Quando o frio chega, a ordem natural é todo mundo correr para as serras. Uma ideia genial é aproveitar a baixa temporada e partir pro litoral.
Que tal a Praia do Rosa, em Santa Catarina? Aposto que, assim como eu, você também não imagina que o reduto dos surfistas ganha um clima frio de montanha e tem tanta coisa pra fazer no inverno. Vai por mim, é um destino e tanto!
1) MESCLA PRAIA COM SERRA PERFEITAMENTE
Você encontra tudo tudo aquilo que o turista quer do inverno: montanhas, frio, calma, lareiras crepitantes, pousadas charmosas, comida boa, belas paisagens e conforto. Com o bônus de estar de frente pro mar!
2) É RÚSTICO E CHIQUE
Nada de ostentação, a maioria das ruas não é asfaltada, os nativos preferem assim pra manter o astral. Acertam em cheio na decisão: o Rosa tem aquele ar de vila, onde faz-se tudo a pé e todo mundo se conhece, camuflando um destino antenado em tudo que há de melhor em hotelaria e restaurantes.
3) TEM BALEIAS
Gente, quem não quer ver baleias? De junho a novembro, o litoral sul recebe um fenômeno espetacular: centenas de baleias francas deixam a Patagônia e vão dar à luz e amamentar seus filhotes na costa catarinense. Há passeios de barco com guias especializados, mas da costa também é visível se ficar atento e em lugares mais elevados. O melhor período para observação é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, mas como tudo que vem da natureza, não é certo que elas estejam lá.
Saiba mais em: www.institutobaleiafranca.com.br
3) COME-SE BEM DEMAIS
A gastronomia da região é surpreendente e bem variada. Há ótimos restaurantes, vários românticos e, pasmem, com lareiras. Porque a gente não imagina que um destino de praia teria lareira, certo? Mas tem…
ONDE COMER NA PRAIA DO ROSA:
1. Refúgio do Pescador: Lugar super aconchegante, iluminação bacana, atendentes solícitos, inspirado em pratos do mediterrâneo, com peixes, azeites, ervas frescas e azeitonas. Sugiro o Linguado Greno Bloise, com arroz e lascas de amêndoas torradas. 2. Tigre Asiático: restaurante asiático com decoração linda e pratos saborosos. Além do japonês, eu pedi o prato mais famoso da casa”Tom Yum Goog” (camarão, polvo, salmão, Peixe Branco, fungo shitake, leite, leite de coco, gengibre, green curry, açúcar mascavo e lemon grass), acompanha arroz tailandês Jasmine. 3. Bistrô Vida Sol e Mar: esse foi uma grata surpresa. Fica dentro da pousada de mesmo nome e soube que está sendo reformulado. Comi um camarão dos deuses. 4. Casarão: ótima sugestão para almoço com vista. Fica na beira-mar, mas tem uma estrutura de vidro que protege do vento. Provei várias coisas: uma harmonização de cervejas, peixe frito e risoto de camarão. Tudo aprovado. 5. Sapori di Pasta: é o restaurante da pousada onde nos hospedamos. Sugiro pra quem procura um lugar exclusivo e romântico. É bem intimista e especializado em comida italiana.
4) HOSPEDAGENS CHARMOSAS E DE LUXO
As pousadas da Praia do Rosa são requintadas, charmosas e algumas oferecem serviços de relaxamento. Além de ideal para família, é uma ótima pedida para os casais que desejam um programa diferente para um final de semana prolongado.
Pousadas na Praia do Rosa:
1.Morada dos Bougainvilles: vista linda, café da manhã muito bom e decoração de extremo bom gosto. São 6 tipos de bangalôs com vista pro mar, o que fiquei era o Lavanda Plus, que é dividido em dois andares, com hall, sala de tv, varandinha e quarto com lençóis 300 fios. A decoração maravilhosa transita entre o retrô e o contemporâneo e só posso dizer que amei tanto que voltaria. 2. Solar Mirador: Área de lazer incrível, tanto na área do deck com piscina quanto da jacuzzi interna. Tem serviço de spa e uma lagoa entre a pousada e a praia onde a travessia é feita através de um bote. 3. Villa Buena Vista (foto de capa): um sonho para casais. pouquíssimas unidades, todas diferenciadas e uma vista de tirar o fôlego. Apaixonei! 4. Quinta do Bucanero: é uma pousada com apenas 10 apartamentos onde a atenção aos detalhes e o capricho fazem parte do serviço. Não aceita crianças e faz parte dos Roteiros de Charme.
*Essas são apenas algumas sugestões, pois o que não falta no Rosa são pousadas maravilhosas, confira:
5) CAVALGADAS À BEIRA MAR
Se andar a cavalo já é maravilhoso, fazer isso na beira da praia é ainda melhor. Uma das coisas mais prazerosas que você pode fazer no Rosa é um bela cavalgada. As pousadas fazem o contato para organizar a um preço em conta.
6) É UM DESTINO ÚNICO
Fiquei horas tentando comparar o Rosa com os outros lugares que conheço até chegar à conclusão de que este é um destino único, que consegue somar lagos, montanhas, mar, rusticidade, requinte e nostalgia. Espero que você goste tanto quanto eu!
Como chegar: a Praia do Rosa fica 90 km ao sul de Florianópolis e 10 km ao norte de Imbituba, município do qual faz parte. É fácil chegar de carro, chamar um táxi ou pegar um dos ônibus diários até Garopaba ou Araçatuba e dali pegar táxi. Na volta, a pousada pediu um táxi para me levar até o aeroporto de Florianópolis.
* No verão, a Praia do Rosa tem outro perfil, vibe praia mesmo e com vida noturna agitada.
Conheça 5 praias em Ibituba no Viajando em 321 e saiba tudo sobre o Rosa no site oficial: www.praiadorosa.imb.br.
+ BRASIL NO BLOG:
O que fazer em Foz do Iguaçu e região: o melhor roteiro para até 4 dias (passo a passo)
O que fazer em Manaus: roteiro completo para 4 ou 5 dias na Amazônia
O que fazer em Maceió: melhores praias e passeios
4 Comments
Bebela Baldino
julho 17, 2017 at 9:42 pmObrigada Sthefania, Nunca ninguém traduziu e sentiu tão bem o que é a Praia do Rosa. Grata por esta reportagem linda. Me emocionei. Bebela Baldino – Morada dos Bougainvilles
Walkiria Miralha
julho 18, 2017 at 2:34 amObrigada Sthefania , vc colocou poesia e alma. Grata pelas palavras. Espero uma nova visita tua a Villa Buena Vista.
Walkiria
Um guia para viver o melhor da Praia do Rosa, em Santa Catarina | Mala de Aventuras
agosto 9, 2018 at 2:46 pm[…] No inverno, chegam as baleias-francas que vão à costa alimentar seus filhotes, que podem ser vistas da praia ou em passeios de barco entre os meses de Agosto e Novembro. Aliás, aproveite para conferir 6 razões para visitar a Praia do Rosa no inverno, um post tentador escrito pelo blog Sthe On the Road. É só clicar aqui! […]
Praia do Rosa: Um guia para aproveitar esse paraíso em Santa Catarina | Mala de Aventuras
março 11, 2019 at 3:53 am[…] No inverno, chegam as baleias-francas que vão à costa alimentar seus filhotes, que podem ser vistas da praia ou em passeios de barco entre os meses de Agosto e Novembro. Aliás, aproveite para conferir 6 razões para visitar a Praia do Rosa no inverno, um post tentador escrito pelo blog Sthe On the Road. É só clicar aqui! […]