DICAS ORGANIZANDO VIAGEM

Como tirar passaporte – passo a passo

países que não precisam de passaporte

COMO TIRAR PASSAPORTE

Quando gente pensa em viagem internacional, o primeiro documento necessário é o passaporte. Excetuando alguns países da América do Sul, que permitem a entrada de brasileiros só com a identidade, você vai precisar desse documento pra viajar pra qualquer outro lugar desse mundão. Muita gente pensa que é bicho de sete cabeças para tirar passaporte, mas é super simples oh!

→ VERIFIQUE SE O PAÍS ESCOLHIDO PARA VISITAR EXIGE PASSAPORTE

Veja nesse artigo aqui, onde eu listei os países que dispensam o passaporte e permitem a sua entrada com a apresentação do RG brasileiro. É tranquilo fazer isso? Sim! Nas minhas primeiras viagens internacionais eu não tinha passaporte e preferi economizar meu budget na época (vacas magras de estudante).

Se você quiser tirar o passaporte assim mesmo você pode, claro! É só continuar lendo o post e seguir os outros passos.

#1 SEPARE OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Tenha em mãos

Carteira de Identidade
– CPF
– Título de Eleitor  e comprovantes de votação (ou justificativa) da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes/justificativas ou do título, trazer a certidão de quitação eleitoral – obtida no site do TSE.
– Certidão de Nascimento (se for menor de 12 anos) ou Certidão de Casamento (se houve alteração de nome por causa de casamento)

Se for homem e maior de 18 anos, precisa ainda da Quitação com o Serviço Militar

No site da Polícia Federal tem uma lista completona se ficar qualquer dúvida (confira aqui).

#2 SOLICITE O DOCUMENTO NO SITE DA POLÍCIA FEDERAL

Preencha os seus dados no formulário que está nesse link para requerer o passaporte.

Observe que são quatro abinhas: dados pessoais, documentos, dados complementares e local do atendimento. Ao terminar será gerada a GRU (Guia de Recolhimento da União).

como tirar passaporte

#3 PAGUE A GRU GERADA

É nessa hora que a gente chora, né mores?

É necessário pagar um valor para tirar passaporte, que é a GRU (Guia de Recolhimento da União). O passaporte brasileiro agora tem validade de 10 anos e custa R$ 257,25 na data desse post.

#4 VOLTE NO SITE DA POLÍCIA FEDERAL PARA AGENDAR A VISITA

Só depois de pagar a taxa é que o agendamento pode ser feito. Basta clicar em Agendamento de Atendimento e escolher o posto que fica melhor para você comparecer.

como tirar passaporte brasileiro

#5 COMPAREÇA À POLÍCIA FEDERAL NO DIA AGENDADO BEM GATO (A)

Compareça ao posto do DPF munido dos documentos, da GRU paga, do protocolo da solicitação e do comprovante de agendamento. A foto será coletada no momento do atendimento, por isso mandei você ir bem gato, foto de documento não é de Deus.

#6 VÁ BUSCAR TEU PASSAPORTE

Você pode acompanhar o andamento da sua solicitação pelo número do protocolo nesse link aqui. Assim que ficar pronto é só ir buscar e cair no mundo!

*Esse passo a passo se refere a passaporte comum. A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros, emergência e outros.


imagens

PLANEJE SUA VIAGEM CONOSCO
↓↓↓↓
HOTEL PELO MELHOR PREÇO
ALUGUE SEU CARRO
MENOR PREÇO EM SEGURO VIAGEM
CHIP INTERNACIONAL ENTREGUE EM CASA

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros do blog, você paga o mesmo valor e nos incentiva a continuar publicando conteúdo gratuitamente.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply