ÁFRICA ÁFRICA DO SUL CAPE TOWN GARDEN ROUTE JOANESBURGO SAFÁRI

Turismo na África do Sul: 9 coisas que você precisa saber antes de ir

africa do sul turismo

Não é segredo para quem acompanha o blog que a África do Sul é o meu país preferido para turismo. Além de oferecer uma experiência completa a qualquer tipo de viajante, a cultura africana é muito singular.

Saber um pouquinho mais sobre o país antes de ir só vai enriquecer a sua viagem. Por isso, descubra aqui curiosidades, história, cultura, além de dicas e o que fazer na África do Sul para curtir ao máximo esse fantástico país.

Não deixe de seguir o Instagram @stheontheroad para ver
as fotos da viagem em tempo real, ou pela tag #sthenaAfrica

africa do sul turismo

ÁFRICA DO SUL: TURISMO e DICAS

Idioma: línguas oficiais

A África do Sul tem 11 línguas oficiais, além de reconhecer outras oito. Além disso, ainda existem muitos dialetos locais, que variam conforme a região do país.

Mas não se preocupe, porque além de idioma oficial, o inglês é um idioma muito influente na África do Sul. A única diferença é que o sotaque é bem forte e o inglês acaba ficando um pouquinho diferente (como em qualquer lugar do mundo fora dos EUA e Inglaterra). Os africanos falam com os visitantes estrangeiros principalmente em inglês, mas interagem com os conterrâneos nos idiomas locais, é bem curioso e bonito de se ver.

+ Roteiro Completo para a África do Sul

linguas oficiais africa do sul

História da África do Sul

Como o país tem uma história muito rica e é impossível explicar toda ela de forma rápida, vou me focar no Apartheid.

apartheid foi um sistema legalizado de discriminação racial na África do Sul. É muito duro imaginar, mas essa segregação durou quase 50 anos. Absolutamente tudo era separado para brancos e negros: transporte, praias, etc. Até mesmo o casamento entre brancos e negros era proibido.

O maior personagem da luta contra o regime de segregação foi Nelson Mandela, que ficou preso de 1962 a 1990. Com sua libertação, Mandela foi eleito presidente em 1994, anunciando o nascimento de uma nova África do Sul.

Como essa história triste ainda é muito recente, ainda há um longo caminho a ser percorrido até a igualdade e a gente percebe as consequências presentes em diversos momentos da viagem. Em Cape Town passa mais despercebido por conta da grande quantidade de moradores estrangeiros, mas em Joanesburgo fica bastante evidente. Por exemplo, eu não vi muitas vezes brancos e negros sentados na mesma mesa dos restaurantes .

Vacinas necessárias

A vacina de febre amarela é obrigatória para entrar na África do Sul. Por isso, não deixe de providenciar seu certificado internacional com antecedência. É bom lembrar que a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Mas o que preocupa muita gente mesmo é com a Malária. Saiba que, apesar de não existir vacina para a Malária, a África do Sul é predominantemente livre de desta doença (com exceção da área do Kruger Park, onde o risco é entre leve e moderado).

Alguns médicos defendem o uso de medicação preventiva, mas eu optei por não tomar, por considerar o risco baixo pra me entupir de remédios fortes. Essa decisão é muito pessoal e eu sugiro que você converse com seu médico antes de ir. De qualquer forma, faça uso de repelentes em safáris para evitar os mosquitos.

Independente do destino, viaje sempre com sua saúde protegida contra incidentes. Leia nosso post e aproveite o desconto para fazer seu seguro viagem para a África do Sul.

o que fazer na africa do sul

Capital da África do Sul

Diferente do Brasil, a África do Sul possui 3 capitais: Executiva (Pretória), Legislativa ( Cidade do Cabo) e Judiciária (Bloemfontein).

E por incrível que pareça, Joanesburgo não é uma das capitais da África do Sul, mesmo sendo a maior cidade do país e a única que recebe voos diretos a partir do Brasil. Eu fiquei cho-ca-da com essa informação!

turismo na africa do sul cape town
A belíssima Cape Town, vista do alto!

Vôos e outros deslocamentos

Podemos dividir a África do Sul em duas regiões: Joanesburgo e arredores (incluindo o Kruger Park) e Cape Town e arredores.

Os vôos diretos do Brasil para a África do Sul duram 9h, partem de São Paulo e chegam em Joanesburgo. Sendo assim, provavelmente esta será sua cidade de chegada.

Vale a pena pensar no seu roteiro África do Sul antes de comprar a passagem, para entender quantos deslocamentos você tem tempo de fazer. Caso você compre ida e volta de Joanesburgo e precise comprar voos internos separadamente para outros lugares, não se preocupe, pois costumam ter ótimos preços.

como se deslocar na áfrica do sul

Dá para ir de carro de Joanesburgo para o Kruger Park, e também dá para ir de carro de Cape Town para as vinícolas e a Garden Route. Já entre Cape Town e Joanesburgo/Kruger Park só de avião. E da Garden Route para JNB também, o aeroporto será Port Elizabeth.

Saiba que existem voos entre Cape Town, Port Elizabeth e Kruger Park, mas é preciso estar disposto a voar em aviões pequenos. As cias aéreas que mais operam na África do Sul são: Safair, Mangoo e Cemair.

Tem tido muita promoção de voos para a África do Sul, tanto em dinheiro, quanto em milhas. Sendo assim, dá para pagar entre R$1.600 e R$2.000 num voo ida e volta, ou resgatar no programa Latam Pass por uma média de 25.000 pontos cada trecho.

Meus deslocamentos: voo para Cape Town > carro alugado de Cape Town pra Garden Route > voo de Port Elizabeth para Joanesburgo > carro de Joanesburgo para o Kruger Park (ida e volta) > voo de Joanesburgo para o Brasil

Curiosidades

Algumas curiosidades que me chamaram atenção:

~ A tomada é diferente. Nem mesmo um adaptador universal resolve o problema, mas qualquer supermercado ou farmácia vendem o adaptador necessário por um preço justo.

~ O povo sul-africano ama carne tanto quanto a gente (eles chamam churrasco de de braai). Assim como no Brasil, é o maior evento de socialização do país quase todo espaço público tem uma área destinada a esses eventos.

~ Comparado a uma viagem para os EUA ou Europa, viajar pela África do Sul é barato, especialmente em comida e bebida. Dá para curtir, sabe? Sentar num restaurante e comer bem, tomar um vinho, sem passar dificuldade.

~ Os restaurantes fecham muito cedo. Por volta das 22h já é difícil encontrar um lugar para jantar, mesmo nas cidades grandes.

~ A África do Sul é uma grande produtora de vinho, mas pouca gente sabe que a cerveja também é muito apreciada e possível encontrar produção artesanal.

Mão Inglesa

Na África do Sul é mão inglesa, ou seja, caso alugue carro, você vai dirigir do outro lado da pista. Por isso, vale redobrar a atenção, já que brasileiros que não são acostumados.

Por outro lado, as estradas sul-africanas são muito boas, tanto em estrutura do asfalto, quanto lojas de conveniência e postos de gasolina. Eu aluguei carro tanto em Joanesburgo, quanto em Cape Town.

turismo na africa do sul

O que fazer na África do Sul

Existem muitas atrações no país, como praias, vida selvagem e vinícolas. É realmente um país com opções para todo gosto, mesmo que você não se interesse por safári. As principais regiões para o turismo são: Cape Town, Rota dos Vinhos, Garden Route, Safári no Kruger Park e Joanesburgo.

Aqui no site temos um artigo maravilhoso com diversas opções de roteiro na África do Sul para você se inspirar a depender de quantos dias de viagem terá.

africa do sul turismo vinho

Também sugiro que você leia nosso post sobre a melhor época para viajar para a África do Sul, pois existe diferença de época ideal entre Safári no Kruger e Cape Town, tudo depende das suas prioridades.

Utilize nosso link do Booking para reservar os seus hotéis, assim nos incentiva a continuar dando dicas gratuitas, sem pagar nada a mais por isso!


É seguro viajar para a África do Sul?

É seguro viajar pela África do Sul? Essa é a preocupação de muita gente, e eu acho super válido pensar nisso.

Mas apesar dos índices de criminalidade altos, a África do Sul é um país seguro para viajar, inclusive para mulheres. Isso porque criminalidade está, em sua maior parte, em zonas em que o turista não chega nem perto.

Mesmo tendo lido recomendações contrárias, eu andei muito a pé em Cape Town, inclusive à noite, porque achei tranquilo demais. No máximo, encontrei pedintes. Em Joanesburgo já achei o clima mais pesado. Além disso, é tudo longe e tem poucas calçadas, então não dá pra andar muito à pé realmente.

Isso não quer dizer que você vai ficar dando sopa, não é mesmo? Tome as precauções de praxe. Eu não sei se é porque eu moro no Rio de Janeiro, mas eu achei bem mais tranquilo do que viajar pelo Brasil. Rs

+ Qual moeda levar para a África do Sul: Rand, real ou dólar?

é seguro viajar para africa do sul turismo

Extra: Filmes sobre a África do Sul

Alguns filmes que mostram a África do Sul, de forma direta ou indireta e podem ser legais de ver antes de ir:

  • Zulu (1964)
  • Um grito de liberdade (1987)
  • Cry, the beloved country (1995)
  • Infância roubada (2005)
  • Desonra (2008)
  • Invictus (2009)
  • Distrito 9 (2009)
  • How to steal 2 million (2011)

Não deixe de conferir todo nosso conteúdo antes da sua viagem, pois temos muitas dicas desse país fantástico que é a África do Sul

+ MAIS POSTS SOBRE A ÁFRICA


 RESOLVA SUA VIAGEM AQUI NO BLOG

Pesquise Hotéis no Booking Seguro Viagem com menor preço 

Saia do Brasil com Chip 4G Cotação de carro na RentCars  

You Might Also Like

No Comments

Vamos trocar uma ideia? Comente!