta magia!

hvar croácia

A riva, de onde saem embarcações e está concentrada grande parte do comércio

A ideia era passar 4 dias e 3 noites por lá, mas gostei tanto, mas tanto, que estiquei – e não me arrependi.

Como não amar um lugar cheio de praias com água cristalina e um sol que nasce às 5 e só vai embora umas 21h?

Apesar de Hvar ser o nome da ilha toda, na verdade ela é dividida em vários municípios bem pequenos. A parte de cidade mesmo é Hvar Town (se hospede lá) e o restante pode ser visitado em passeios de bate e volta.

Não há necessidade de carro, já que os hotéis e restaurantes ficam concentrados próximos ao centro e caminhar é fácil e seguro. Se você preferir, pode alugar bicicletas ou scooters. Como tínhamos alugado carro para cruzar toda a Croácia e ele estava conosco, poupamos as pernas algumas vezes para conhecer praias mais distantes, mas nem sempre tem acesso para veículos e estacionar é perrengue.

 

→ VAI VIAJAR AO EXTERIOR? Fique conectado com a EASYSIM4U.
O chip te dá acesso ilimitado à internet no exterior e chega em sua casa no Brasil. Compre AQUI!

 

PRAIAS E ILHAS EM HVAR

Hvar tem praias lindas, tanto na própria ilha quanto nas ilhas Pakleni que ficam bem próximas, mas são se iluda: as praias croatas são diferentes das praias que conhecemos aqui no Brasil, elas não têm areia. No lugar, uma série de pedrinhas um tanto inconvenientes. Canga não resolve, ideal é comprar um colchãozinho ou, pelo menos, uma toalha mais grossa para sentar com conforto(vende em toda parte). Também vende sapatilhas (bem feias) para proteger os pés, mas encaramos de havaianas mesmo!

Outra coisa que chama a atenção é que a galera estende as toalhas nos lugares mais inusitados, qualquer pedra beirando o mar tem gente tomando sol. São instaladas umas escadinhas iguais às de piscina na beira-mar pra subir de volta dos mergulhos.

praias hvar

POKONJI DOL lá em cima e as escadinhas que estão por toda parte.

Vizinho a Hvar está o arquipélago Pakleni.  São 20 ilhotas com paisagens de tirar o fôlego e mar em vários tons de azul, algumas com bons restaurantes. Impossível não fazer pelo menos um passeio de barco. No centrinho existem taxi-boat para diversas ilhas diariamente. Eles te levam para aproveitar o dia e depois buscam no horário combinado. Outra alternativa é contratar um passeio com roteiro definido. A Hvar Tours tem diversos trajetos, experimentei o Vis, Blue and Green Cave Adventure e foi maravilhoso. Os mais corajosos podem alugar um barquinho e sair desbravando as ilhas por conta própria, não precisa de licença pra pilotar.

LEIA TAMBÉM: Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia

hvar beaches

as praias lindas de Hvar

BALADAS EM HVAR

Se balada é o que você procura, Hvar é o lugar! Entre as mais famosas:

Carpe Diem Beach: O diferencial é por ser em uma ilha exclusiva e acessar de barco. Funciona tanto de dia quanto à noite com propostas diferentes. De dia é um beach club e a noite uma balada mesmo. Como balada abre 00:30 esó bomba depois das 2h, então ideal é fazer o esquenta em algum barzinho antes de ir. hula hula hvar

A entrada custa 100 kunas (R$60) e o translado de barco (7min) está incluído. O caro fica por conta das bebidas alcoólicas (quem sair do RJ ou SP nem vai estranhar muito os preços). O ambiente é aberto e lindo, tem uma estrutura boa, inclusive piscina de água do mar. É divertido, vale a conferida, é a balada mais famosa de Hvar, mas, confesso: não me surpreendeu!

Hula Hula Beach Club: melhor lugar para curtir o pôr do sol em Hvar. Música de bom gosto, comida e bebida boa, atendimento excelente. Em um dos dias aproveitamos para curtir a “praia” e tomar banho de mar. Não tem custo de entrada, mas cobra-se 60kn pela espreguiçadeira.

Pink Champagne: Para quem gosta de música eletrônica mais pesada, está balada é uma opção. É uma balada subterrânea no centrinho da cidade. Não cobram entrada, em regra. O problema das baldas fechadas é que é permitido fumar (surreal). Não cheguei a conhecer, mas ouvi boas recomendações.

Hvar

A “praia” cristalina do Hula-Hula

carpe diem hvar

GASTRONOMIA

Se tem uma coisa que é levada à sério na Croácia é a cozinha. A comida é deliciosa e os restaurantes super simpáticos.

A culinária é rica em peixes e frutos do mar, sendo o pescado do dia, com certeza, um dos pratos mais populares servidos em restaurantes da região. É bem comum que uma bandeja de peixes frescos seja trazida até o cliente para fazer a opção antes do preparo. Se pescado não fizer muito a sua cabeça, não deixe de experimentar a carne de cordeiro.

Há uma série de restaurantes pela cidade, principalmente nos arredores da praça principal. Recomendo fortemente o Giaxa para almoço e o Luna para jantar. Foram os restaurantes que eu escolhi para me deliciar com as iguarias típicas. Fui extremamente bem recebida e todos os pratos estavam divinos. Não deixe de experimentar os vinhos e o azeite!

LEIA MAIS: Onde Comer em Hvar: Giaxa e Luna

TURISMO

Andar sem rumo pelas ruelas de Hvar é o que há de melhor. Descobrir por sua conta cantinhos gostosos e inesperados da cidade a partir da praça principal (trg Svetog Stjepana), qe mantém suas características medievais e reúne cafés, bares e restaurantes gracinhas. A catedral de Santo Estéfano é do século XVI e ainda tem missas todos os dias.

hvar old town

Praça principal e a Catedral de Santo Estéfano

A orla é relativamente pequena e será caminho para todos os dias, iates super luxuosos atracam para uma voltinha em terra.

Outro ponto imperdível é a fortaleza Fortica (Španjola). Do alto, você tem a vista panorâmica mais linda da cidade. A fortaleza é imponente na paisagem, vale a pena subir e ver a vista do cais e as ilhas que ficam de frente, mas por dentro não tem nada de extraordinário. A caminhada é um tanto puxada, se tiver outro meio de subir, prefira. Fomos de carro.

riva hvarcroacia pontos turisticos

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 3 DIAS

Dia 1: Turismo e culinária local
Dia 2: Praias de Hvar e Hula-Hula
Dia 3: Passeio de Barco e Balada

ONDE FICAR EM HVAR

A cadeia Suncani é, de longe, a maior do setor de hotéis de luxo de Hvar. Não há muitas opções econômicas e satisfatórias, o forte da hospedagem nesse setor ainda está no aluguel de casas e apartamentos por temporada. Hostels ganham espaço entre os jovens em busca de interação e agito. Conheci o Vila Skanzi, que oferece tanto quartos compartilhados como privativos. O clima do hostel é de festa, mas dava pra dormir tranquilamente.

Custos: Um dólar vale mais ou menos 6,8 Kuna, sendo assim segue uma listinha dos preços que você vai ver na ilha.

Cerveja: 20kn
Medica (cachaça): 20kn
Água: 15kn
Pizza fatia: 15kn
Hambúrguer: 40kn

*para ter uma ideia em reais basta dividir por dois

DICAS DE HVAR

Não deixe de conversar com os croatas, a maioria das pessoas fala inglês (com o sotaque característico) e são pessoas muito simpáticas.

Uma das coisas mais legais para comprar são produtos à base de lavanda! A ilha é grande produtora e no centro tem várias barraquinhas, mas foi na subida do forte que eu encontrei melhor qualidade e preço. Sachês, essências, sabonetes, lip balm, chás e até óleos curativos são ótimas opções como lembrança dessa viagem.

Azeite também é um produto muito legal pra presentear ou trazer de lembrança.

COMO CHEGAR

Como ir de split para hvar?

Inevitavelmente o acesso se dá por balsa/ferry com a empresa Jadrolinija. Confira os horários no site deles, mas as passagens não são vendidas antecipadamente. Preste atenção nas rotas!

Vindo de Split sem carro: Basta pegar o ferry da rota Split – Hvar. Você chegará bem no centro de Hvar. (de 55 a 90kn por pessoa a depender do horário).
Vindo de Split com carro: na região central de Hvar só se anda a pé e não tem como descer o carro, então é necessário fazer a rota Split – Stari Grad e percorrer mais 30 minutos de carro até Hvar Town. A estrada é boa e bem sinalizada, mas fazer essa travessia de carro dá uma encarecida. Como iríamos para Dubrovnik depois, valeu a pena (78kn por pessoa + 265kn do carro)

Vindo de Dubrovnik sem carro: Basta pegar o ferry da rota Dubrovnik – Hvar. Você chegará bem no centro de Hvar (esse trajeto é feito por outra empresa: www.krilo.hr).
Vindo de Dubrovnik com carro: é necessário dirigir até Drvenik (125km) e pegar a balsa Drvenik. (32 kn por pessoa + 108kn do carro)

LEIA TODOS OS POSTS DA CROÁCIA


Hvar foi meu lugar favorito nesta viagem, espero ter encantado vocês também! ♥

Se tiverem qualquer dúvida, não deixem de usar a caixa de comentários.


images

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM CONOSCO

RESERVE SEU HOTEL ||  ALUGUE SEU CARRO
SEGURO VIAGEM  || CHIP INTERNACIONAL

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

 

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Lívia
    julho 26, 2016 at 1:51 am

    Paraíso na Terra!

  • Reply
    Joanna
    julho 27, 2016 at 3:20 pm

    Que sonho! Hvar está na minha lista, espero realizar logo!

  • Reply
    Mariana
    julho 27, 2016 at 3:24 pm

    Você poderia dizer qual foi o total de gastos nesses dias em Hvar? Obrigada

  • Reply
    Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da Croácia - Sthe On The Road
    agosto 1, 2016 at 10:20 pm

    […] LEIA TAMBÉM: Hvar, a ilha mais incrível da Croácia […]

  • Reply
    O paraíso tem nome: Plitvice - Sthe On The Road
    setembro 1, 2016 at 6:55 pm

    […] planejar sua viagem: Croácia Hvar, a ilha mais incrível da Croácia Descubra a Caverna Azul e as (mais lindas) praias da […]

  • Reply
    Como planejar sua viagem: Croácia - Sthe On The Road
    setembro 5, 2016 at 9:41 pm

    […] LEIA TAMBÉM: Hvar, a ilha mais incrível da Croácia […]

  • Reply
    O que fazer em Dubrovnik: a cidade medieval com praias paradisíacas - Sthe On The Road
    novembro 2, 2016 at 7:26 pm

    […] foram 9 dias pela Croácia, começando por Zagreb, passando pelos Lagos Plitvice, Zadar, Split, Hvar e encerrando aqui em […]

  • Leave a Reply